Como fazer avaliação da aprendizagem em EAD?
Uma etapa essencial do processo de ensino é determinar o nível do conhecimento dos estudantes por meio de mecanismos de avaliação quantitativos e qualitativos. Isso é um aspecto comum das instituições de ensino, pois serve como um feedback indispensável sobre a efetividade da metodologia adotada pelo professor e sobre a evolução contínua do aluno.
Entretanto, a avaliação da aprendizagem em ensino a distância tem algumas particularidades. É preciso uma metodologia específica, aplicada com cuidado para garantir a aquisição de dados fidedignos e objetivos. Para entender melhor sobre avaliação da aprendizagem em EAD e como fazer apropriadamente, continue lendo este artigo.
O conceito de avaliação da aprendizagem
Tradicionalmente, avaliar no meio educacional significa utilizar instrumentos e ferramentas para mensurar o conhecimento dos estudantes de um curso, verificando o grau de conformidade com alguns objetivos traçados dentro de um espaço de tempo.
O ideal é que seja levado em consideração não somente o conteúdo que foi assimilado, mas também outras competências como linguagem, assiduidade, compromisso e capacidade dialética.
A relação entre inovação e avaliação da aprendizagem
É comum associar o ato de avaliar à realização de provas para quantificar o conhecimento da pessoa e em classificá-la de acordo com a pontuação obtida. Entretanto, com o desenvolvimento e a consolidação de metodologias inovadoras, tanto presenciais quanto a distância, faz mais sentido pensar de forma ampla, menos focada em aprovar ou reprovar o aluno.
A mudança estrutural pela qual vêm passando as instituições de educação, tanto no ensino básico quanto no superior, está retirando o foco do professor e dando mais protagonismo para o discente.
As ferramentas têm acompanhado esse movimento de modernização, com o uso de tecnologias mais robustas e que ajudam a consolidar essa nova perspectiva sobre os papéis dos docentes e discentes. Nesse sentido, a educação a distância é pioneira.
O uso da EAD na avaliação
Além do uso de plataformas completas e inteligentes, com instrumentos capazes de avaliar diferentes habilidades e competências, o ensino a distância é mais individualizado e focado no estudante. Estudar online dá mais espaço para que o aluno administre o seu próprio tempo, sem que a rotina seja completamente em função dos estudos, o que favorece a produtividade, a concentração e a motivação.
Com as atividades disponibilizadas virtualmente e corrigidas de forma automática, o trabalho do professor é agilizado e desburocratizado. Assim, é possível focar no que realmente importa: ensinar.
No lugar das provas periódicas e dos longos trabalhos focados em um conteúdo denso, a EAD facilita a realização de avaliações contínuas, que fornecem feedbacks pontuais e imediatos sobre o desempenho do educando e qual o próximo passo na sua trajetória.
Enfim, utilizar a EAD na avaliação da aprendizagem implica em mais individualização, em que o professor classifica menos e orienta mais. Não há, necessariamente, uma hierarquia entre as partes, nem um único detentor do conhecimento.
Os espaços para discussões entre aluno e professor nos fóruns são fomentos para a construção ativa do conhecimento, em busca da verdade, e não da resposta certa para uma questão de prova.
Os passos para fazer uma avaliação da aprendizagem em EAD
É preciso ter em mente as diferenças estruturais na hora de preparar as avaliações a distância. Existem alguns aspectos essenciais para ficar atento, que garantem análise fidedigna do conhecimento dos estudantes. Veja quais são.
Foque em diagnosticar
O modelo tradicional quantifica o conhecimento do aluno, para aprová-lo ou reprová-lo com base nos erros e acertos, que são transformados em notas e classificações arbitrárias. Entretanto, o ideal é pensar na ferramenta avaliativa como uma forma de diagnóstico, que aponta para o professor quais são as vantagens e os pontos a serem desenvolvidos no processo.
Com base no desempenho dos alunos, são feitos reajustes nos métodos utilizados ao longo do processo:
- O que ele precisa aprender no momento?
- Como complementar o que ele já aprendeu?
- Como considerar o que ele já sabe e complementar isso?
- Quais os métodos a serem utilizados para evitar a evasão e manter o interesse dos estudantes?
Essas são perguntas que a gestão e os professores devem responder, com base nos resultados das avaliações.
Estimule o diálogo e a reflexão
Uma das vantagens é a facilidade na aplicação de atividades com respostas abertas e no uso de materiais didáticos para que os alunos consultem e fundamentem a sua argumentação. Ademais, a presença do professor nos fóruns de discussão é necessária para mediar as conversas e entender a forma idiossincrática que o conteúdo é compreendido.
Aproveite os recursos tecnológicos
Utilize as ferramentas tecnológicas que as plataformas suportam: além dos fóruns e das provas, já é possível fazer uso até da inteligência artificial para corrigir automaticamente as atividades e dar aos alunos um feedback mais rápido. Isso também é importante porque desburocratiza o trabalho dos professores e os empodera.
Outra possibilidade interessante é pensar no conteúdo visual. Além das videoaulas, os webinars e conteúdos extras são recursos que mantêm o interesse e a motivação dos alunos, deixando as avaliações menos engessadas na matéria e mais focadas no ensino de forma ampla e heterogênea.
Use a interdisciplinaridade
Nos exames, inclua o estudo de habilidades como a escrita, o raciocínio lógico e a construção de argumentos junto aos conteúdos específicos das áreas. É preciso que os alunos tenham uma visão holística do conteúdo, menos focado na ideia de capitalizar o conhecimento e transformá-lo em força de trabalho, e mais em exercê-lo como uma forma de cidadania.
Faça autoavaliações periódicas
De nada adianta ter como princípio o protagonismo dos alunos se eles não forem capazes de descrever seus objetivos e, mais ainda, de dizer até que ponto estão alcançando. Eles devem ser capazes de descrever de que forma a metodologia utilizada pela instituição é efetiva para ele, da mesma forma que a instituição deve estar aberta para receber e incorporar os feedbacks recebidos.
Além disso, os próprios professores devem ser capazes de expressar sua perspectiva sobre essa nova concepção de ensino e de avaliação. Inclusive, é crucial que a instituição invista na capacitação dos docentes, já que toda reestruturação implica em uma fase de adaptação que pode ser difícil para os envolvidos. Cabe à gestão valorizar seus profissionais.
É difícil afastar a ideia de hierarquia quando se pensa na relação entre professores e alunos. Porém, a avaliação da aprendizagem em EAD favorece a consolidação das novas perspectivas sobre os papéis de docente e discente, sobretudo porque a educação a distância tem a inovação no seu DNA.
Usar a tecnologia implica em repensar as estratégias educacionais, já que se torna possível dar mais autonomia e promover a afirmação do professor no papel de orientador, e reforçar o aluno como agente ativo na construção do conhecimento. Por isso, mensurar o conhecimento virtualmente significa quebrar paradigmas e dar o próximo passo em direção a um sistema de educação mais focado no aluno.
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