retorno sobre investimento

Como calcular o retorno sobre investimento na gestão educacional?

A gestão de uma instituição de ensino requer cuidado com diversos aspectos, sendo fundamental analisar cada estratégia com atenção. O retorno sobre investimento na educação é um indicador relevante para a tomada de decisão, trazendo informações importantes.

Para utilizar essa métrica de maneira correta, é importante saber como o cálculo é feito e o que deve ser considerado. Com as informações que ela oferece, é possível otimizar os investimentos feitos, trazendo grandes benefícios para a tomada de decisão.

Neste artigo, vamos entender o que é retorno sobre investimento, como calculá-lo e sua importância para as instituições de ensino. Além disso, mostraremos como aumentar esse indicador na gestão educacional. Continue a leitura!

O que é retorno sobre investimento?

Uma das métricas mais utilizadas para avaliar os investimentos de uma organização é o ROI (Return On Investment). Esse cálculo é realizado para mensurar o grau de retorno obtido com cada investimento.

De modo geral, ele faz uma análise entre o dinheiro investido e o valor recuperado em cada investimento realizado. Dessa maneira, ele pode ser calculado em diferentes projetos e processos implementados em uma instituição ou analisado de maneira geral.

A implantação de um novo curso ou um novo turno, por exemplo, são oportunidades para medir o ROI. Essa análise facilitará o entendimento sobre as finanças, sendo mais simples entender se determinados projetos valeram a pena ou se devem ser interrompidos.

Como ele pode ser calculado?

Existem diversas maneiras de calcular o ROI, mas a fórmula mais comum é bastante simples. É preciso diminuir o ganho final pelo investimento inicial. Depois disso, é necessário dividir pelo investimento inicial. Por fim, basta multiplicar o resultado por 100 e chegar a uma porcentagem. Sendo assim, a fórmula fica:

  • ROI = [(ganho final – investimento inicial) / investimento inicial] x 100

Para que os resultados sejam eficientes, é necessário considerar os valores referentes às receitas, que representam o ganho final. Já o investimento inicial precisa considerar todos os custos envolvidos em determinado projeto.

De que maneira é possível avaliar os resultados?

A avaliação dos resultados do ROI deve ser feita com bastante cautela, pois esse indicador não apresenta uma conclusão, mas traz informações interessantes. No momento da análise, é importante considerar diversas variáveis que influenciam diretamente o resultado.

É preciso pensar o que foi ou não feito que poderia transformar diretamente o resultado, como uma ação de marketing. Também é importante avaliar quais foram os pontos positivos, como os concorrentes investem nessa área e comparar os resultados com os do mercado educacional.

Esses questionamentos e consideração ajudam a produzir o planejamento para novos investimentos, otimizando as estratégias em novas empreitadas. Desse modo, é possível saber o que deve ser feito para que o ROI seja ainda mais satisfatório e como agir para que isso se torne uma realidade.

Qual a importância desse indicador para a gestão educacional?

O ROI é muito importante para qualquer instituição, trazendo benefícios variados para a gestão. Conheça alguns deles!

guia da gestão educacional

Ajuda a avaliar os resultados financeiros

Analisar o ROI é uma forma de mensurar os resultados financeiros. Desse modo, é possível analisar se o investimento feito em determinado recurso trouxe o retorno esperado, otimizando o controle das finanças.

Contribui na tomada de decisão

Outra vantagem de trabalhar com esse indicar é utilizar suas informações para melhorar a tomada de decisões. Com a mensuração do ROI, é possível ter mais certeza e segurança para investir em novos projetos ou esperar um momento mais adequado para essa inovação.

Mede a eficiência das estratégias

O ROI é uma ferramenta de gestão que mede a eficiência de novas estratégias, mostrando como elas afetaram a instituição. Para ter um parâmetro interessante e aplicável, é fundamento utilizá-lo com certa frequência, pois isso permite comparações entre diferentes resultados.

Sendo assim, é possível verificar quando uma nova estratégia não está trazendo o retorno almejado, o que permite traçar ações para trazer mais eficiência ao investir em uma nova estratégia.

Como aumentar o retorno sobre investimento na educação?

Quando uma instituição realiza um novo projeto, ela espera que o retorno seja positivo. Algumas ações ajudam a melhorar o ROI, produzindo um resultado satisfatório. Confira o que pode ser feito!

Investir em marketing

As estratégias de marketing são importantes em qualquer organização, sendo que na área educacional elas também são relevantes. Ao investir em um novo curso, por exemplo, é preciso divulgá-lo de maneira competente para que o retorno seja equivalente ao que foi planejado.

Para garantir um bom retorno, é preciso pensar em estratégias de marketing digital e presencial, pois elas contribuirão na atração de novos alunos. Essa ação aumentará o ROI desse novo projeto, melhorando os resultados da instituição.

Otimizar os processos

Outra forma de melhorar o ROI é otimizar os processos. Isso significa trazer mais eficiência e agilidade para atividades essenciais, trazendo mais qualidade para o que é oferecido aos estudantes.

A otimização dos processos também contribui para a redução dos custos, o que automaticamente beneficia o ROI. Portanto, vale a pena treinar os profissionais e adquirir ferramentas que contribuam com a eficiência das atividades institucionais.

Investir em tecnologia

Outro aspecto que facilita o aumento do ROI é a utilização da tecnologia. O uso de ferramentas e recursos tecnológicos traz diversos benefícios para a instituição, tornando-a mais atraente para os estudantes. Por meio deles, é possível aumentar a agilidade e a eficiência dos processos.

Além da modernização de equipamentos, é relevante investir na otimização dos procedimentos. Com o auxílio de um sistema de gestão, por exemplo, é possível analisar os principais indicadores, como o ROI, e melhorar os resultados.

Neste artigo, mostramos como o retorno sobre investimento na educação é um indicador relevante e que pode trazer informações que facilitam a tomada de decisão em uma instituição de ensino superior. Por meio dessa métrica, é possível encontrar pontos fortes e fracos de um projeto e otimizar a implementação de um novo recurso. Portanto, vale a pena analisar esse número e melhorar os resultados da sua instituição.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para entrar em contato conosco e veja como podemos contribuir para melhorar o ROI da sua instituição!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros