Metodologia adaptativa: qual a importância e como implementar?
Nunca se debateu tanto sobre a importância da autonomia e do protagonismo estudantil em sua jornada de aprendizagem quanto nos últimos anos. Por isso, as metodologias ativas de aprendizagem passaram a ganhar destaque no mundo da educação, entre elas a metodologia adaptativa.
Isso ocorre, pois, dia após dia, entendemos mais que pouco resultado será obtido enquanto o processo de ensino e aprendizagem continuar focado em quem está ensinando e não em quem está aprendendo. Por assim ser, respeitar as características específicas de cada aluno é tão relevante.
Dessa maneira, a metodologia adaptativa se evidencia, pois promove um ensino mais individualizado e significativo para todos os envolvidos. Por isso, se você quer saber mais sobre essa metodologia, continue a leitura!
O que é a metodologia adaptativa?
Embora o conceito tenha surgido ainda nos anos de 1970, foi somente a partir da década de 2010 que a metodologia se fortificou e passou a ser impulsionada no contexto da educação.
Como o próprio nome sugere, a metodologia adaptativa é uma forma de ensino que se adapta à realidade e às condições de aprendizagem de cada estudante. Sendo assim, a forma de avaliar, os conteúdos que serão passados e outras práticas pedagógicas são planejadas de acordo com os conhecimentos prévios, o tempo de assimilação, os pontos de melhoria e as facilidades.
Se pensarmos em uma metodologia tradicional, teremos a figura do professor como centro do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as avaliações e os conteúdos tendem a ser trabalhados de forma homogênea com todos os alunos.
Nesse contexto, a diversidade, que é inerente à natureza humana, acaba sendo apagada e o processo como um todo passa a não ser muito significativo. É por essa razão que a metodologia adaptativa se destaca, pois é justamente a partir da diversidade que ela se desenvolve.
Como a metodologia adaptativa é implementada?
É evidente que um professor, que já lida com diversos desafios na atualidade, não teria como avaliar constantemente cada aluno e planejar aulas personalizadas sozinho. Por isso, a maior aliada da metodologia adaptativa é a tecnologia.
A partir do uso de sistemas e outros recursos tecnológicos desenvolvidos com o propósito de mapear o desempenho e as necessidades individuais dos estudantes, é possível gerar orientações específicas para cada um. Dessa forma, o processo de ensino passa a ter mais sentido, o que culmina em resultados muito mais positivos.
Na prática, os estudantes são levados a interagir com uma plataforma de ensino, assistindo aulas, lendo conteúdos, resolvendo exercícios e simulados, entre outros. A plataforma, por sua vez, analisa os resultados e gera um mapeamento dos perfis de cada um deles. Por fim, os estudantes recebem indicações de conteúdos e exercícios alinhados com suas necessidades específicas.
Dessa maneira, os estudantes podem seguir trilhas de aprendizado que dialogam com aquilo que ainda está defasado e com o que se relaciona com o seu projeto de vida. Do outro lado, a equipe pedagógica tem como acompanhar o desempenho individual de forma mais ágil e efetiva, dando subsídios para a preparação de aulas e aplicação de metodologias complementares.
Quais são os benefícios da metodologia adaptativa?
Agora que você já entendeu o que é e como se implementa a metodologia adaptativa nas instituições de ensino, não é difícil entender que seus benefícios são diversos. Contudo, para ficar ainda mais claro, podemos citar alguns:
- otimiza os momentos de estudo;
- torna a aprendizagem mais significativa para os estudantes;
- possibilita um ensino focado naquilo que o estudante realmente precisa;
- desenvolve a autonomia do estudante em torno de sua aprendizagem;
- gera resultados mais próximos das expectativas da equipe pedagógica;
- adapta-se ao ensino híbrido que se tornou parte de muitas instituições de ensino.
Dessa forma, a metodologia adaptativa tende a se tornar realidade em cada vez mais escolas nos próximos anos. Por isso, é importante que a implementação seja precedida de um planejamento de ações claras para a equipe pedagógica. Além disso, a escolha da plataforma educacional deve levar em consideração a realidade dos alunos da instituição e os objetivos que desejam ser alcançados.
Portanto, neste post conseguimos compreender o que é a metodologia adaptativa e o quanto ela tem a contribuir com a formação dos cidadãos do século XXI. Por isso, a sua implementação gera resultados positivos para os alunos e para a própria instituição de ensino.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa metodologia? Conta para a gente nos comentários.