Entenda como funciona o Painel de Inteligência Educacional

Atualizado em

Quando buscamos um sistema de gestão para gerir a nossa instituição de ensino, estamos em busca da melhor opção do mercado. Se essa solução apresenta diversas formas visuais de acompanhar o faturamento e ainda aprimorar o gerenciamento de todas pessoas vinculadas, melhor ainda. Esse é o caso do Painel de Inteligência Educacional, presente no sistema de gerenciamento Lyceum.

Essa funcionalidade é tão rica que mereceu até mesmo um artigo inteiro sobre ela. Acompanhe a leitura do artigo e saiba do que se trata essa ferramenta e quais são as suas aplicações!

Entenda o que é o Painel de Inteligência Educacional

O Painel de Inteligência Educacional é uma ferramenta que tem como principal função prover informações imediatas aos gestores sobre a instituição de ensino, por meio de dados relevantes para os coordenadores. Ele se desdobra em outros painéis específicos, que explicaremos agora.

Painel de captação

Por meio do painel de captação, a instituição verifica a quantidade de alunos capturados pelas estratégias de atração da escola — isto é, os estudantes que se matriculam utilizando portais on-line ou presencialmente.

O interessante é que a instituição consegue verificar quantas vagas foram preenchidas em termos absolutos ou em termos relativos. Além disso, é possível realizar comparações entre períodos para mensurar tendências de crescimento. Um exemplo: o quanto se alterou a captação em 2019, em relação a 2018?

Painel voltado para o alunado

Já essa opção identifica a quantidade de alunos que estão matriculados, além dos que cancelaram ou trancaram o vínculo no período letivo atual. É importante notar que essa informação é segmentada por turno, unidade física e curso, o que facilita a visualização.

É possível comparar o período atual de acordo com os anteriores, trazendo uma visão completa de dados quantitativos dentro da instituição.

Painéis de rematrícula

O período da rematrícula é muito importante para os envolvidos, já que engloba a captação dos alunos ingressantes e a própria renovação dos estudantes já vinculados. Assim, nesse momento, o gestor precisa acompanhar esses números de perto.

Isso porque se torna mais fácil, para o gestor, acelerar (ou, no mínimo, facilitar) a renegociação dos débitos dos alunos. Nesse painel, há indicadores relacionados aos respectivos períodos letivos, mostrando, também, as performances dos estudantes dentro de cada disciplina.

Além disso, há a quantidade de alunos aprovados, reprovados, suas respectivas médias de nota e a faixa de frequência. Dessa forma, o gestor acadêmico consegue ter uma ideia comparativa das performances dos alunos entre os cursos, professores, disciplinas e unidades.

Também há a parte de operações, onde é possível medir a eficiência dos processos. Assim, sabe-se quais são os processos mais críticos, quanto tempo cada modelo de processo leva, quais são os gargalos e quantas requisições se tem por mês.

Desse modo, o gestor consegue monitorar se os alunos têm um atendimento adequado e se a central está bem dimensionada.

Painel voltado para a avaliação institucional

Aqui, são coletadas informações diversas do alunado, dos coordenadores, dos professores, da comunidade em geral e dos candidatos de processos seletivos para avaliar a qualidade dos docentes, das disciplinas e das instalações físicas. Essas informações são coletadas em gráficos e apresentadas em um painel.

A partir daí, o painel organiza essas informações e disponibiliza para que as comissões permanentes possam realizar a avaliação institucional, exigida pelo MEC.

Painéis financeiros

Esses painéis mostram quanto exatamente está sendo arrecadado pela instituição, as bolsas concedidas e os dados relacionados à variação na arrecadação.

É possível, ainda, avaliar se o percentual das bolsas está alinhado ou desalinhado com a faturação obtida. Assim, os gestores obtêm informações precisas para considerar suas medidas e tomar ações futuras.

Confira como ele pode ajudar o gestor educacional

As informações geradas pelo Painel de Inteligência Educacional podem ajudar os gestores apresentando informações quantitativas. O gestor passa a conhecer melhor a demografia da organização, a identificar distorções e a realizar medições comparativas. Ele consegue, também, medir o impacto dos investimentos e dos projetos executados.

Podemos exemplificar de forma prática: se, em uma unidade da instituição com medidas diferentes de captação, o gestor consegue comparar essa política com aquelas determinações aplicadas nas demais unidades. Além disso, ele consegue determinar os números de acordo com anos anteriores.

Isso ajuda em duas questões: na tomada de decisões e no monitoramento. O recebimento on-line é outro diferencial; alunos ou pais que desejam vincular seus filhos à instituição podem enfrentar problemas no pagamento da matrícula. Nesses casos, o gestor consegue verificar se há algo errado no painel ao relacionar a quantidade de pessoas que se cadastraram, mas não fizeram o pagamento da matrícula. Assim, medidas podem ser tomadas rapidamente.

É possível monitorar os indicadores para identificar distorções, de forma precisa. Os gestores e desenvolvedores podem acompanhar os alunos em determinadas unidades, caso encontrem problemas no sistema que estejam prejudicando a captação.

Portanto, o sistema é eficiente tanto em monitoramento como em análise. Ele ajuda a fazer a gestão da permanência de alunos de forma ágil e simplificada.

Conheça as possibilidades que o sistema Lyceum oferece

O Lyceum é um sistema de gestão educacional especialmente desenvolvido para facilitar a gestão em diferentes instituições de ensino. Isso é realizado por meio da gestão do aluno, desde a entrada até o momento em que ele conclui a sua formação e deixa aquele ambiente.

O sistema conta com diferenciais significativos, como o auxílio e o acompanhamento da vida financeira do aluno. Tal monitoramento também se estende à instituição, o que torna mais fácil a administração de questões como a gestão de recebíveis, bolsas de estudo, financiamentos estudantis, entre outros.

Como se não bastasse, o Lyceum também conecta e simplifica o relacionamento dos participantes com a comunidade acadêmica como um todo. Todo esse serviço é realizado por meio de portais intuitivos, garantindo uma interação otimizada entre os gestores, alunos, professores e pais dos estudantes.

É importante notar que esse tipo de dinâmica facilita a visualização de indicadores especiais dedicados à tomada de decisão, já que o sistema cuida do mapeamento necessário de todos os envolvidos em uma instituição de ensino.

Além disso, o Lyceum proporciona a redução de custos. Esse corte nos gastos é proporcionado por meio da digitalização de processos, o que elimina a necessidade de retrabalho em atividades que eram inteiramente manuais.

Com a redução de custos, vem também um ganho significativo na agilidade dos processos. Isso porque o aluno passa a contar com o acesso direto aos serviços, por meio de dispositivos móveis e aplicativos, por exemplo. Desse modo, o seu smartphone o habilita a consultar as suas informações.

Como você pôde perceber, o Painel de Inteligência Educacional oferece aos gestores uma visão completa sobre o desempenho da instituição e sobre a performance dos alunos e dos cursos ofertados. Além disso, a otimização dos processos de captação é outro atributo estratégico do Lyceum.

Interessou-se pelo nosso sistema de gestão educacional? Ficou com alguma dúvida e gostaria de esclarecê-la? Entre em contato conosco para que possamos ajudar você! Teremos prazer em atendê-lo.

Lyceum

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.