Como usar chatbots para melhorar o suporte ao aluno da IE?
O suporte ao aluno requer atenção e cuidados especiais para manter a satisfação e fidelização, proporcionando uma boa experiência não somente aos atuais, como também aos potenciais alunos. Descuidos nessa área podem resultar em possíveis perdas, como matrículas e rematrículas devido a um atendimento ineficiente.
Uma das formas mais atuais e tecnológicas para garantir um suporte de excelência é a utilização de chatbot. Essa ferramenta pode ser programada, inclusive, para um atendimento bem próximo ao do humano, com diálogos reais e empáticos.
É sobre isso que trataremos neste artigo. A seguir, entenda a importância de oferecer um suporte de qualidade aos alunos e saiba como o uso de chatbots pode auxiliar nesse sentido. Conheça também os diferenciais que a ferramenta do Lyceum oferece para a competividade da sua instituição. Confira!
Qual a importância de oferecer um suporte de qualidade aos alunos da IE?
A concorrência acirrada entre as IEs indica a importância de investir na qualidade do ensino, bem como em um bom atendimento aos alunos. Isso inclui desde o momento da captação de novos alunos até a entrega dos diplomas.
Isso porque a jornada do aluno em uma instituição de ensino é extensa, necessitando de cuidados para evitar erros no atendimento que comprometam a relação aluno/IE. Nesse sentido, é preciso se empenhar para proporcionar o melhor atendimento possível e orientações relacionadas a:
- dúvidas acadêmicas;
- matrículas e rematrículas;
- acesso a recursos digitais;
- suporte técnico;
- orientação de carreira.
Essas são apenas algumas das necessidades dos alunos que a IE deve se preocupar em atender da melhor forma possível, solucionando problemas e evitando atritos. Além disso, é importante proporcionar um atendimento diferenciado, de modo a superar as expectativas. Isso inclui a melhoria na experiência dos alunos, tratando-os com cordialidade, presteza e eficiência.
O uso de chatbot na educação vem ao encontro de algumas dessas necessidades, auxiliando de diferentes maneiras, com base em tecnologia de ponta, no suporte aos atuais e potenciais alunos de uma IE.
Dessa forma, as instituições atingem um atendimento de qualidade superior, com serviços que encantam e entregam uma experiência diferenciada.
Como o uso de chatbots pode ajudar nesse suporte?
O uso chatbots nas instituições de ensino pode auxiliar de inúmeras maneiras nesse suporte, respondendo a perguntas frequentes, direcionando atendimentos específicos, entre outras possibilidades. A seguir, confira algumas das principais.
Responde a perguntas frequentes
Os chatbots conseguem filtrar os potenciais alunos, proporcionando uma triagem inicial por meio de perguntas específicas. Dessa forma, é possível atender aos diversos interesses e direcionar para os departamentos ou informações adequadas.
Melhora a experiência do aluno
O atendimento por chatbot melhora a experiência do aluno, tornando-a mais interativa e confortável. Isso é possível por meio de uma programação direcionada para um diálogo humanizado. Esse é um aspecto que pode aumentar, de maneira significativa, o envolvimento dos alunos.
Atende com agilidade
Um chatbot pode oferecer respostas instantâneas a perguntas frequentes sobre documentações, cursos, matrículas, valores, prazos, entre outros assuntos recorrentes. Isso ajuda na otimização de todo o processo de atendimento, evitando que atuais e futuros alunos tenham de ficar aguardando em filas para obtenção de informações.
Faz o agendamento de visitas e atendimentos
O chatbot auxilia de maneira eficiente na captação de alunos, pois agiliza os agendamentos de visitas ao campus e permite que potenciais alunos conversem com conselheiros acadêmicos, facilitando todo o processo de matrícula.
Possibilita personalização
Com base nas respostas de usuários, o chatbot oferece informações específicas e personalizadas sobre programas e cursos alinhados aos interesses e necessidades individuais de potenciais alunos.
Além disso, é possível programar um chatbot para atendimento humanizado, de modo a proporcionar uma abordagem educada e amigável e com um maior nível de compreensão e capacidade de respostas.
Pode ser integrado a outras plataformas
O chatbot para IEs permite a integração com diferentes plataformas, proporcionando ampliação das possibilidades no uso da tecnologia na instituição, com a intersecção de bancos de dados, por exemplo.
Atendimento 24 horas
Um dos principais benefícios do chatbot é a disponibilidade a qualquer hora, a partir de qualquer local. Esse é um grande diferencial, pois consegue proporcionar atendimento nos mais diversos horários. Dessa forma, garante que os atuais e potenciais alunos possam obter informações e esclarecer dúvidas a qualquer momento.
Quais são os diferenciais do chatbot do Lyceum?
O chatbot do Lyceum atende a todas as demandas da IE, proporcionando eficiência e eficácia em seus serviços. A seguir, conheça os diferenciais:
- atendimento 24/7;
- captação de novos alunos — possibilita a geração de mais inscrições/dia, sem a necessidade de intervenção humana;
- disponibilidade de todos os serviços do app do aluno — inclusive recebimentos e atendimento pedagógico;
- geração de pagamentos — com Pix, sem custos adicionais;
- integração — com o site da instituição, WhatsApp, Messenger e Telegram;
- serviço de IA — para atendimento integral;
- linguagem alinhada com os valores da instituição de ensino;
- personalizável — permite utilizar as cores e o avatar da IE.
Dessa forma, o chatbot pode, de fato, melhorar consideravelmente a gestão educacional. Os diferenciais que a tecnologia do Lyceum oferece conseguem suprir as demandas da IE, com uma estrutura personalizada que pode colocá-la em destaque, garantindo e aumentando a sua competitividade. Além da própria ferramenta, o sistema também oferece funcionalidades muito interessantes, como app do aluno, acervo acadêmico e diploma digital.
Gostou destas informações e quer saber mais sobre o chatbot do Lyceum? Entre em contato conosco, fale com um consultor e conheça as possibilidades que oferecemos.