Entenda a BNCC e seus impactos para a educação
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento recente, muito importante para o ensino brasileiro. Ele traz a estrutura para a educação básica pública e privada em todo o País, com orientações sobre as aprendizagens essenciais em cada etapa do ensino.
É essencial que os profissionais da área conheçam em detalhes o que propõe a BNCC, já que ela interfere na gestão escolar e no formato das aulas. Nesse sentido, as escolas têm a liberdade de adaptar o trabalho de acordo com seu contexto individual, mas as referências ajudam a manter uma sincronia no território nacional.
A seguir, apresentaremos o que é a BNCC, o que são as competências que devem ser desenvolvidas e como a escola pode se adequar. Continue a leitura para conferir.
O que é a BNCC?
Como vimos, a BNCC é um documento que orienta a educação básica no Brasil, o que compreende desde a educação infantil até o ensino médio. Assim, ela tem o objetivo de modernizar e unificar o ensino público e privado pelo País, sem desconsiderar as diferenças regionais.
Por esse motivo, trata-se de uma base norteadora que oferece liberdade para as escolas definirem as propostas metodológicas mais adequadas à sua realidade. Dessa forma, faz parte de 10 Competências Gerais da Educação Básica, que são consideradas importantes para o século 21.
Nesse sentido, o documento compreende competência como um conjunto de habilidades, valores, conhecimento e atitudes que os estudantes precisam desenvolver na sociedade moderna. Ou seja, os alunos devem ser instrumentalizados para que consigam levar para a prática o que aprendem na escola.
Com isso, as mudanças necessárias são muito grandes, para que promovam as competências destacadas. Dessa forma, é preciso atualizar o currículo, a gestão escolar, as formas de ensino e aprendizagem, a formação de professores e o Projeto Político Pedagógico (PPP). Conheça, na sequência, quais são as competências propostas.
Quais são os objetivos da Educação Infantil no contexto da Educação Básica?
De acordo com a BNCC, a educação infantil, como a primeira etapa da educação básica, serve de fundamento no processo educacional. É uma etapa importante pois, na maioria dos casos, se refere à primeira separação das crianças de seus vínculos afetivos familiares, para serem inseridas em um contexto de socialização planejada.
Nesse cenário, cabe às creches e pré-escolas a formação de um ambiente propício para a absorção das referências, vivências e conhecimentos, que serão adquiridos pelas crianças nos conteúdos elaborados em suas propostas pedagógicas.
O foco deve ser ampliar o universo de habilidades, e experiência dos alunos, adicionando novas aprendizagens e suplementando a educação familiar, principalmente nos pilares da autonomia, comunicação e socialização.
Essa potencialização de aprendizagem deve estar pautada na prática do diálogo e no compartilhamento de responsabilidade entre a família e a instituição de ensino — que deverá ter como base de trabalhar as culturas plurais, que conversem com a riqueza de diversidade cultural das famílias e da comunidade.
Quais são as bases do Ensino Fundamental no contexto da Educação Básica?
O ensino fundamental é o período mais longo da educação básica, tendo, no mínimo, 9 anos de duração e recebendo estudantes, em idade regular, dos 6 aos 14 anos. Isso significa que o ensino fundamental inicia na alfabetização e termina na adolescência. Nesse cenário, cabe a instituição estar preparada para lidar com a série de mudanças físicas, cognitivas, sociais emocionais e afetivas pelas quais os alunos passarão nesse período.
Conforme indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos, o grande desafio das intuições é lidar com todas as rupturas que acontecem com o passar dos anos entre as duas fases do ensino fundamental — os anos iniciais e os anos finais.
Nos anos iniciais, o foco deve ser a valorização das situações lúdicas de aprendizagem, indicando a necessidade de articular essas atividades com experiências que os alunos vivenciaram na educação infantil.
Nos anos finais, os alunos começam a lidar com desafios mais complexos, pois precisam se apropriar da habilidade lógica de organização do conhecimento relacionados às principais áreas do conhecimento — que darão base para as fases seguintes da aprendizagem.
Quais são as bases do Ensino Médio no contexto da Educação Básica?
Sendo a fase final da educação básica, o primeiro grande desafio das intuições em relação ao ensino médio é a redução da evasão escolar. Embora seja um direito de todo o cidadão brasileiro, a verdade é que ainda existe um enorme gargalo que limita a fluidez dos alunos que saem da fase final do ensino fundamental para o médio.
Entender as razões desses gargalos, para suprir as demandas e aspirações dos alunos, garantindo a universalização desse atendimento é um dos objetivos que pautam a BNCC. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, de 2011, preconiza a necessidade e o entendimento das discrepâncias de condições e perspectivas dos adolescentes, jovens e adultos que adentram ao ensino médico, dando a base para que as instituições trabalhem no preenchimento dessas lacunas.
A busca deve ser pela ampliação de condições de inclusão, para reduzir as desigualdades sociais e possibilitar acesso à cultura, ciência, tecnologia e ao trabalho. Nesse cenário, é primordial que a escola se insira na transformação digital, a partir do reconhecimento das dinâmicas sociais contemporâneas decorrentes do desenvolvimento tecnológico.
Entenda os rumos que as mudanças relativas às novas formas de trabalhos — as demandas atuais e futuras relativas à disseminação de ferramentas tecnológicas e demandas do mercado de trabalho — é o grande desafio. Além disso, é importante trabalhar as relações sociais, para que a formulação de políticas internas e as organizações curriculares possam suprir essas demandas.
Quais são as competências gerais da BNCC?
As 10 competências destacadas pelo documento são muito importantes e direcionam as ações que devem ser promovidas pelas instituições. Veja quais são elas.
1. Conhecimento
A primeira competência se refere ao conhecimento que já foi construído pela humanidade. Dessa forma, é necessário que os estudantes aprendam sobre as descobertas da ciência a respeito de natureza, sociedade, cultura e tecnologia. Com isso, é possível pensar em uma sociedade melhor.
2. Pensamento científico, crítico e criativo
A postura crítica, questionadora e criativa deve ser desenvolvida desde o início da vida escolar. Assim, é essencial que a escola estimule a curiosidade intelectual, para que os alunos descubram maneiras de solucionar problemas. Dessa forma, o pensamento científico é valorizado.
3. Repertório cultural
A valorização da cultura também é contemplada, em escala regional e global. Da mesma maneira, é importante que seja estimulada a fruição artística, para que tenham a oportunidade de uma participação ativa na construção da própria cultura.
4. Comunicação
Desenvolver as habilidades de comunicação dos estudantes nos meios verbal, corporal, visual, sonoro e digital também é função da escola. Nesse contexto, o aluno é instrumentalizado para que consiga se expressar e se manter informado de maneira crítica e reflexiva.
5. Cultura digital
Ter domínio dos recursos digitais é fundamental no mundo moderno. Assim, surge a necessidade de a escola preparar a juventude para que faça bom uso dessas ferramentas. Dessa maneira, se favorece o desenvolvimento individual e coletivo, além de os jovens aprenderem habilidades importantes para a nova sociedade.
6. Trabalho e projeto de vida
As experiências mais práticas e diversas permitem que os estudantes desenvolvam o autoconhecimento para que descubram seus interesses, potenciais e, assim, construam seu projeto de vida. Nesse sentido, a escola também é responsável por preparar os jovens para o ensino superior e para o mercado de trabalho, auxiliando na construção do seu currículo.
7. Argumentação
A argumentação é uma habilidade a ser estimulada na educação básica. Os estudantes precisam aprender a defender suas ideias com respeito, a partir de boas bases de informação. Desse modo, podem exercer seu protagonismo e cidadania de maneira ética e responsável.
8. Autoconhecimento e autocuidado
O autoconhecimento é muito importante em qualquer fase da vida e pode ser favorecido durante a educação básica. A escola precisa se esforçar para ajudar os estudantes a reconhecerem as próprias emoções e as das outras pessoas para que possam cuidar melhor de si mesmos e de todos à sua volta.
9. Empatia e cooperação
Conseguir trabalhar bem em equipe é necessário para a vida escolar e também na sociedade. A BNCC estabelece que o currículo deve desenvolver a empatia e a cooperação, para que os alunos valorizem a diversidade, se relacionem com respeito e sejam proativos.
10. Responsabilidade e cidadania
A escola e a sociedade estão conectadas. Dessa forma, a educação tem o papel de preparar os estudantes para a cidadania e para o compromisso com a dignidade humana. Assim, precisam adquirir uma postura ética, democrática, inclusiva, sustentável e solidária.
Como as instituições de ensino podem se adequar?
Como você pôde ver, a BNCC traz novos objetivos para a educação, que vão além do desenvolvimento intelectual — que não perdeu a sua importância. Ela não invalida os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), mas traz aprofundamento em relação às orientações.
O primeiro passo para adequar a instituição é conhecer o documento oficial com a versão final da BNCC. A partir dela, a comunidade escolar deverá elaborar as melhores estratégias para que as determinações sejam atendidas.
Dessa forma, a instituição precisa pensar nas estratégias para oferecer o que se espera aos alunos. Similarmente, também deve disponibilizar as condições para que os colaboradores atendam às orientações.
Assim, percebemos como a BNCC é um documento importante e trará grandes mudanças para a educação brasileira. É fundamental que todas as pessoas que trabalham com o ensino conheçam as novas orientações, bem como as famílias dos estudantes. Dessa forma, é possível melhorar a educação no País e beneficiar toda a sociedade.
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