suporte aos alunos

Como usar chatbots para melhorar o suporte ao aluno da IE?

O suporte ao aluno requer atenção e cuidados especiais para manter a satisfação e fidelização, proporcionando uma boa experiência não somente aos atuais, como também aos potenciais alunos. Descuidos nessa área podem resultar em possíveis perdas, como matrículas e rematrículas devido a um atendimento ineficiente.

Uma das formas mais atuais e tecnológicas para garantir um suporte de excelência é a utilização de chatbot. Essa ferramenta pode ser programada, inclusive, para um atendimento bem próximo ao do humano, com diálogos reais e empáticos.

É sobre isso que trataremos neste artigo. A seguir, entenda a importância de oferecer um suporte de qualidade aos alunos e saiba como o uso de chatbots pode auxiliar nesse sentido. Conheça também os diferenciais que a ferramenta do Lyceum oferece para a competividade da sua instituição. Confira!

Qual a importância de oferecer um suporte de qualidade aos alunos da IE?

A concorrência acirrada entre as IEs indica a importância de investir na qualidade do ensino, bem como em um bom atendimento aos alunos. Isso inclui desde o momento da captação de novos alunos até a entrega dos diplomas.

Isso porque a jornada do aluno em uma instituição de ensino é extensa, necessitando de cuidados para evitar erros no atendimento que comprometam a relação aluno/IE. Nesse sentido, é preciso se empenhar para proporcionar o melhor atendimento possível e orientações relacionadas a:

  • dúvidas acadêmicas;
  • matrículas e rematrículas;
  • acesso a recursos digitais;
  • suporte técnico;
  • orientação de carreira.

Essas são apenas algumas das necessidades dos alunos que a IE deve se preocupar em atender da melhor forma possível, solucionando problemas e evitando atritos. Além disso, é importante proporcionar um atendimento diferenciado, de modo a superar as expectativas. Isso inclui a melhoria na experiência dos alunos, tratando-os com cordialidade, presteza e eficiência.

O uso de chatbot na educação vem ao encontro de algumas dessas necessidades, auxiliando de diferentes maneiras, com base em tecnologia de ponta, no suporte aos atuais e potenciais alunos de uma IE.

Dessa forma, as instituições atingem um atendimento de qualidade superior, com serviços que encantam e entregam uma experiência diferenciada.

Como o uso de chatbots pode ajudar nesse suporte?

O uso chatbots nas instituições de ensino pode auxiliar de inúmeras maneiras nesse suporte, respondendo a perguntas frequentes, direcionando atendimentos específicos, entre outras possibilidades. A seguir, confira algumas das principais.

Responde a perguntas frequentes

Os chatbots conseguem filtrar os potenciais alunos, proporcionando uma triagem inicial por meio de perguntas específicas. Dessa forma, é possível atender aos diversos interesses e direcionar para os departamentos ou informações adequadas.

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Melhora a experiência do aluno

O atendimento por chatbot melhora a experiência do aluno, tornando-a mais interativa e confortável. Isso é possível por meio de uma programação direcionada para um diálogo humanizado. Esse é um aspecto que pode aumentar, de maneira significativa, o envolvimento dos alunos.

Atende com agilidade

Um chatbot pode oferecer respostas instantâneas a perguntas frequentes sobre documentações, cursos, matrículas, valores, prazos, entre outros assuntos recorrentes. Isso ajuda na otimização de todo o processo de atendimento, evitando que atuais e futuros alunos tenham de ficar aguardando em filas para obtenção de informações.

Faz o agendamento de visitas e atendimentos

O chatbot auxilia de maneira eficiente na captação de alunos, pois agiliza os agendamentos de visitas ao campus e permite que potenciais alunos conversem com conselheiros acadêmicos, facilitando todo o processo de matrícula.

Possibilita personalização

Com base nas respostas de usuários, o chatbot oferece informações específicas e personalizadas sobre programas e cursos alinhados aos interesses e necessidades individuais de potenciais alunos.

Além disso, é possível programar um chatbot para atendimento humanizado, de modo a proporcionar uma abordagem educada e amigável e com um maior nível de compreensão e capacidade de respostas.

Pode ser integrado a outras plataformas

O chatbot para IEs permite a integração com diferentes plataformas, proporcionando ampliação das possibilidades no uso da tecnologia na instituição, com a intersecção de bancos de dados, por exemplo.

Atendimento 24 horas

Um dos principais benefícios do chatbot é a disponibilidade a qualquer hora, a partir de qualquer local. Esse é um grande diferencial, pois consegue proporcionar atendimento nos mais diversos horários. Dessa forma, garante que os atuais e potenciais alunos possam obter informações e esclarecer dúvidas a qualquer momento.

Quais são os diferenciais do chatbot do Lyceum?

O chatbot do Lyceum atende a todas as demandas da IE, proporcionando eficiência e eficácia em seus serviços. A seguir, conheça os diferenciais:

  • atendimento 24/7;
  • captação de novos alunos — possibilita a geração de mais inscrições/dia, sem a necessidade de intervenção humana;
  • disponibilidade de todos os serviços do app do aluno — inclusive recebimentos e atendimento pedagógico;
  • geração de pagamentos — com Pix, sem custos adicionais;
  • integração — com o site da instituição, WhatsApp, Messenger e Telegram;
  • serviço de IA — para atendimento integral;
  • linguagem alinhada com os valores da instituição de ensino;
  • personalizável — permite utilizar as cores e o avatar da IE.

Dessa forma, o chatbot pode, de fato, melhorar consideravelmente a gestão educacional. Os diferenciais que a tecnologia do Lyceum oferece conseguem suprir as demandas da IE, com uma estrutura personalizada que pode colocá-la em destaque, garantindo e aumentando a sua competitividade. Além da própria ferramenta, o sistema também oferece funcionalidades muito interessantes, como app do aluno, acervo acadêmico e diploma digital.

Gostou destas informações e quer saber mais sobre o chatbot do Lyceum? Entre em contato conosco, fale com um consultor e conheça as possibilidades que oferecemos.

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