Lyceum e AWS: a parceria que traz inovação e eficiência para a instituição

Atualizado em

Normalmente, quando duas empresas se juntam, é para somar os seus potenciais e oferecer algo diferenciado para o mercado. Isso é o que podemos verificar na parceria entre Lyceum e AWS, uma relação que tem como objetivo satisfazer os clientes de forma mais completa e com a praticidade que eles merecem.

Então, fomos atrás de informações sobre o assunto para apresentar essa novidade. Confira, a seguir, detalhes dessa parceria e como ela pode ajudar a transformar os resultados da sua instituição de ensino.

Como a parceria entre o Lyceum e a AWS aconteceu?

Sua principal motivação foi a própria necessidade de alguns clientes de contar com uma solução em nuvem com segurança total, que facilitasse a parte operacional depois que o sistema Lyceum fosse instalado. Logo, surgiu a necessidade de fazer esse acordo com a Amazon Web Services (AWS).

Como a qualidade é um fator indiscutível para o Lyceum, foi feito um levantamento para encontrar os melhores provedores de nuvem — sendo a AWS um deles. Assim, é possível ficar tranquilo com relação à excelência do serviço.

Para quem não sabe, a AWS faz parte do grupo Amazon, uma das empresas mais valiosas do mundo. Hoje, ela lidera o mercado de computação em nuvem e tem como prioridade a segurança. Não por acaso, entre os seus milhares de clientes, está a NASA, a agência federal dos EUA para pesquisa tecnológica e exploração espacial.

Como funciona a parceria?

A principal vantagem é realmente facilitar toda a operação para o cliente, de forma que ele não precise contratar profissionais especializados ou se preocupar tanto em treinar seus funcionários para lidar com os detalhes técnicos.

Dessa forma, o Lyceum fica vinculado à nuvem da AWS em uma modalidade chamada SaaS (Software as a Service, ou software como serviço), que reúne toda a infraestrutura para que a instituição possa rodar o seu sistema. Por sua vez, ela pode focar os processos de captação e gestão dos alunos, enquanto o funcionamento do seu sistema operacional está garantido.

Trata-se de um modelo elástico e que pode ser adaptado conforme as necessidades de cada cliente. Por exemplo, se há um aumento na entrada de alunos na instituição de ensino, o número de servidores é ajustado automaticamente — e o mesmo acontece caso haja uma eventual redução. Isso representa garantia de tranquilidade e agilidade.

Quando as implementações são feitas de forma tradicional, para que os ajustes sejam feitos, toda a capacidade ocupacional precisa ser revista periodicamente.

No caso de um aumento de demanda, é preciso comprar servidores, o que envolve ir para a área de compras, fazer pedidos, instalar e configurar as aquisições etc. A migração e descarte de certos servidores também é outra possibilidade.

Então, quem não deseja ter esse tipo de trabalho ou nem tem a experiência necessária para lidar com essas atividades pode optar pelo serviço Lyceum Cloud hospedado na AWS. Os riscos são reduzidos, e, em questão de minutos, as adaptações são realizadas.

Para completar, o Lyceum faz todo o backup, gestão, aplicação de correções, migração de versões e gestão das integrações — que são tarefas que exigem conhecimento e preparo do profissional responsável. Muitas empresas nem têm suporte de TI, e outras não precisam investir mais na equipe para lidar com isso.

Vale destacar que há, ainda, a possibilidade de contratar um serviço adicional para auxiliar em toda a sustentação das operações. Se quiserem, os clientes que já estão no ambiente da nuvem AWS podem optar por receber ajuda extra para acompanhar todos os processos de forma ágil e precisa. Tudo vai depender das preferências de cada um.

O que o Lyceum e a AWS podem fazer pela instituição de ensino?

Já não dá para ignorar a tecnologia, qualquer que seja seu setor de atuação ou ambiente de trabalho. A realidade da gestão não é mais aquela abundância de papéis empilhados e arquivos cheios de pastas, pois a nuvem tomou esse espaço e simplificou a armazenagem.

Traduzindo todo o funcionamento citado no item anterior, a parceria entre as duas empresas oferece uma assistência completa para que o cliente faça a sua gestão educacional com a ajuda de um sistema virtual que gerencia várias das suas atividades — desde a organização das turmas, professores e alunos até a gestão financeira e estratégica.

Como são muitos os dados que precisam ser armazenados, o serviço complementar dos provedores é importante para manter toda a informação guardada de modo seguro, especialmente para quando for necessário acessá-la. Nesse sentido, a instituição de ensino fica protegida e despreocupada com a administração desses recursos.

Quais são os benefícios para a instituição de ensino?

Apesar de a facilidade ser um dos maiores atrativos, há outros benefícios percebidos nessa relação, até mesmo aqueles que não são identificados à primeira vista. O fato de usar o termo “despreocupado” para caracterizar o cliente significa que ele fica livre para focar o seu negócio, pois sabemos que desafios surgem diariamente.

A administração escolar não é uma missão simples, e, quando o trabalho operacional é facilitado, a atenção pode ser direcionada para a qualidade do ensino e outros aspectos primordiais.

Assim, a instituição vai crescendo com apoio para que a sua infraestrutura acompanhe esse ritmo sem maiores problemas ou restrições. Imagine a dor de cabeça gerada ao colocar em prática uma estratégia para captar alunos e ser travado pela necessidade de comprar mais servidores para atender à nova demanda.

Outra questão é que o custo fixo de ter alguém exercendo essa função da gestão operacional do sistema é reduzido com a terceirização e se transforma em custo variável. Ou seja, estamos falando de uma otimização de recursos, o que é desejado por todo tipo de gestor e de negócio.

Enfim, a ideia é que a parceria Lyceum e AWS seja vista como uma oportunidade para as instituições de ensino serem mais eficientes, contando com um serviço inovador e estruturado para atendê-las da melhor forma possível.

Quer conhecer essa solução ainda mais de perto? Entre em contato conosco e descubra como aprimorar o seu processo de gestão e armazenamento de dados com um sistema em nuvem!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros