Case de sucesso Lyceum: como a tecnologia destacou a Unicesumar
Uma das melhores maneiras de saber sobre a eficácia de um produto ou serviço é perguntando a um cliente. Diante disso, resolvemos trazer um case de sucesso Lyceum que é a Unicesumar.
As transformações ocorridas na Unicesumar comprovam como o Lyceum é capaz de oferecer benefícios significativos para a gestão educacional.
Quer saber mais sobre esse caso? Aproveite para conferir todos os dados dessa relação a seguir!
Quem é a IES e o que faz?
A Unicesumar está entre 4% das melhores instituições de ensino do país e, segundo avaliação do MEC (Ministério da Educação), por oito anos consecutivos, ela tem um IGC (Índice Geral de Cursos) nota 4 — o que é uma ótima classificação.
É considerada o melhor Centro Universitário do sul do país e tem atuação presencial nas cidades paranaenses de Curitiba, Maringá, Londrina e Ponta Grossa. Além disso, conta com mais 550 polos de apoio por todo o Brasil, que servem de suporte para os seus cursos a distância.
Um dos seus maiores diferencias é a constante busca por excelência, apresentando prioridades como a qualidade do ensino e a alta capacidade do seu corpo docente.
Seus cursos são muito variados e abrangem as três áreas do conhecimento: Humanas, Exatas e Biológicas. Sem contar as opções de extensão e cursos livres, há ofertas nas modalidades (presencial, híbrida e EAD) para a graduação e pós-graduação (lato e strictu sensu).
Ou seja, é uma instituição séria e comprometida em proporcionar o melhor da educação para os seus alunos, com diversidade e alto nível.
Quais os problemas ou dificuldades enfrentados antes de contratar o Lyceum da Techne?
Inicialmente, a Unicesumar era estabelecida em Maringá e, aos poucos, começou a ganhar projeção regional no estado do Paraná. Seu nome ficou forte dentro do cenário de Ensino Superior presencial, até que surgiu a ideia de trabalhar o projeto da educação a distância.
Nesse sentido, ela foi uma das pioneiras no Brasil a investir na EAD e expandir a sua atuação, firmando presença em centenas de cidades pelo país. A partir desse crescimento contínuo, algumas dificuldades começaram a aparecer.
O problema foi que o próprio sistema da instituição passou a ser um fator limitador, pois ele não permitia implementar mecanismos de funcionamento necessários. Então, a parceria com o Lyceum foi fundamental para iniciar esse processo de mudanças.
O primeiro foco foi o ensino presencial, tanto em nível superior quanto colegial (que eles também oferecem). Depois, foi desenvolvida uma ferramenta de aprendizagem para a EAD.
Dessa forma, eles conseguiram criar uma metodologia bastante integrada à plataforma, possibilitando uma experiência de qualidade e se destacando entre os concorrentes — o que antes era considerado um grande obstáculo.
Quais eram os objetivos da IES ao contratar o Lyceum?
O maior foco era aumentar as possibilidades tecnológicas. Para se ter uma ideia, no início do contrato (em meados de 2004) com o Lyceum, a IES contava com apenas 4.000 alunos; em março de 2018, esse número já ultrapassava 20.000 alunos presenciais e mais de 100.000 a distância.
Foi um crescimento muito considerável, que não seria possível se não fosse esse investimento para suportar o aumento da comunidade acadêmica sem perder a qualidade.
De acordo com Fábio Cespi, diretor do Lyceum, hoje a solução da empresa atua sobre todo o ciclo de alunos da Unicesumar, incluindo áreas estratégicas como:
- atendimento;
- captação de alunos;
- gestão financeira;
- distribuição dos estudantes em turmas;
- contabilidade e parte fiscal.
Quais os maiores obstáculos na implementação da solução na Unicesumar?
O desafio era sair de um contexto relativamente pequeno e abrir as portas para uma abrangência maior, especialmente depois que surgiu a ideia de lançar os cursos a distância — que precisariam de uma estrutura tecnológica ampla para darem certo.
Na verdade, quando a IES deixa de lado essa necessidade, ela corre o risco de não ter um crescimento sustentável. Sua fraqueza fica exposta e isso pode até prejudicar a sua credibilidade no mercado.
Quais foram os resultados obtidos na gestão educacional após a utilização da tecnologia Lyceum?
O diretor de operações EAD, Chrystiano Mincoff, aponta o sistema de gestão educacional desenvolvido com o Lyceum como um dos fatores que mais contribuíram para o sucesso da instituição, ou seja, o motor desse progresso.
As etapas, antes feitas manualmente, passaram a ser automatizadas, facilitando o processo de aquisição de novos alunos. Caso contrário, seria um problema expandir a atuação da IES sem ter todo esse suporte tecnológico.
Quando uma pessoa faz a sua matrícula em algum dos cursos, automaticamente ela passa a ter sua vida acadêmica e financeira registrada, sem grandes dificuldades ou demora.
Reconhecer essa necessidade de investimento foi um acerto da instituição, no tempo certo. Afinal, esse é um ingrediente importante do seu core business: ter soluções inovadoras que permitam que a engrenagem de operações funcione muito bem.
Nesse caso, o diferencial é que o sistema do Lyceum estabelece parametrizações para cada atividade, possibilitando que cada área da instituição tenha seu próprio planejamento.
Inclusive, a Unicesumar recebeu o Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) em 2018, na categoria Gestão Administrativa. Na ocasião, o destaque foi o Programa de Excelência em Captação, que em quatro anos ampliou em 60% a captação de alunos na EAD como resultado de um atendimento diferenciado e ferramentas modernas.
Como é realizada a gestão educacional utilizando a tecnologia Lyceum?
Isso depende muito das demandas de cada instituição, justamente porque tal recurso é flexível e adaptável. Aliás, pode-se dizer que esse é um dos maiores benefícios de trabalhar com o Lyceum.
A possibilidade de fazer customizações e entregar o que a instituição precisa torna a solução muito mais agradável. O sistema permite trabalhar com um número alto de alunos e há uma equipe de suporte sempre preparada para ajudar a resolver o que for necessário.
A empresa tem experiência no que faz, isso transmite segurança para o público. A Unicesumar utiliza sua tecnologia para gerenciar a vida acadêmica e financeira dos seus alunos. Já o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que as pessoas têm acesso ao entrar em um curso foi desenvolvido pela própria instituição de ensino.
As duas plataformas conseguem caminhar bem juntas e o sistema Lyceum acompanha as mudanças de metodologia que a Unicesumar propõe de tempos em tempos. Por exemplo, o curso de Medicina presencial recentemente apresentou novas demandas a partir do uso do método PBL.
Então, a equipe Lyceum realizou as adaptações e possibilitou o uso de funcionalidades específicas, como notas compostas por vários professores e turmas de tutoria.
Enfim, a grande questão é perceber como a tecnologia é essencial no processo de aprendizagem e em toda a gestão acadêmica, garantindo segurança, comodidade e interação para todos.
Não apostar em um bom parceiro é como comprometer uma área estratégica e colocar em risco o futuro da instituição. Gostou de conhecer a Unicesumar como mais um case de sucesso Lyceum?
Se tiver alguma outra dúvida ou quiser entender melhor os nossos serviços, não deixe de entrar em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!