cursos para professores

5 opções de cursos para professores se atualizarem

webinar_PIX
Lyceum - Acervo Acadêmico Digital

A nova geração de alunos, os nativos digitais, vivem uma realidade em que o acesso às informações é descentralizado e cada vez mais fácil. Essa facilidade faz com que o nível de exigência seja cada vez maior.

A função do professor, nesse cenário, é conduzir o aluno no aprofundamento do conhecimento, ao mesmo tempo em que lida com as demandas desse novo estudante, tornando a sala de aula atrativa, em um cenário de “competição” com plataformas multimídia.

Para isso, é de suma importância que esse docente se mantenha atualizado, fazendo, além de cursos mais voltados para a parte técnica, qualificações com foco na melhor relação com os aluno e inteligência emocional.

Para ajudar nessa missão, neste post apresentamos 5 dicas de cursos para professores que poderão contribuir para a sua qualificação. Confira!

1. Formação em Matemática e suas Tecnologias

Oferecido de forma gratuita na Plataforma AvaMec, do Ministério da Educação, o curso tem como foco agregar conhecimento e metodologias voltadas para a área de matemática e suas tecnologias, com conteúdo teórico e prático para professores que lecionam matemática no ensino médio.

O foco do curso é atualizar o documento em um cenário de demandas temporais e documentais, com as metodologias e orientações que buscam a integração entre as áreas de conhecimento da disciplina e a sua aplicação dentro do cenário real que os alunos encontram em um mundo digital. O professor será preparado para lidar de forma prática com esse tema.

Na mesma plataforma é possível ter acesso aos cursos de Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que visam garantir a interdisciplinaridade, entregando uma formação mais específica para os docentes dessas respectivas áreas do conhecimento.

2. A BNCC na Educação Infantil

O foco desse curso é a apresentação da Base Nacional Comum Curricular, desde seus princípios até sua estrutura para os profissionais da educação infantil. Entre os principais objetivos do cursos podemos destacar o aprofundamento sobre as premissas pedagógicas do BNCC, como a Base Curricular contribui para a promoção da aprendizagem em estudantes de todas as idades, o que está previsto para a aprendizagem da educação infantil e as mudanças que o BNCC imprime nas práticas pedagógicas.

O curso é dividido em materiais de texto, áudio, vídeo, animações e demais recursos digitais que, em conjunto, visam apresentar em cada modelo discussões sobre as práticas pedagógicas com exemplos didáticos. O curso BNCC na Educação Infantil é um material rico e gratuito para enriquecer o currículo dos profissionais da área.

3. Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar

O Curso de Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar é gratuito e ministrado pela tradicional FGV — Fundação Getúlio Vargas — que tem como foco preparar os gestores escolares para os novos desafios que se apresentarão para o setor nos próximos anos.

Com o curso, o profissional terá acesso a elementos fundamentais da educação básica, desde o PPP — Projeto Político-Pedagógico —, passando por fundamentação e prática educacional, até políticas e programas de educação e seus elementos de construção. A partir disso, você terá a capacidade de identificar quais são os elementos que fazem parte da constituição do projeto pedagógico e a importância da elaboração coletiva.

Outro ponto importante é a descrição de uma proposta de modelo estratégico que visa ao aprimoramento da gestão de pessoas, levando em conta as suas características e potencialidades. Há também a fundamentação da prática da gestão do espaço escolar com o foco no processo de ensino-aprendizagem.

O processo para admissão nos cursos da FGV é desburocratizado, bastando ao candidato apenas o preenchimento de uma ficha de inscrição simplificada.

4. Recursos Educacionais Digitais

O Curso Recursos Educacionais Digitais tem como foco inserir os professores na transformação digital, dando as ferramentas para que os docentes possam se apoiar nas plataformas digitais na educação para tornar as aulas atrativas para os nativos digitais.

É uma maneira de alinhar o ensino à realidade que os alunos da nova geração encontram em seu dia a dia, reduzindo a distância entre o que é visto na sala de aula e o que é visto no ambiente externo.

O curso é gratuito na Plataforma Polo, do Itaú Social, e é voltado para professores e gestores escolares. Na grade curricular de oito horas se destacam os estudos em gamificação na educação, aplicação prática do Padlet, reformas rápidas de verificação de aprendizagem, Lippitt, YouCubed, Khan Academy e demais recursos educacionais digitais que contribuíram para otimizar as práticas pedagógicas.

5. Design Thinking para Educadores

O foco desse curso, como o próprio nome sugere, é o de apresentar aos educadores o conceito de design thinking e como ele pode ser aplicado no contexto educacional. A carga horária do curso é de 20h e está dividido em quatro módulos, com conteúdo multimídia formado por vídeos, ilustrações, infográficos e exemplos práticos.

No princípio o conteúdo tem como foco um olhar sobre a educação em sua importância como direito. Depois há um aprofundamento sobre a origem do conceito de design thinking relacionado com as competências gerais do BNCC — Base Nacional Comum Curricular.

A partir dessa introdução, entra na fase da descoberta, em que são definidos alguns desafios para o processo de design thinking, com o uso de recursos visuais gráficos e do mapa de empatia, para que haja uma destaque das informações relevantes que surgem no decorrer do trabalho.

Depois, é apresentada a fase de ideação e experimentação, na qual o destaque vai para a importância da colaboração e do feedback no conceito de design thinking. No módulo final, serão apresentados cases de sucesso de experiências educacionais com a aplicação do design thinking pelo Brasil, além de um passo a passo para os profissionais que desejam implementar o processo em sala de aula.

Esses são alguns dos cursos para professores que você poderá fazer para se manter atualizado e incrementar o seu currículo. Estamos entrando em uma nova era, em que o digital assumirá 100% das rotinas educacionais e a relação entre alunos e professores se modificará. Estar antenado com essas mudanças, não apenas de modo teórico, mas de forma prática, poderá ser o seu diferencial para se destacar em sua área de atuação.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes socais e receba em primeira mão os nossos conteúdos. Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros