Metaverso na educação

Metaverso na educação: quais os impactos para esse segmento?

webinar_PIX
Lyceum - Acervo Acadêmico Digital

Para suprirem a demanda da educação a distância durante o período da pandemia, muitos professores precisaram se atualizar para aprenderem a dominar as ferramentas digitais de ensino. Com as constantes inovações tecnológicas, a tendência da educação interativa é continuar crescendo, principalmente, com o surgimento de novas ferramentas, como o metaverso.

Embora seja repleta de desafios, a junção entre tecnologia e educação tem trazido inúmeros benefícios para os alunos, que têm novas oportunidades no processo de aprendizagem. Essa é a expectativa em relação à utilização do metaverso na educação.

Você já conhece a proposta do metaverso? Neste artigo, vamos explicar sobre esse conceito e sobre como a aplicação dele impacta a educação. Acompanhe a leitura para saber mais!

O que é o metaverso?

O metaverso é uma ferramenta de realidade virtual idealizada e desenvolvida por Mark Zuckerberg, fundador da famosa rede social Facebook, que agora se chama Meta.

A proposta de Zuckerberg com o metaverso é criar um universo “real” no mundo virtual, onde é possível que o usuário tenha experiências como se reunir com seus amigos (na forma de avatares), visitar holograficamente e virtualmente exposições artísticas, shows e museus, até mesmo em outras cidades, e compartilhar todas essas e outras experiências virtualmente, em tempo real, com outros usuários.

O conceito de metaverso promete ser o próximo passo para a internet do futuro, revolucionando a forma como o homem interage com o mundo, o que, em breve, será predominantemente a partir de uma realidade virtual. Diante dessa proposta inovadora e de todas as possibilidades oferecidas, o setor educacional enxerga oportunidades de implementar essa inovação na educação.

como se preparar para a quarta revolução industrial

Quais são os impactos do metaverso na educação?

Implementar o metaverso na educação pode ser uma boa estratégia para tirar maior proveito de um ambiente virtual de aprendizagem. Essa tecnologia permitiria, por exemplo, que os alunos realizassem experimentos em laboratório virtual em tempo real ou tivessem uma aula imersiva sobre a Grécia antiga “in loco”, além de conhecerem “de perto” as obras de arte de referência de cada época nos próprios museus de diversas partes do mundo onde estão expostas e outras inúmeras possibilidades.

É preciso lembrar, contudo, que o metaverso ainda é uma tecnologia em desenvolvimento e que esse projeto, que seria uma espécie de gamificação da vida real, demoraria ao menos uma década para ser totalmente desenvolvido e implementado. Entretanto, o surgimento dessa tecnologia já fomenta discussões a respeito dos impactos do metaverso na educação.

Quais são as perspectivas e desafios do metaverso na educação?

Embora o metaverso ainda seja um projeto em desenvolvimento, as edtechs, cujo objetivo é oferecer soluções eficientes para o uso da tecnologia na educação, têm crescido gradativamente com bilhões em investimentos por todo o mundo.

A principal vantagem dessa ferramenta de realidade virtual é possibilitar uma aprendizagem imersiva para o aluno, enriquecendo o aprendizado e permitindo que os estudantes vivenciem, em uma realidade virtual aumentada e ilimitada, aquilo que estão estudando.

Um dos maiores desafios para a implementação do metaverso na educação é contemplar todas as instituições de ensino, tanto privadas quanto públicas. Isso porque o projeto requer um alto investimento financeiro nos recursos tecnológicos dos óculos de realidade virtual que, conectados ao dispositivo celular, emulam a realidade com todos os seus recursos digitais para o aluno.

Como você viu, o metaverso na educação é uma forte tendência para o futuro do ensino e as melhores instituições não podem ficar para trás. Para oferecer um ensino de ponta aos seus alunos, é importante que os gestores acadêmicos estejam por dentro das inovações tecnológicas e das novas ferramentas que podem ser utilizadas para aprimorar cada vez mais o aprendizado.

Deseja receber, em primeira mão, os melhores conteúdos sobre educação e tecnologia? Então, assine a nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros