gestão sustentável na escola

Gestão sustentável na escola: como implantar valores e práticas?

A sustentabilidade é um tema discutido há algum tempo em todo o mundo. O conceito de ser sustentável abrange as esferas ambiental, social e econômica, com o objetivo geral de fazer com que gerações futuras tenham benefícios nessas áreas sem prejudicarem sua saúde e o meio ambiente.

Se o que antigamente era um assunto que parecia um exagero de ambientalistas, nas últimas décadas tornou-se até uma exigência de muitos governos e instituições. Com o avanço em pesquisas, a comprovação e mensuração da realidade da mudança climática, o comportamento das pessoas também sofreu mudanças e suas demandas por viver em um mundo mais sustentável também.

Atender ao pedido da comunidade em que se insere, incluindo de seus alunos, em que o comportamento sustentável, muitas vezes, o acompanha desde a infância, é uma boa estratégia a ser trabalhada em gestão da instituição de ensino.

Por isso, a gestão sustentável na escola é pautada por valores e práticas que se tornam denominadores comuns na sociedade. Para saber como implantá-las, continue a leitura deste post!

O que é uma gestão sustentável na escola

A educação é a base para aprender como ser uma pessoa socialmente consciente. A prática de um conjunto de ações torna-se um hábito diário e é a partir da manutenção e melhoramento constante dessas práticas, que nos aproximamos de um cenário isento dos problemas sociais.

Para levantar essas estratégias e colocá-las em ação, é necessário um trabalho de gestão de pessoas e ambiente que, nesse caso, chamamos de gestão sustentável.

A gestão sustentável consiste em fazer a pesquisa e apuração dos gastos de manutenção da instituição de ensino e seus impactos ambientais. Então, reunir a equipe financeira e administrativa é o primeiro passo para ter essas informações e possibilidades claras, para fazer a conversão do que pode ser mudado no ambiente de ensino.

Qual a relação da gestão com os professores

O professor é o profissional da instituição que mais tem contato próximo com a comunidade acadêmica. Para o gestor, ele é um grande responsável para colocar em prática os acordos da instituição no cotidiano das aulas.

A gestão de professores deve acontecer de modo a não apenas relatar as novas ações a serem adotadas, mas também os integrando para que busquem novas ideias de implementação.

Os professores também podem usar a ecologia como base para o estudo de novos conteúdos sobre o tema, instigando a pesquisa dos alunos pelo ciclo ambiental e, até mesmo, agendando visitas técnicas em organizações que adotam políticas sustentáveis.

Qual é o papel dos alunos

Aprendendo essa nova política na escola, o aluno a leva para sua casa e vida social, disseminando os ensinamentos com toda a comunidade. O meio acadêmico realiza o efeito dominó sustentável: o que tem início no ambiente interno da escola, surte efeito no comportamento de consumo fora dela.

Essas ações também servem de estímulo à criatividade dos estudantes, que podem se interessar por irem além das práticas simples de consciência ambiental. No caso de Instituição de Ensino Superior, é possível investir na área de pesquisa sobre a sustentabilidade, que une a ciência por trás da busca de novas ideias.

Como começar uma gestão sustentável na escola

Além de reuniões de debates e o levantamento de informações, algumas práticas cotidianas podem ser inseridas, a fim de construir uma sólida gestão sustentável na escola.

Evite o desperdício

Espalhar plaquinhas pela escola com indicações para fechar bem as torneiras, apagar luzes, desligar ar-condicionado, computadores e usar folhas de rascunho para impressões, são boas formas de conscientizar os envolvidos e mitigar o impacto ambiental.

Outra prática eficaz é evitar o uso de copos descartáveis. Por isso, incentive a comunidade acadêmica a usar garrafas de água e xícaras próprias. Instalar filtros de água nos bebedouros para purificar a água encanada é um investimento em qualidade e também uma economia quando comparado ao uso de galões.

Faça o descarte adequado

Uma escola tem muitos tipos de materiais que são descartados e, para que a reciclagem correta de cada um seja possível, é preciso que o descarte seja feito corretamente, evitando a contaminação de materiais e sua impossibilidade de recuperação.

Para isso, um caminho é instalar um conjunto de lixeiras coloridas com nome do material e símbolo de cada um deles. Mas também é preciso, antes dessa instalação, certificar-se que a comunidade acadêmica faça uso correto dessas lixeiras.

Por exemplo, os zeladores precisam ficar atentos para fechar a sacola de cada material e não misturá-los na retirada.

Engaje a comunidade

Mais do que saber o que o aluno aprende na escola, participar mais ativamente da vida educacional aproxima pais e filhos, e também toda a comunidade acadêmica. É desenvolver ações para toda a comunidade, inserindo as pessoas que são ausentes da realidade e do cotidiano escolar.

Uma opção é criar campanhas que envolvam a cidade, como incentivar os alunos a coletar roupas, materiais escolares, brinquedos, remédios e alimentos para serem doados a pessoas carentes, e também ensinar como deve ser feito o descarte de cada material, inclusive pilhas, baterias e demais resíduos eletrônicos podem mover um grande número de pessoas.

A escola pode fazer parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs) que façam a coleta de resíduos sólidos e direcione-os para a reciclagem, ou ONGs que possam colaborar na doação dos itens coletados durante a campanha para famílias carentes.

Cultivar uma horta

O contato efetivo com o meio ambiente, não apenas por meio de boas práticas de reciclagem, mas também por proximidade com a natureza, é fundamental para o processo de aprendizagem sustentável.

Cultivar uma horta no espaço da escola, fazendo os alunos participarem ativamente do processo de preparo do solo, plantio, cuidado e colheita consciente, dá mais responsabilidade, além de ensinar a importância de uma alimentação saudável.

Com a colheita, os alunos podem levar seus alimentos para casa, compartilhar o conhecimento e desfrutar de um produto orgânico. Como a colheita precisa ser de forma consciente e o replantio necessário, o aluno aprende também a ser menos ansioso e pode até fazer sua própria horta em casa.

Incluir uma gestão sustentável de escola é mais do que apresentar uma boa imagem diante da comunidade acadêmica, da sociedade e do sistema educacional, é incluir, em seu histórico, valores que fazem diferença para a vida dos estudantes e para as inovações em modelos de ensino.

Com os resultados desse novo ambiente escolar, a instituição pode até captar mais investimentos para novas tecnologias, reter mais alunos, evitar evasão e, consequentemente, identificar os reflexos financeiros dessas ações.

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