jovem mulher estudando online com notebook

MOOC (Massive Online Open Course): entenda o que é e como funciona

Atualizado em

A tecnologia traz muitas inovações para várias áreas de atuação, possibilitando mais facilidades para as instituições e revolução nos processos. Na área educacional não é diferente, sendo o MOOC uma excelente opção para o ensino e a divulgação de uma instituição de ensino superior.

A educação a distância (EAD) é uma tendência que facilita o acesso ao conhecimento e potencializa o alcance das instituições de ensino. Nesse sentido, o MOOC possibilita que essa experiência seja gratuita e disponível para qualquer pessoa, sem restrições. Dessa maneira, os conteúdos chegam em locais e pessoas diferentes, que não seriam alcançados caso se cobrasse um valor pelas aulas.

Vamos entender neste artigo o que é o MOOC, como ele funciona e qual a importância dele para as instituições de ensino. Acompanhe a leitura!

O que é MOOC?

Os MOOCs (Massive Online Open Courses) são cursos online abertos que estão disponíveis para qualquer pessoa com acesso à internet e não exigem requisitos mínimos para quem pretende realizá-los.

Essa modalidade começou a ser explorada por volta do ano 2006, quando grandes instituições de ensino passaram a oferecer cursos gratuitos on-line. Alguns exemplos são universidades como MIT, Harvard, Sorbonne, entre outras. Por esse início ter sido no exterior, grande parte dos conteúdos estava disponível somente em inglês. No entanto, há algum tempo, começaram a surgir as opções em português.

De forma geral, os cursos on-line já existem há algum tempo, sendo que o EAD é uma tendência no Brasil. Porém, a grande diferença dos MOOCs é que eles são oferecidos de graça e não exigem nenhum tipo de participação presencial dos alunos. Todas as atividades podem ser feitas pela internet.

Os Massive Open Online Courses também podem oferecer uma variedade grande de conteúdos — desde línguas estrangeiras a programação, passando por fotografia e história da arte. Portanto, as possibilidades são muitas, sendo possível produzir cursos de grande validade para muitas pessoas.

Como os MOOCs funcionam?

Os MOOCs têm algumas diferenças significativas em relação aos cursos tradicionais de educação a distância. No caso dos EADs, os alunos contam com o acompanhamento de um professor ou tutor. Já o MOOC é idealizado para ser acessado por milhares de pessoas, o que não possibilita essa supervisão por um profissional.

Os cursos são projetados de modo que o conhecimento do aluno seja testado a cada módulo aprendido, para que o estudante faça sua própria avaliação e assim reforce seus conhecimentos nos assuntos que forem necessários. Para isso, são usados questionários, games, avaliações colaborativas, formação de mentores de percursos entre os egressos dos cursos, entre outras estratégias.

Além de vídeos, os cursos geralmente abrem espaços em fóruns para que os estudantes troquem conhecimentos, tirem dúvidas e colaborem uns com os outros. Tudo o que é compartilhado nesses locais pode ser aproveitado por quem começou o curso mais tarde.

Do mesmo modo que os EADs, os MOOCS trazem a vantagem de permitir a autonomia dos estudantes e a flexibilidade em seu modelo de ensino. O aluno pode acessar as aulas no local e horário que desejar, não sendo necessário cumprir um cronograma fixo e determinado. Isso permite que ele construa seu próprio caminho, avalie quais habilidades deseja desenvolver e quais temas precisam de uma atenção especial.

As plataformas responsáveis pelos MOOCs geralmente oferecem certificados para quem consegue concluir o curso com sucesso. Nesses casos, o certificado costuma ter um preço, em geral, simbólico, sendo que os preços variam conforme a plataforma e o curso. Todavia, é possível ter acesso a todo o conteúdo do curso e, inclusive, fazer as provas exigidas sem precisar pagar pelo certificado.

Qual a importância do MOOC para as instituições de ensino superior?

Como falamos acima, o MOOC tem sido usado por várias instituições de ensino superior respeitadas pelo mundo todo. Isso acontece porque ele tem função social ao disponibilizar conhecimento gratuitamente e também porque a instituição pode usar desta estratégia para captar leads e gerar valor para sua marca.

Ele é importante para a instituição demonstrar que tem preocupação com a comunidade e está disposta a oferecer conhecimento de maneira acessível para quem se interessar. Além disso, vamos ver alguns outros benefícios que ele pode trazer!

Captação de novos alunos

Como qualquer pessoa pode ter acesso ao MOOC, ele consegue atingir um público diferenciado e que não tem nenhum vínculo com a instituição que oferece a oportunidade. No entanto, ao fazer um curso de qualidade sobre determinado tema, é comum surgir o interesse em se aprofundar mais no assunto.

Por já ter feito o MOOC, o aluno conhece a qualidade do ensino da instituição que promoveu o curso e pode dar preferência para ela. Portanto, é interessante oferecer cursos que tenham relação com outros cursos disponíveis na instituição de ensino. Dessa maneira, torna-se possível captar novos alunos, que foram atraídos por algum MOOC.

Auxílio ao ensino tradicional

Do mesmo modo que os conteúdos podem ser aproveitados por pessoas que não têm ligação com a instituição de ensino, eles também oferecem auxílio para quem está vinculado a ela. Isso pode ser feito de duas formas principais, sendo que ambas trazem benefícios.

Primeiramente, ele pode servir como uma maneira de nivelar os alunos em conhecimentos necessários para algum curso. Ao iniciar uma graduação, os alunos chegam com bagagens muito diferentes. Dessa maneira, os professores conseguem contribuir para o nivelamento em diversos temas, como matemática básica, português, entre outros.

Além disso, os cursos também servem como uma forma de aprofundamento em assuntos que podem ter sido abordados de maneira superficial na graduação. Desse modo, um aluno de jornalismo, por exemplo, pode conseguir mais conhecimento em fotografia ao fazer um MOOC específico sobre o tema.

Neste artigo, você entendeu o que é MOOC e como ele funciona. Como pudemos ver, ele é uma excelente alternativa para que muitas pessoas sejam alcançadas, pois a falta de restrições e a gratuidade permitem que qualquer interessado possa fazê-lo.

Exemplo de uso de MOOC

Coursera

O Coursera foi fundado em 2012 por dois professores de ciência da computação de Stanford com a visão de fornecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar, o acesso à melhor educação do mundo.

Os professores Daphne Koller e Andrew Ng colocaram seus cursos on-line para qualquer pessoa fazer – e ensinaram mais alunos em poucos meses do que durante uma vida inteira na sala de aula.

Hoje, a Coursera se expandiu para alcançar mais de 40 milhões de pessoas e 1.900 empresas em todo o mundo.

No Coursera, encontra-se cursos on-line, especializações, graduações e especializações de mais de 190 universidades e empresas de classe mundial, incluindo: Stanford, Yale, Universidade da Pensilvânia, Google, IBM, ESPM, USP e muito mais.

PUCRS

A brasileira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) encontrou no MOOC uma forma de apresentar a instituição para novos alunos no Brasil inteiro.

Dentre os MOOCs de sucesso da instituição, um dos que se destacaram foi sobre o curso Produtividade, Gestão do Tempo e Propósito, que contou com mais de 30 mil inscrições.

Após a realização do curso, o aluno era convidado a fazer a inscrição em um dos 16 cursos de pós-graduação que, assim como no curso gratuito, contam com professores convidados que são alguns dos maiores empreendedores, autores e pensadores do Brasil e do mundo, como Leandro Karnal, Daniel Goleman, Cris Arcangeli, Ricardo Amorim e muitos outros.

Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco oferece educação gratuita com o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento social.

Escola Virtual é a entidade responsável pela oferta de cursos do Bradesco. Disponíveis em diferentes áreas do conhecimento, como informática, administração, educação e pedagogia, as dezenas de cursos da Fundação Bradesco são on-line e 100% gratuitos.

Gostou deste conteúdo? Tem alguma dúvida ou experiência para contar sobre MOOCs? Então, aproveite para comentar em nosso artigo e compartilhar sua história!

mapa de metodologias ativas

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.