assinatura digital

Assinatura digital: entenda o que é e como ela funciona

webinar_PIX

A utilização cada vez maior da tecnologia no dia a dia e em diferentes processos trouxe a necessidade de realizar operações seguras no ambiente virtual.

A assinatura digital é uma tecnologia que emprega a criptografia para garantir a segurança e a integridade de documentos eletrônicos.

Ela é um modo de autenticar todo o volume de informações digitais, da mesma forma que as assinaturas validam contratos e outros conteúdos em papel. Além disso, essa tecnologia contribui para trazer mais agilidade a diversos processos, por exemplo, negociações a distância.

Neste artigo, você vai entender o que é assinatura digital, quais são suas finalidades e como ela funciona. Além disso, verá qual é a importância desse recurso em diferentes setores. Continue a leitura!

O que é assinatura digital?

A assinatura digital é um método de autenticação de informações digitais com segurança. Essa ferramenta garante que o documento não será alterado após o acordo entre as partes ter sido firmado.

Por meio da criptografia, ela ajuda as empresas a manter a autenticidade dos signatários, além da integridade dos dados. Portanto, ela certifica a identidade do usuário e garante que os documentos estão sendo assinados por quem está envolvido no processo.

Da mesma forma, essa tecnologia garante que o documento permaneça inalterado ao atingir o destinatário, colaborando para um processo ainda mais seguro e legítimo do que o convencional.

É importante salientar que nem toda assinatura eletrônica é digital, pois existem diferenças entre uma e outra. A assinatura eletrônica é usada em diversos processos cotidianos, como validação de operações bancárias, códigos de segurança, entre outros.

Por outro lado, o modelo digital é uma espécie de assinatura eletrônica que usa a criptografia para aumentar a segurança na autenticidade das documentações. Sendo assim, ela é uma tecnologia mais restrita e complexa do que a outra.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

A assinatura digital pode ser usada para diversas finalidades, trazendo inúmeras vantagens para quem a utiliza, sejam pessoas ou empresas. Entre elas estão a eliminação da burocracia, a agilidade dos processos e melhorias na gestão.

Quanto à redução de custos, além da economia com papéis, as instituições também não precisam enviar profissionais a diferentes cidades e estados para cuidar de todo o processo documental, por exemplo.

Outra finalidade é melhorar a eficiência dos processos. Essa tecnologia simplifica algumas atividades, já que o tempo necessário para conseguir as rubricas diminui consideravelmente.

Além disso, esse recurso traz mais segurança para as operações, evitando fraudes que podem comprometer aspectos financeiros e, até mesmo, identitários. Sendo assim, ele é fundamental para manter a integridade de uma operação e garantir a proteção das informações.

como se preparar para a quarta revolução industrial

Qual é sua validade legal e jurídica?

Outra dúvida relevante diz respeito à validade legal e jurídica da assinatura digital. É importante salientar que tanto o certificado digital quanto a assinatura são legais e atestados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que faz parte do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão do Governo Federal responsável pelo tema no Brasil.

Sendo assim, os documentos assinados digitalmente têm a mesma validade legal daqueles assinados em papel. Portanto, essa é uma estratégia válida e que pode ser aplicada com segurança.

Como funciona?

A assinatura tradicional é substituída por um certificado digital e uma chave privada de uso exclusivo de um proprietário, seja ele pessoa física ou jurídica. Além da identificação e das informações contidas nas chaves, o certificado é assinado por uma Autoridade Certificadora.

As chaves servem para que apenas pessoas previamente autorizadas emitam e recebam determinados arquivos. Ao deter uma chave privada, é possível emitir dados de forma segura, com sua própria identidade, sem correr o risco de que alguém possa se passar por você. Já com uma chave pública, é possível acessar documentos recebidos e autenticados pelo emissor.

A assinatura digital funciona também por meio da obtenção de um hash, que é o resultado da criptografia e da identificação única dos dados. A função desse recurso é transmitir a informação de forma segura.

Como alguns setores usam esse recurso?

Diversos setores estão utilizando esse recurso para otimizar processos e garantir mais agilidade em determinadas atividades. Vamos ver como!

Setor empresarial

Uma utilização muito comum dessa tecnologia acontece no ramo empresarial. Esse recurso tem aliviado o acúmulo de papeladas na área de recursos humanos, otimizando o trabalho do departamento, reduzindo custos e garantindo até mesmo a diminuição de riscos trabalhistas.

O processo de admissão de funcionários pode ser resolvido por meio dessa tecnologia, já que ela possibilita realizar a contratação de novos profissionais com a condução segura de todos os processos burocráticos.

Setor jurídico

O setor jurídico é outro beneficiado pela assinatura digital. Essa área é responsável por uma grande quantidade de documentos. Com esse recurso, é possível economizar tempo, ao evitar deslocamentos desnecessários, e espaço, já que a necessidade de armazenamento de uma infinidade de papéis diminui.

Com toda a documentação digitalizada, é possível criar um fluxo eletrônico de tramitação. Isso traz economia de tempo e recursos, facilitando o trabalho e permitindo o crescimento de uma empresa ou de um profissional da área.

Setor educacional

O ramo educacional também pode aproveitar essa estratégia, que é uma tendência no setor. Assim como nas empresas, diversos processos de gestão podem ser agilizados e armazenados com mais segurança e utilizando menos espaço. A secretaria das instituições também é otimizada, já que o volume de documentos físicos tende a diminuir.

Outro ponto interessante é a autenticação de documentos relacionados a estágios, pesquisas acadêmicas, pedidos de bolsa, entre outros. Desse modo, as instituições conseguem evitar fraudes, tanto financeiras quanto de identidade, garantindo a segurança dessas informações.

Neste artigo, você entendeu o que é a assinatura digital, como funciona e algumas vantagens que ela traz. Esse é um recurso muito interessante para diversas empresas e instituições de ensino, pois oferece agilidade em determinados processos e segurança, evitando fraudes. Além disso, a redução de custos também deve ser ressaltada, já que a operação no meio virtual evita gastos com documentos e armazenamento.

Gostou de saber mais sobre este tema? Então, deixe um comentário em nosso artigo e tire suas dúvidas relacionadas ao assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros