educação 5.0

Educação 5.0: veja como colocar em prática na instituição de ensino

Educação 5.0 tem como foco o uso de novas tecnologias para proporcionar um ensino mais humanizado, com foco no desenvolvimento socioemocional dos alunos e soluções que melhorem a vida em sociedade.

A tecnologia já faz parte de nossas vidas em todas as esferas sociais — como trabalho, indústria e saúde — e não poderia ser diferente com a educação, que é a base da formação das pessoas. Neste post, vamos entender detalhadamente o que é a Educação 5.0, as diferenças em relação à educação 4.0 e como as instituições de ensino podem se preparar para colocá-la em prática. Confira!

O que é Educação 5.0?

Nas últimas décadas, assistimos a um crescimento exponencial da influência da transformação digital e das novas tecnologias no nosso dia-a-dia. A Inteligência Artificial, a Internet das Coisas, o processamento de dados e outras ferramentas foram incorporadas em nossas vidas e se tornaram essenciais nas rotinas das empresas.

A pandemia do Covid-19 acelerou o processo de transformação digital na sociedade, com as pessoas comprando, trabalhando e estudando de forma remota, devido a necessidade de isolamento social. Aulas online e ensino a distância que eram até então considerados uma tendência, se tornaram realidade, e todos tiveram que se acostumar com elas.

Mas além dos dispositivos tecnológicos, a pandemia deixou clara a necessidade de preparar o ser humano para as adversidades, com mais inteligência emocional — com colaboração de pessoas que saibam levar a transformação digital a ser uma ferramenta de transformação social .

E é exatamente isso que a Educação 5.0 é: uma corrente que une o conhecimento digital e tecnológico às habilidades sociais e emocionais humanas para promover o bem-estar.

Educação 5.0 envolve fatores específicos como:

  • Ver os alunos como agentes de mudança e envolvê-los ativamente no desenvolvimento;
  • Colocar as qualidades humanas no centro da educação, identificando habilidades e papéis que são melhor desempenhados pelos humanos (por exemplo, relacionados à inovação, criatividade, pensamento crítico, habilidades analíticas, design, compaixão etc.);
  • não olhar apenas as necessidades do mercado/empresa (empregabilidade), mas também as necessidades da sociedade e do aluno;
  • Oferecer uma educação ampla, tendo em mente a visão geral de como a oferta educacional se encaixa na trajetória geral de aprendizagem, mercado de trabalho e desenvolvimentos no mundo;
  • Ensinar os alunos a estarem atentos à sua interação com a tecnologia e, especificamente, a necessidade de manter uma boa saúde física e mental, e as possíveis consequências da exposição excessiva/inapropriada à tecnologia, incluindo o que pode ser feito sobre isso;
  • Garantir a liberdade de objetivos curriculares e resultados de aprendizado a partir de estruturas de qualificação convencionais para oferecer aprendizado personalizado e pessoal relevante.

Qual é a diferença entre Educação 4.0 e 5.0?

Na proposta da educação 4.0, o papel da tecnologia na educação é promover agilidade, precisão e facilidade de acesso ao conhecimento na instrução. A ideia principal é inserir tecnologias da Indústria 4.0 — Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, aprendizado de máquina, gamificação e outras — em instituições de ensino

O objetivo é aproximar a educação dos avanços tecnológicos já utilizados pela sociedade e pelas empresas, além de criar uma comunicação mais direta com as novas gerações, que não conseguem mais viver sem tecnologia.

Educação 5.0 é o resultado dessa ideia, que não descarta as propostas da Educação 4.0, mas agrega uma perspectiva mais humana à aprendizagem, incluindo habilidades sociais e emocionais para promover menor impacto ambiental com maior saúde e segurança.

Quais são os benefícios da Educação 5.0?

Se os baby boomers e as gerações X e Y tiveram uma educação baseada no conhecimento técnico para a formação profissional, a Geração Z e Alpha agora têm acesso à Educação 5.0.

As instituições de ensino que conseguem introduzir este aspeto na sua filosofia de ensino e processos de gestão podem desenvolver, para além do conhecimento técnico, competências como:

  • Trabalho colaborativo;
  • Melhor relacionamento interpessoal, empatia e tolerância à diversidade;
  • Criatividade;
  • Redução nos conflitos de gestão;
  • Comunicação mais fluida.

Como aplicar a Educação 5.0 nas instituições de ensino?

A Educação 5.0 pode ser aplicada a todos os tipos de instituições: públicas e privadas, desde a educação básica até a pós-graduação. Veja abaixo o que é necessário para implementar essa filosofia em sua instituição.

Invista em tecnologias educacionais

Muitas instituições de ensino estão paradas no tempo quando o assunto é tecnologia. Mesmo quando possuem software de gestão, essas plataformas nem sempre são integradas e os processos pedagógicos e administrativos são mantidos separados.

Incentive a capacitação dos professores

Muitos professores não se atualizam em relação às novas tecnologias e metodologias de ensino e ainda lecionam como aprenderam no início de suas carreiras. Para direcionar os olhares para a Educação 5.0, é fundamental que os docentes sejam capacitados tendo como foco essa nova perspectiva educacional. Se antes o foco era desenvolver habilidades técnicas nos alunos, agora é focar em soft skills.

Facilite a comunicação com pais e alunos

Um dos processos que contribuem para a humanização e aproximação da sociedade é a desburocratização da comunicação. Retire o máximo de barreiras possíveis que possam existir entre a sua instituição e o seu público-alvo — pais e alunos.

A utilização de uma plataforma educacional, com app do aluno, chatbot e outras facilidades, podem estreitar ainda mais a relação da instituição com eles, facilitando esse entendimento necessário para as mudanças sociais.

Como uma plataforma de gestão educacional pode ajudar nesse processo?

Por onde a escola pode começar a se preparar para aplicar a educação 5.0 em seu contexto? Adotando ferramentas que facilitem a comunicação e o acesso às demandas de pais, alunos e colaboradores.

Nesse cenário, a utilização de uma plataforma de gestão da educação se torna essencial. Sua principal função é unificar os processos instrucionais e pedagógicos com as operações acadêmicas como um todo.

Uma plataforma integrada pode coletar, processar e analisar dados em todos os processos e fornecer um gerenciamento de nuvem unificado, que facilitará, entre outras coisas:

  • Atração e retenção de alunos;
  • Matrícula e rematrícula;
  • Ações de marketing e relações-públicas;
  • Gerenciamento de documentos e dados;
  • Gestão de RH;
  • Gestão financeira;
  • Atendimento e comunicação institucional.

As operações integradas permitem cuidar da saúde da gestão financeira da sua instituição, tornar as operações mais ágeis, enxutas e menos burocráticas e melhorar a experiência dos alunos por meio de uma comunicação digital e mais personalizada.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é Educação 5.0 e a importância dessa filosofia para aliar a educação dos nativos digitais às demandas sociais. Embora a tecnologia não seja o ponto central para a implantação desse conceito, ela agiliza e facilita a integração dos agentes educacionais com os educandos, dando mais fluidez e agilidade para a implementação das ações necessárias.

Gostou do post? Então, curta as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin, e receba em primeira mão todas as nossas novidades.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros