Geração Z e Alpha: quais as suas semelhanças e diferenças?
As mudanças geracionais impõem novos desafios e provam a necessidade de constante atualização de todos os profissionais que lidam com o público, pois não estão lidando com grupos estáticos. Na área educacional essa atualização é de suma importância em uma momento em que temos duas gerações convivendo nos ambientes: a geração Z e a Alpha.
A presença dessas gerações nas instituições de ensino exige uma modernização em todos os processos de aprendizagem e gestão , com mecanismos que contribuam para que esse jovem assuma seu protagonismo na sociedade em que vive. No entanto, é importante saber que as mudanças para atender a esse público não podem ficar restritas apenas às salas de aula. Elas devem estar presentes na cultura organizacional — na gestão, diretoria, sistema de ensino, recepção, pedagogia etc.
Neste post, vamos entender um pouco mais sobre essas duas gerações, entendendo suas diferenças e semelhanças na relação com o aprendizado. Confira!
Quais são as principais características da geração Z?
A geração Z é formada por pessoas que nasceram entre meados da década de 1990 e 2010, ou seja, é a primeira geração que cresceu em um ambiente digital e conectado. Parte dessa geração ainda está na escola ou faculdade e uma parte já entrou no mercado de trabalho.
Como são jovens que não compreendem uma vida sem internet, são também conhecidos como nativos digitais. Por ter convivido com a geração anterior, a geração Y, que ainda tinha experiências analógicas na infância e juventude, os primeiros membros da geração Z viveram a transição do ambiente escolar mais tradicional para o início da aplicação de mudanças nas estruturas corporativas e educacionais.
A necessidade de aderir recursos tecnológicos aos modelos de aula tradicionais, foi o marco dessa transição para a geração e o processo de modernização do ensino avança na busca por maneiras de canalizar as informações volumosas que a internet oferece, de maneira organizada e com objetivos claros.
O foco dessa transição é preparar o ambiente escolar para a geração seguinte, que não consegue mais separar o mundo real do digital.
Quais são as características da geração Alpha?
Geração formada por crianças nascidas a partir de 2010, ou seja, depois do “boom” das redes sociais e dos smartphones, têm uma relação muito intuitiva com as tecnologias. Não é raro vermos crianças que demonstram intimidade com smartphones ou tablets antes mesmo de aprenderem a falar, são crianças que terão seu crescimento registrado por meio de vídeos e fotos compartilhados em tempo real.
Diferentemente da geração anterior, que ainda passou pelo modelo tradicional de ensino, com inserção pontual da tecnologia, a geração Alpha dificilmente aceitará o modelo antigo de sala de aula, com aluno enfileirado copiando o que um professor escreve no quadro. Não tem como esse cenário analógico competir com os inúmeros estímulos que a tecnologia propõe, por meio de vídeos, animações e jogos. Seria quase como propor uma volta no tempo.
Essa geração não entende o conhecimento recebido de forma passiva, pois vivem em uma realidade em que a produção de conteúdo é facilitada, ou seja, são estimulados a participar do processo, não apenas receber. Essa sinergia fará da geração Alpha grande produtora de conteúdos, produtos e serviços digitais do que a geração anterior.
Como vimos, as gerações Z e Alpha não se adaptam a metodologias tradicionais de ensino e de comunicação entre escola e alunos/pais. Cabe às instituições de ensino utilizar a tecnologia ao seu favor para atrair e reter os alunos dessas gerações, por meio do uso de novas ferramentas.
O Lyceum oferece recursos digitais que permite que as instituições de ensino se aproximem dos alunos das gerações Z e Alpha. Ferramentas como Diploma Digital, Acervo Acadêmico Digital, App do aluno e o Chatbot, colocarão de vez a sua instituição imersa na transformação digital, tornando a relação com o aluno mais fluida, simplificada e direta.
Gostou do post? Quer saber como ter acesso às ferramentas digitais do Lyceum em sua instituição? Entre em contato conosco e conheça nossos diferenciais.