Descubra o que é REA e quais são seus maiores impactos na educação
No universo educacional, frequentemente os professores utilizam a internet para buscar materiais que complementem a exposição do conteúdo, como vídeos, palestras e outros.
Adota-se, assim, o blended learning, ou seja, a integração do universo off-line com o on-line para melhorar os resultados em sala de aula. Mas, para isso, é necessário saber o que é REA.
A sigla corresponde a Recursos Educacionais Abertos, um termo introduzido pela Unesco em 2002 que trata de conteúdos disponibilizados na rede que sejam abertos para uso gratuito e legal, isto é, que tenham licenças livres.
Para entender melhor a importância desse conceito e quais são os seus impactos na educação, continue a leitura e acompanhe!
Afinal, o que é REA?
REA é a sigla para Recursos Educacionais Abertos. Entre os muitos impactos da tecnologia na educação está a facilidade no acesso e no compartilhamento de informações. Mas apesar dessa facilidade, da possibilidade de download e de compartilhamento de materiais diversos, utilizá-la nem sempre é uma prática legal.
Isso porque a maioria dos países têm regras para uso de produções de terceiros. No Brasil existe a Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9.610/1998), que traz inúmeras restrições, até mesmo quando a finalidade do uso dessas produções é educativa ou quando elas não trazem de forma explícita que os direitos são reservados.
Partindo dessa dificuldade de compartilhamento e reprodução de materiais no meio digital, uma ONG estadunidense criou um portal que permite a aplicação de licenças livres em obras por parte dos autores. É a Creative Commons (CC), que traz seis opções para o licenciamento aberto de materiais.
O movimento pela Educação Aberta
Com o crescimento das discussões em torno das licenças livres e, sobretudo, na busca por melhorar os processos de ensino com o apoio de recursos digitais, surgiu o movimento pela Educação Aberta. Ou seja, a possibilidade de usar materiais e reproduzi-los em aula como ferramentas educativas, sem restrições.
O objetivo desse movimento é democratizar o acesso à educação e ampliar a disseminação do conhecimento nas instituições de ensino. É aí que chegamos à questão sobre o que é REA, conceito levantado no Fórum de 2002 da Unesco.
Basicamente, os Recursos Educacionais Abertos são quaisquer conteúdos digitais que sejam de domínio público e que tragam licenças livres, podendo ser utilizados em sala de aula.
Os Massive Online Open Courses (MOOCs) também podem ser empregados como REA, já que são capazes de complementar os conteúdos trabalhados em sala de aula e são disponibilizados para uso livre e gratuito.
Quais são os principais Recursos Educacionais Abertos?
REA é um conceito que abrange qualquer e toda ferramenta que democratiza o acesso ao conhecimento e promove a educação de qualidade. Confira os principais recursos a seguir.
Videoaulas
As videoaulas são uma forma eficaz de aprendizado, permitindo que estudantes acessem conteúdo visual e auditivo. Plataformas como o YouTube Edu e Khan Academy oferecem uma ampla gama de videoaulas em várias disciplinas, proporcionando flexibilidade e permitindo que os alunos aprendam no próprio ritmo.
Esses recursos não apenas ajudam na compreensão dos tópicos, mas também tornam o aprendizado mais envolvente.
Palestras
Palestras on-line e gravações de eventos acadêmicos, disponibilizadas por instituições e organizações renomadas, oferecem insights valiosos e perspectivas diversas sobre temas relevantes. Plataformas como o TED Talks e Coursera fornecem acesso a palestras de renomados especialistas, enriquecendo a educação com ideias inovadoras e atualizadas.
Imagens
Bancos de imagens abertos, como o Unsplash e o Flickr Creative Commons, oferecem uma variedade de recursos visuais que podem ser utilizados em projetos educacionais. Essas imagens enriquecem a experiência de aprendizado, estimulando a criatividade dos estudantes e tornando os materiais mais atrativos e envolventes.
Pesquisas
Ter acesso a pesquisas acadêmicas e artigos científicos é essencial para uma educação embasada em evidências. Plataformas como o Google Scholar e repositórios de universidades fornecem acesso a uma vasta gama de informações confiáveis, permitindo que estudantes e professores explorem tópicos de maneira aprofundada.
Atividades práticas
Recursos educacionais abertos também oferecem atividades práticas para reforçar a compreensão. Muitos sites fornecem questionários interativos, jogos e exercícios para auxiliar na assimilação do conteúdo, tornando o aprendizado mais eficaz e dinâmico.
Planos de aula
Planos de aula abertos são valiosos para educadores, oferecendo estruturas e diretrizes para o ensino. Plataformas como a UNESCO compartilham planos de aula abrangentes, contribuindo para a padronização do ensino e o compartilhamento de melhores práticas.
Documentos
Bibliotecas digitais e repositórios de documentos, como a Biblioteca Digital Mundial, disponibilizam obras literárias, artigos e documentos históricos. Esses recursos permitem que estudantes e pesquisadores acessem textos importantes de maneira gratuita, enriquecendo a pesquisa e a aprendizagem.
Obras literárias
Plataformas como o Open Library e o Domínio Público oferecem acesso a uma vasta coleção de obras literárias clássicas e contemporâneas em formato digital. Isso permite que leitores de todas as idades explorem a literatura de forma acessível, ampliando horizontes culturais e linguísticos.
Quais são os impactos dos REA na educação?
Ao utilizar os REA como apoio pedagógico às aulas, as instituições de ensino integram um mindset de inovação na educação, melhorando o rendimento dos alunos na assimilação de conteúdos. Além disso, aproveitam a facilidade de acesso à informação da internet sem infringir direitos autorais. Veja os principais impactos dessa tendência!
Melhora no rendimento dos alunos
De acordo com declarações internacionais, como a redigida no Congresso Mundial REA, realizado em 2012 pela Unesco, o uso dos REA em sala de aula amplia os resultados da educação ao longo da vida. A ideia é que os materiais complementem as práticas pedagógicas, indo além do que é proposto nos materiais didáticos, por exemplo.
O uso dos REA também facilita a abordagem interdisciplinar em sala de aula, por meio de materiais digitais que, muitas vezes, integram diferentes áreas do conhecimento.
Mais inclusão social no acesso ao conhecimento
Ainda de acordo com a Declaração REA, o incentivo ao uso de recursos abertos na sala de aula é uma forma de contribuir com a inclusão social na escola, além de melhorar a qualidade da aprendizagem de alunos com necessidades específicas.
Crescimento do protagonismo do aluno
À medida que adentramos na era da Quarta Revolução Industrial na Educação, observamos um cenário em que o protagonismo do aluno é cada vez mais encorajado e valorizado. Os recursos educacionais abertos desempenham um papel vital nesse contexto, impulsionando os estudantes além das limitações tradicionais da sala de aula.
Com o auxílio dos REA, os alunos são capacitados a explorar tópicos e a se envolverem em projetos de pesquisa que vão além do currículo estabelecido. Essa abrangência não apenas cultiva habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, mas também nutre a confiança dos alunos em suas próprias capacidades.
Possibilidade de democratização da educação
A disseminação dos Recursos Educacionais Abertos representa uma revolução na forma como a educação é compartilhada e acessada em todo o mundo.
Ao adotar abordagens abertas e colaborativas, os REA ampliam consideravelmente as fronteiras da educação, permitindo que o conhecimento de alta qualidade seja compartilhado livremente por professores e estudantes, independentemente de fronteiras geográficas ou barreiras econômicas.
Estímulo à formação continuada
As plataformas e portais que reúnem recursos educacionais abertos ajudam a estimular a formação continuada para toda a sociedade. Afinal, tanto professores quanto ex-alunos podem continuar aprimorando seus conhecimentos.
No caso dos educadores, essa abordagem flexível e autodirigida permite que eles aprimorem constantemente suas habilidades e conhecimentos, mesmo após deixarem os ambientes formais de ensino.
Esse recurso cria um ciclo virtuoso de melhoria contínua, no qual o conhecimento é compartilhado, disseminado e enriquecido, beneficiando toda a sociedade.
Uso de recursos educacionais dentro da lei
Um dos impactos diretos do uso dos REA em sala de aula é a garantia de conformidade com a lei, já que os conteúdos, evidentemente, são abertos para uso e reprodução.
A instituição de ensino, ao abraçar os REA como uma ferramenta integral de sua prática pedagógica, coloca-se em uma posição de destaque ao mitigar quaisquer riscos associados à infração de direitos autorais ou apropriação indevida de materiais protegidos.
A transparência e a clareza inerentes aos Recursos Educacionais Abertos proporcionam uma salvaguarda contra consequências que poderiam advir do uso inadvertido ou não autorizado de materiais protegidos por direitos autorais.
Incentivo ao comportamento ético
Por fim, instituições de ensino que utilizam os REA estão, também, incentivando o comportamento ético dos alunos, que podem observar a relevância do respeito aos direitos autorais e do uso responsável de conteúdos digitais. Essa é a 5ª competência geral proposta pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para a educação básica:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diferentes práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações (…).
Como implementar o uso de REA nas instituições de ensino?
Para utilizar os REA na sala de aula basta acessar portais ou plataformas que reúnem materiais abertos para reprodução e adaptação. Veja alguns endereços:
- Banco Internacional de Objetos Educacionais — repositório do MEC com recursos abertos diversos (vídeos, animações, imagens, mapas etc.), separados para consulta por níveis de ensino;
- Domínio Público — portal que reúne o maior acervo mundial de conteúdos literários, artísticos e científicos, disponíveis para uso livre e gratuito;
- Edukatu — plataforma que traz materiais e circuitos de atividades abertos para o uso de professores do Ensino Fundamental, relacionados a questões socioambientais;
- Escola Digital — plataforma com diversos recursos digitais abertos para apoiar as práticas pedagógicas em sala de aula, separados por área de conhecimento e etapas de ensino;
- Portal do Professor — portal do MEC com recursos multimídia disponíveis para o uso livre de educadores, além de materiais de apoio pedagógico, planos de aula, documentos oficiais e mais.
Além dessas opções, o Projeto Mapa de Iniciativa de Recursos Abertos (Mira), da Fundação Hewlett, reúne todas as iniciativas relacionadas aos REA ao redor do mundo. O resultado é o OER World Map (ou Mapa Global REA), com filtros de busca por país, tipo de conteúdo, nível de ensino, entre outros.
Agora que você sabe o que é REA e conhece alguns dos endereços para encontrá-los na internet, pode aproveitar um dos benefícios que a inovação tecnológica traz à sala de aula, que é o acesso amplo ao conhecimento. Tudo isso, é claro, sem desrespeitar direitos de autoria e garantindo o uso de recursos digitais de forma ética.
Quer inovar na sala de aula e melhorar o rendimento dos seus alunos? Então, leia nosso post sobre metodologias ativas de aprendizagem!
cursos Educacionais Abertos, um termo introduzido pela Unesco em 2002 que trata de conteúdos disponibilizados na rede que sejam abertos para uso gratuito e legal, isto é, que tenham licenças livres. Para entender melhor a importância desse conceito e quais são os seus impactos na educação, acompanhe!
Afinal, o que é REA?
REA é a sigla para recursos educacionais abertos. Entre os muitos impactos da tecnologia na educação está a facilidade no acesso e no compartilhamento de informações. Mas, apesar dessa facilidade, da possibilidade de download e de compartilhamento de materiais diversos, utilizá-la nem sempre é uma prática legal.
Isso porque a maioria dos países têm regras para o uso de produções de terceiros. No Brasil, existe a Lei dos Direitos Autorais (Lei n°. 9.610/1998), que traz inúmeras restrições, até mesmo quando a finalidade do uso dessas produções é educativa ou quando elas não trazem de forma explícita que os direitos são reservados.
Partindo dessa dificuldade de compartilhamento e reprodução de materiais no meio digital, uma ONG estadunidense criou um portal que permite a aplicação de licenças livres em obras por parte dos autores. É a Creative Commons (CC), que traz seis opções para o licenciamento aberto de materiais.
O movimento pela Educação Aberta
Com o crescimento das discussões em torno das licenças livres e, sobretudo, na busca por melhorar os processos de ensino com o apoio de recursos digitais, surgiu o movimento pela Educação Aberta. Ou seja, a possibilidade de usar materiais e reproduzi-los em aula como ferramentas educativas, sem restrições.
O objetivo desse movimento é democratizar o acesso à educação e ampliar a disseminação do conhecimento nas escolas. É aí que chegamos à questão sobre o que é REA, conceito levantado no Fórum de 2002 da Unesco.
Basicamente, os Recursos Educacionais Abertos são quaisquer conteúdos digitais que sejam de domínio público e que tragam licenças livres, podendo ser utilizados em sala de aula. São exemplos:
- videoaulas;
- palestras;
- imagens;
- pesquisas;
- atividades;
- planos de aula;
- documentos;
- obras literárias etc.
Os Massive Online Open Courses (MOOCs) também podem ser empregados como REA, já que são capazes de complementar os conteúdos trabalhados em sala de aula e são disponibilizados para uso livre e gratuito.
Quais são os impactos dos REA na educação?
Ao utilizar os REA como apoio pedagógico às aulas, as escolas integram um mindset de inovação na educação, melhorando o rendimento dos alunos na assimilação de conteúdos. Além disso, aproveitam a facilidade de acesso à informação da internet sem infringir direitos autorais. Veja os principais impactos dessa tendência!
Melhora no rendimento dos alunos
De acordo com declarações internacionais, como a redigida no Congresso Mundial REA, realizado em 2012 pela Unesco, o uso dos REA em sala de aula amplia os resultados da educação ao longo da vida. A ideia é que os materiais complementem as práticas pedagógicas, indo além do que é proposto nos materiais didáticos, por exemplo.
O uso dos REA também facilita a abordagem interdisciplinar em sala de aula, por meio de materiais digitais que muitas vezes integram diferentes áreas do conhecimento.
Maior inclusão social no acesso ao conhecimento
Ainda de acordo com a Declaração REA, o incentivo ao uso de recursos abertos na sala de aula é uma forma de contribuir com a inclusão social na escola, além de melhorar a qualidade da aprendizagem de alunos com necessidades específicas.
Crescimento do protagonismo do aluno
Esse aproveitamento dos recursos digitais nas salas de aula é um dos impactos da Quarta Revolução Industrial na educação. Nesse contexto, os REA também levam o aluno a ir além do que é proposto em sala de aula, o que representa uma aprendizagem ativa e com protagonismo maior do próprio estudante.
Possibilidade de democratização da educação
O uso e o incentivo aos REA também alarga as possibilidades de democratização da educação. Desse modo, professores de todo o país e do mundo, bem como estudantes, podem contribuir com a disseminação de conteúdos educativos de qualidade de forma livre e gratuita.
Estímulo à formação continuada
As plataformas e portais que reúnem recursos educacionais abertos ajudam a estimular a formação continuada para toda a sociedade. Afinal, tanto professores como ex-alunos podem continuar aprimorando seus conhecimentos mesmo fora de ambientes de ensino formal.
Uso de recursos educacionais dentro da lei
Um dos impactos diretos do uso de REA em sala de aula é a garantia de conformidade com a lei, já que os conteúdos evidentemente são abertos para uso e reprodução. Assim, a escola também evita possíveis consequências pelo uso de materiais com direitos reservados.
Incentivo ao comportamento ético
Por fim, escolas que utilizam os REA estão, também, incentivando o comportamento ético dos alunos, que podem observar a relevância do respeito aos direitos autorais e do uso responsável de conteúdos digitais. Essa é a 5ª competência geral proposta pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para a educação básica:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diferentes práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações (…).
Como implementar o uso de REA na escola?
Para utilizar os REA na sala de aula, basta acessar portais ou plataformas que reúnem materiais abertos para reprodução e adaptação. Veja alguns endereços:
- Banco Internacional de Objetos Educacionais — repositório do MEC com recursos abertos diversos (vídeos, animações, imagens, mapas etc.), separados para consulta por níveis de ensino;
- Domínio Público — portal que reúne o maior acervo mundial de conteúdos literários, artísticos e científicos, disponíveis para uso livre e gratuito;
- Edukatu — plataforma que traz materiais e circuitos de atividades abertos para o uso de professores do Ensino Fundamental, relacionados a questões socioambientais;
- Escola Digital — plataforma com diversos recursos digitais abertos para apoiar as práticas pedagógicas em sala de aula, separados por área de conhecimento e etapas de ensino;
- Portal do Professor — portal do MEC com recursos multimídia disponíveis para o uso livre de educadores, além de materiais de apoio pedagógico, planos de aula, documentos oficiais etc.
Além dessas opções, o Projeto Mapa de Iniciativa de Recursos Abertos (Mira), da Fundação Hewlett, reúne todas as iniciativas relacionadas aos REA ao redor do mundo. O resultado é o OER World Map (ou Mapa Global REA), com filtros de busca por país, tipo de conteúdo, nível de ensino, entre outros.
Agora que você sabe o que é REA e conhece alguns dos endereços para encontrá-los na internet, pode aproveitar um dos benefícios que a inovação tecnológica traz à sala de aula, que é o acesso amplo ao conhecimento. Tudo isso, é claro, sem desrespeitar direitos de autoria e garantindo uso de recursos digitais de forma ética.
Quer inovar na sala de aula e melhorar o rendimento dos seus alunos? Então, leia nosso post sobre metodologias ativas de aprendizagem!