estratégias de marketing digital

A importância de uma estratégia de Marketing Digital para IES

Nunca foi tão fácil criar conteúdo relevante e de qualidade quanto é hoje, em plena transformação digital.

Isso gerou uma demanda gigante no mercado digital. De um lado, consumidores sedentos por informações, e, de outro, produtores de conteúdo prontos para suprir essa demanda.

Para as instituições de ensino formais isso pode abrir tanto uma nova oportunidade quanto um risco.

Afinal, são novos concorrentes surgindo em um mercado completamente diferente do tradicional. A IES que não se movimentar rapidamente para atuar nesse cenário desafiador pode perder espaço rapidamente.

A melhor forma de matar dois coelhos com uma cajadada só por enfraquecer a concorrência e captar mais alunos para a sua instituição é criar uma estratégia de marketing digital.

Ainda não está convencido disso? Então veja por que a sua IES precisa muito do marketing digital e entenda como criar uma máquina de captação de alunos.

funil de captação de alunos

7 provas de que a sua IES precisa muito do marketing digital

Se a sua IES chegou ao sucesso sem nunca investir ativamente em marketing digital até hoje é normal que você não veja isso como uma necessidade.

Mas já ouviu falar na transformação digital? Esse fenômeno trouxe mudanças radicais para todos os setores da sociedade, e não é diferente com o ensino superior.

E o risco de achar que os métodos que sempre funcionaram continuarão dando certo é perceber tarde demais que é preciso mudar.

Foi isso que aconteceu com empresas como a Blockbuster, que deixou de inovar e viu seus clientes migrarem em massa para a Netflix.

Leia também: 9 coisas que você precisa fazer antes de investir em marketing digital

Para que o mesmo não aconteça com a sua IES, veja 7 fortes motivos para usar o marketing digital:

1. É onde seu público está

Só no Brasil há 116 milhões de pessoas conectadas à internet, segundo pesquisa do IBGE. Sabe o que isso tem a ver com o seu negócio?

É altamente provável que a sua Persona ideal esteja, neste exato momento, navegando em diferentes canais digitais, pronto para encontrar uma solução como a sua.

Saber que o setor de educação tem crescido tanto com infoprodutos valida essa hipótese de forma ainda mais ampla.

Leia também: Como usar o conteúdo gerado pelos alunos para marketing

2. Já está provado que marketing digital dá resultados

Existem muitas estatísticas e dados para comprovar que o marketing digital dá resultados, ainda mais quando comparado com certas práticas tradicionais de captação de alunos.

Entre elas, podemos destacar que o marketing de conteúdo é até 62% mais barato e 3x mais eficaz.

Além disso, a pesquisa EduTrends revelou um dado especial para instituições de ensino: empresas deste setor que investem em marketing digital geram até 9,5x mais leads.

Leia também: 9 coisas que você precisa fazer antes de investir em marketing digital

3. Não há chance melhor de mostrar do que sua instituição é capaz

Do ponto de vista lógico, também faz todo o sentido aplicar o marketing digital, pois ele se baseia em educar e gerar valor por toda a jornada do estudante.

Então, é sua melhor chance de mostrar do que a sua IES é capaz de fazer pelos alunos, e como a vida deles pode mudar para melhor com os cursos e a metodologia que a instituição oferece.

Leia também: Growth hacking para IES: o passo a passo para crescer exponencialmente

4. É perfeito para atrair os alunos ideais

Outra vantagem de usar a educação no processo de marketing é que isso ajuda a filtrar os possíveis e separar quem tem realmente o perfil ideal, ou seja, quem pode se beneficiar de verdade dos seus cursos.

Algumas pessoas podem ver isso como algo ruim, mas captar alunos que não tem um bom encaixe com seus princípios, metodologia e filosofia de ensino só vai gerar dor de cabeça depois.

O que a sua IES quer é atrair as pessoas certas, e não apenas uma grande quantidade de alunos. E o marketing digital é perfeito para esse trabalho.

Leia também: Marketing para IES: saiba como tornar os alunos defensores da sua marca

5. A estratégia é mensurável e adaptável

Dá para saber o desempenho de cada detalhe da sua estratégia digital, o que é um grande trunfo para evitar o desperdício de tempo e dinheiro.

Por meio de ferramentas de análise, é possível acompanhar todos os indicadores mais importantes para o sucesso do seu planejamento de marketing.

Ao encontrar problemas rapidamente, é só reunir a equipe e fazer os ajustes necessários. Se algo deu muito certo, é possível multiplicar o investimento e ver ainda mais resultados.

Leia também: Entenda a importância de ter indicadores de desempenho na plataforma de gestão educacional

6. O custo-benefício é motivador

A relação custo-benefício do marketing digital é outra boa notícia para quem ainda não tem certeza se esse é um bom investimento.

E isso faz todo o sentido quando levamos em conta os resultados comprovados e a possibilidade de medir tudo, como já vimos.

É verdade que algumas estratégias, como o marketing de conteúdo, exigem paciência. Mas a proporção entre investimento e retorno é excepcional.

Leia também: Quanto custa um aluno? Aprenda a fazer esse cálculo!

7. Ajuda a fortalecer o processo comercial

Mesmo que você já tenha um processo comercial de prospecção ativa, o marketing digital ainda não deve ser descartado.

Isso porque marketing e vendas não são rivais, pelo contrário: trabalham juntos pelo mesmo objetivo, que é captar alunos.

Quanto melhor for a sua execução do marketing digital, mais leads conseguirá gerar para o seu time comercial. Além disso, os leads já chegarão mais educados e qualificados, o que aumenta as chances de conversão.

Leia também: 12 Dicas para Captação de Alunos em Instituições de Ensino Superior

4 canais de marketing digital para criar sua máquina de captação de alunos

Quando falamos em marketing digital é vital ter foco claro nos objetivos de negócio.

No caso de uma IES, nada é mais importante do que captar alunos, e não faltam canais digitais para ajudar você a criar uma verdadeira máquina de captação.

Veja os 4 principais e por que são tão úteis:

1. Blog

O blog é o canal direto da sua empresa para educar os possíveis alunos e tirar todas as dúvidas que eles talvez tenham e que poderiam atrapalhar a decisão de se matricular.

Além disso, falamos sobre como o marketing de conteúdo é poderoso para atrair tráfego, gerar leads e impulsionar vendas, e criar um blog é essencial, por ser o principal canal dessa estratégia.

2. Redes sociais

Você ainda acha que as redes sociais não são um bom canal de atração e relacionamento com o público?

Se pensa assim, vai mudar de ideia ao saber que instituições que publicam nas redes sociais recebem 10x mais visitas do que as que não fazem isso. Essa informação é da EduTrends, já citada.

3. E-mail

O e-mail é um dos canais mais interessantes para nutrir leads, pois ainda é usado diariamente pela maioria das pessoas e não tem a competição feroz das redes sociais.

O melhor de tudo é que essa nutrição pode ser automatizada, e as instituições que fazem isso geram até 3,7x mais leads do que as outras sem gastar tempo enviando e-mails manualmente.

4. Eventos online

Eventos são boas oportunidades de ganhar visibilidade, mas você não precisa se limitar aos acontecimentos presenciais.

Participar em eventos online que se encaixam com a proposta da sua instituição pode ser tão bom para gerar leads quanto qualquer feira educacional.

Mais ainda, por que não tomar a iniciativa e promover o seu próprio evento do tipo? Vai dar mais trabalho, mas sua IES será vista como referência e conseguirá resultados ainda melhores.

Do que uma IES precisa para começar a investir em marketing digital

Agora que você se convenceu do poder do marketing digital e está disposto a usá-lo para captar alunos, deve estar se perguntando o que é preciso para dar os primeiros passos.

Nesse caso, vai gostar das dicas abaixo para te ajudar a começar a sua operação de marketing sem demora:

Equipe responsável

Não é que você precise de um time grande mobilizado logo no início do planejamento. Mas é essencial saber quem serão os responsáveis pelo marketing.

Nem que seja só uma ou duas pessoas, o importante é ter essa definição, pois é isso que vai ajudar a saber que tipo de estratégias vale a pena seguir a princípio.

Em vez de montar um time grande para isso, considere terceirizar alguns serviços de marketing para parceiros qualificados.

Treinamento especializado

O time de marketing, assim como os profissionais de vendas, precisa receber treinamento especializado e contínuo sobre marketing digital.

Sem treinamento, seu time não vai entender o comportamento do público, não saberá como abordá-lo de maneira eficaz e jamais conseguirá criar uma máquina de captação de alunos.

E como oferecer esse treinamento? Há várias maneiras, como contratar um coach de vendas ou investir em cursos de marketing digital.

Persona definida

Por último, mas não menos importante, vem a definição da persona. Qualquer empreendimento que deseja ter sucesso com o mundo digital deve entender que os esforços precisam ser altamente segmentados.

Montar uma estratégia de marketing digital para a sua IES é o melhor investimento que você pode fazer. Comece o quanto antes, pois os resultados levam algum tempo para aparecer, mas podem render frutos por um bom tempo.

E não se esqueça de seguir as dicas que viu aqui e estará no caminho certo para montar sua máquina de captação de alunos o quanto antes.

A geração de leads no ambiente digital tem relação direta com o funil de marketing. Não sabe como usá-lo na sua IES? Então veja tudo sobre o assunto agora!

*Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros