aplicações da inteligência artificial

6 aplicações da Inteligência Artificial para tomada de decisão

As aplicações da Inteligência Artificial (IA) são praticamente infinitas. Trazendo para o contexto educacional, ela oferece uma experiência mais personalizada aos estudantes, além de facilitar a vida dos professores e das pessoas que fazem o atendimento na secretaria. Se uma instituição de ensino quer se tornar referência no ensino presencial, remoto ou híbrido, deve considerar seriamente o uso da IA.

Pode ser que esse conceito ainda não seja plenamente compreendido. Por essa razão, nos tópicos seguintes, explicaremos o que ela significa, destacando o seu papel e importância no ramo da educação. Além disso, vamos destacar 7 aplicações, mostrando como ela ajuda professores e alunos em todas as dimensões acadêmicas e educacionais. Boa leitura!

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é uma área multidisciplinar, envolvendo, entre outras coisas, aprendizagem de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional. Na prática, a IA permite que os computadores processem grandes volumes de dados de maneira inteligente, aprendendo com experiências passadas e tomando decisões baseadas nessas informações obtidas.

Qual o seu papel e importância na educação?

Um dos grandes desafios do ramo educacional é garantir que os estudantes tenham um aprendizado minimamente satisfatório. Nesse sentido, a IA permite adaptar o conteúdo ministrado e o ritmo de ensino às necessidades individuais do aluno.

Não só o discente é beneficiado, mas também o corpo docente de uma instituição de ensino. Os professores que usam a IA têm mais facilidade na hora de gerir suas turmas, identificando, por exemplo, em quais partes da matéria os estudantes estão com mais dificuldades.

Toda IE tem por objetivo primordial dar o conhecimento e as habilidades que o estudante precisa, para atuar em uma profissão específica. Obviamente, ao longo do caminho, muitos percalços podem aparecer, e o uso da IA auxilia a identificar deficiências no processo educacional e acadêmico, de modo que sejam feitas as correções de rota.

Quais as aplicações da Inteligência Artificial na educação?

Para que a IE alcance o objetivo proposto há pouco, existem muitas alternativas. O mais importante é saber quais melhor podem melhorar a experiência do aluno na sua totalidade, não apenas em relação ao estudo, mas também aos vários procedimentos acadêmicos. A seguir, confira algumas das principais aplicações da IA nesse segmento!

1. Assistência virtual

Por meio de um assistente virtual, tanto alunos quanto professores têm em mãos uma ferramenta bastante prática, ajudando a desenvolver diversas atividades. Na prática, esse tipo de aplicação serve para solucionar as dúvidas mais recorrentes, bem como explicar com clareza alguns procedimentos da IE, deixando discentes e docentes sempre a par de tudo.

2. Plataformas adaptativas

As plataformas adaptativas são sistemas educacionais que utilizam IA para personalizar o aprendizado, conforme as necessidades de cada aluno. Elas se adaptam de forma automática com base no desempenho, preferências e ritmo de aprendizado dos estudantes. Inicialmente, a Inteligência Artificial pode começar avaliando as habilidades iniciais dos alunos, por meio de testes ou perguntas iniciais, para que assim ela possa ajudar da melhor forma.

como se preparar para a quarta revolução industrial

3. Chatbots

Os chatbots são robôs desenvolvidos para os mais diversos fins acadêmicos e educacionais. Por meio deles, os alunos podem tirar dúvidas e realizar diversos procedimentos, como envio de documentos de matrícula e procedimentos mais específicos. O objetivo de um chatbot é otimizar o atendimento feito pela secretaria, padronizando e otimizando a educação para com quem estuda na IE.

4. Learning Analytics

O Learning Analytics se refere à coleta, análise e interpretação de dados relacionados ao processo de ensino e aprendizagem. Com isso, se entende melhor como os alunos estão, pela identificação de padrões e tendências e uso dessas informações para a tomada de decisões educacionais bem embasadas.

5. Gamificação

A gamificação é uma forma de trazer a dinâmica dos jogos para o ambiente educacional. Na prática, a ideia é tornar o aprendizado mais dinâmico e motivador, sendo algo muito interessante para crianças, por exemplo. Nesse sentido, a IA pode ser usada para criar jogos, envolvendo elementos como a quantidade de vidas e a evolução para o próximo nível, que, obviamente, tem um grau maior de dificuldade.

6. Computação em nuvem

A nuvem é uma tecnologia que permite armazenar dados fora dos servidores de uma IE. Em outras palavras, ocorre uma terceirização, de modo que um provedor passa a garantir a segurança de todas as informações educacionais. Uma possível vantagem de adotar a nuvem é a redução de custos com infraestrutura de TI local, uma vez que pode ficar muito cara, dada a necessidade de manter os equipamentos sempre funcionando, especialmente os servidores.

Quando a capacidade de armazenamento da IE aumenta, maior é a sua propensão a se beneficiar da Inteligência Artificial. IA e nuvem andam praticamente de mãos dadas, permitindo também, caso necessário, uma redução na demanda por processamento e espaço para armazenar os dados.

Por exemplo, quando o período é de matrícula, o servidor tende a receber muitas requisições ao mesmo tempo, e precisa funcionar de modo correto para não sair do ar. Por outro lado, existem períodos do ano acadêmico com menos demanda, e a nuvem ajuda a dimensionar os recursos de forma otimizada.

Quais os impactos negativos de não usar a IA na educação?

Podemos iniciar este tópico falando sobre a necessidade de coletar e interpretar dados. Este é um trabalho quase impossível de se fazer manualmente, não apenas pela questão do tempo, mas também pela grande chance de erros nas tomadas de decisão. Por consequência, fica mais difícil ter uma visão precisa sobre o desempenho dos alunos, o que, de certa forma, vai prejudicar a sua experiência na instituição.

Ainda falando sobre as consequências de não coletar e interpretar dados corretamente, a IE tem mais dificuldade de competir no mercado. A atração e retenção de estudantes pode diminuir, pelo fato da IE não adotar as tecnologias necessárias para dinamizar e personalizar o aprendizado.

As aplicações da Inteligência Artificial, como vimos, podem ser adotadas para facilitar a vida de alunos e professores. A personalização do ensino é uma grande necessidade, tendo em vista que os estudantes, ainda que da mesma turma, têm um ritmo de aprendizado diferente, o que exige um bom trabalho de coleta e interpretação de dados, visando as melhores tomadas de decisão.

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão outros conteúdos sobre gestão educacional!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros