Acervo Digital

Saiba como montar um acervo digital de qualidade para sua escola

Como a transformação digital emergiu também na área de Educação, oferecendo mais recursos ao ensino e modificando significativamente a maneira de se ministrar uma aula, as escolas precisam garantir uma infraestrutura de boa qualidade para alunos e professores.

Entre as inúmeras soluções pedagógicas e de gestão educacional, sua instituição de ensino também deve considerar a construção de um acervo digital, acessível a toda a comunidade escolar.

Assim como sua biblioteca física, os acervos digitais são bancos de dados online de objetos digitais. Eles podem conter uma variedade de formatos, como imagem, texto, áudio ou vídeo, e podem ter nascido digitais ou sido digitalizados.

A função do acervo digital é múltipla, desde consulta para pesquisas e organização de documentos para estudos até a preservação do patrimônio intelectual da escola ― tudo online e, praticamente, sem risco de perdas.

Se você ainda não tem um acervo digital na sua escola, confira este artigo e entenda por que vale investir nesse banco de dados educacional.

Qual é a importância de um acervo digital de boa qualidade para a escola?

Investir em um acervo digital significa que sua escola oferecerá, especialmente a alunos e professores, a oportunidade de acessar os recursos de que precisem para estudo e preparação de aulas, além de materiais ricos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, 24 horas por dia, não importa onde estejam.

Um acervo digital vai muito além de uma biblioteca digital. Na verdade, trata-se de um banco de dados que podem incluir os mais diferentes recursos, incluindo jogos, aplicativos e até ferramentas de aulas online. Dessa maneira, todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem são beneficiados por uma gama de conteúdos pedagógicos.

Veja algumas vantagens de contar com um acervo digital.

Infinidade de espaço

Enquanto as bibliotecas físicas são limitadas às suas instalações — às vezes comprometendo a aquisição de novos títulos por falta de espaço —, o acervo digital é ilimitado.

Como as bibliotecas digitais dependem do armazenamento em nuvem (tecnologia de cloud computing), milhares de arquivos ficam disponíveis sem ocupar espaço em nenhum prédio.

Facilidade de acesso

Desde que os alunos ou professores tenham acesso a um dispositivo, como tabletssmartphones ou computadores conectados à Internet, os recursos estarão disponíveis em qualquer lugar. Ninguém precisa perder tempo indo e voltando de uma biblioteca física — em vez disso, é possível solicitar o documento desejado de forma online.

Recuperação do material

Sabe aquele antigo problema de materiais serem retirados e nunca mais devolvidos — ou retornarem danificados? Isso não acontece no caso de um acervo digital. Mesmo que, por algum descuido, um material se perca, é possível contar com backups e outros itens de recuperação de dados.

Ao optar por uma plataforma online, você pode contar com vários recursos de armazenamento, rede e computação, que garantem ainda mais segurança ao acervo.

Prevenção da deterioração

Documentos históricos da instituição ou itens raros do acervo físico podem ser digitalizados — isso evita o constante manuseio, que pode deteriorá-los seriamente. Dessa maneira, você continua disponibilizando esses materiais à comunidade escolar, mas os originais ficam guardados, garantindo sua preservação.

Redução de custos

Outro ponto que merece atenção é a redução de custos. Embora a escola tenha que pagar licenças para a utilização de muitos dos materiais, o orçamento para a aquisição de títulos tende a ficar mais em conta, já que livros digitais costumam ser mais baratos.

Além disso, custos com manutenção, energia, maquinário e até recursos humanos tendem a diminuir, pois o serviço de biblioteca fica muito mais otimizado.

Quais são as dicas para criar um acervo digital?

Agora que você já compreende os motivos pelos quais a sua escola não pode ficar sem um acervo digital, é hora de conhecer algumas dicas para implementá-lo.

Escolha uma plataforma multiformatos

Quanto maior for a variedade de recursos de sua biblioteca digital, mais chances você terá de promover o engajamento dos alunos. Vale lembrar que a atual geração de estudantes já nasceu em um mundo digitalizado, por isso, quanto mais diferentes forem os formatos de conteúdo de seu acervo digital, mais atraente será o processo de ensino-aprendizagem.

Além dos multiformatos, verifique se a plataforma escolhida também oferece recursos de comunicação. Isso inclui desde chats e emails para os bibliotecários até recursos de envio de SMS ou digitação por voz.

Confira os recursos de acessibilidade

Lembre-se que a plataforma do seu acervo digital precisa ser inclusiva para pessoas com deficiência e que necessitem de atendimento educacional especializado. É necessário, portanto, verificar quais recursos de acessibilidade estão disponíveis. Alguns deles são:

  • text-to-speech ― digitação por voz;
  • ampliação de fonte;
  • ferramenta de realce na busca de termos;
  • marcadores de página;
  • anotações em tempo real.

Escolha conteúdos atraentes

Todos os materiais pertencentes ao seu acervo digital precisam, de fato, atender aos interesses e às necessidades de alunos e professores. Por esse motivo, é extremamente importante fazer a curadoria de uma variedade de conteúdos e recursos digitais que atendam às diversas faixas etárias e perfis de estudantes e do corpo docente.

O objetivo é que os conteúdos contribuam com o desempenho escolar e favoreçam a construção de uma aula mais rica.

Recomendações de conteúdo

Um ótimo recurso para deixar sua biblioteca digital ainda mais atraente são as recomendações de conteúdo. Basicamente, a plataforma utiliza recursos de inteligência artificial e aprende com as interações dos usuários, oferecendo sugestões de conteúdo personalizadas. Isso é muito útil para impulsionar o hábito da leitura e ajudar os alunos a expandirem seus conhecimentos.

Ressignifique sua biblioteca física

Mesmo se quiser reduzir custos, não elimine sua biblioteca física, afinal, vários itens, como jogos, materiais matemáticos, livros infantis e protótipos de todo tipo integram o espaço.

O ideal é manter uma biblioteca física trabalhando ao lado da digital ― uma complementando a outra. Além disso, o espaço de leitura pode ser ressignificado por meio da realização de projetos literários, atividades de incentivo à leitura, entre outros programas.

Vale lembrar, também, que a biblioteca física pode conter salas de estudo e computadores para pesquisa, nos quais os alunos utilizarão o acervo digital.

O acervo digital segue as tendências da Educação 4.0. Ao criar sua biblioteca digital, você ajuda os alunos a se tornarem melhores leitores e, idealmente, a desenvolverem habilidades de pensamento crítico.

Além das proficiências técnicas, a nova biblioteca deve ajudar a fomentar o gosto pela leitura nos alunos, com mais acesso aos documentos de que precisam. Por fim, o acervo digital favorece a interdisciplinaridade, visto que conectar diferentes assuntos se torna mais fácil. Com um ou dois cliques, um novo mundo é desvendado.

Quer ficar por dentro das tendências da Educação e novas tecnologias? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos com exclusividade diretamente no seu email!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros