Projeto de Vida na IE: descubra agora como criar um
As diretrizes do Novo Ensino Médio, dispostas na Lei nº 13.415/2017, visam oferecer ao estudante a oportunidade de se aprofundar mais em vivências que dialogam diretamente com o seu projeto de vida. Inclusive, no art. 3º, a norma explicita que “os currículos do Ensino Médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu Projeto de Vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais”.
No entanto, diante das grandes mudanças que já serão implementadas no âmbito escolar, muitas dúvidas surgiram, principalmente no que diz respeito ao conceito de Projeto de Vida e a como criá-lo nas instituições de ensino (IE). Pensando nisso, elaboramos um post com o intuito de sanar as principais dúvidas. Continue a leitura e informe-se!
O que é o Projeto de Vida e como surgiu?
Conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o PNE (Plano Nacional de Educação), o Projeto de Vida passou a fazer parte do currículo obrigatório do Novo Ensino Médio, tornando-se um dos seus pilares. Nesse contexto, independentemente de se tratar do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, essa abordagem tem o propósito de efetivar a IE como um espaço de construção integral do indivíduo.
Diante disso, podemos conceituar o Projeto de Vida como uma espécie de “otimização da travessia” entre a Educação Básica e o ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES) ou no mercado de trabalho.
O propósito é viabilizar que os alunos, ainda no âmbito escolar, validem as suas competências e os seus interesses para um investimento satisfatório no futuro profissional e pessoal. Então, cabe à IE a promoção de reflexões e práticas que estimulem a elaboração do Projeto de Vida de cada estudante.
Para tanto, nesse novo formato educacional, há o que se pode chamar de “personalização da aprendizagem”, de modo que os alunos assumem o papel de protagonistas no próprio processo de ensino, ganhando uma autonomia significativa. Contudo, é fundamental destacar que o Projeto de Vida não é uma nova disciplina, mas, na verdade, está enquadrado nos Itinerários Formativos (IFs), que representam justamente a parte “flexível” — pode-se assim dizer — do novo currículo.
A nomenclatura, em suma, faz uma alusão aos caminhos que os estudantes podem optar por percorrer de acordo com as suas preferências com o objetivo de aprofundar os conhecimentos da FGB (Formação Geral Básica), abarcando:
- Matemática e suas Tecnologias;
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
A finalidade é estimular os jovens a iniciarem uma trajetória rumo à autodescoberta — tanto profissional quanto pessoal.
Como criar um Projeto de Vida em uma IE?
A criação do Projeto de Vida na instituição de ensino é, sem dúvidas, um dos maiores desafios propostos pelo Novo Ensino Médio.
Em meio às muitas mudanças trazidas, é possível citar a abordagem voltada à interação, à escuta, à cooperação, à comunicação e às avaliações contínuas para fins de mensuração da evolução daquelas competências que fogem do currículo convencional. Nesse sentido, a sua elaboração requer a observância de determinadas práticas, como:
- buscar trabalhar as competências deste século, que vão além de habilidades técnicas, envolvendo, principalmente, as socioemocionais — como proatividade, autoconfiança, capacidade de comunicação etc.;
- ter a carreira profissional como o foco, orientando os estudantes com um olhar mais voltado às possibilidades de atuação no mercado, haja vista que se trata do momento em que eles estão concentrados na preparação para os vestibulares e pensando nas alternativas em termos de graduação;
- envolver as famílias dos alunos, já que essa interação e essa participação viabilizam também uma formação fundamentada em princípios éticos, além de representarem um “laço sagrado”.
Como visto, o mundo está em constante mudança e o setor educacional pode — e deve — acompanhar as tendências, garantindo uma completa formação dos alunos e tornando-os cidadãos mais bem preparados para o futuro. O Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida são justamente os passos iniciais rumo a esse modelo que capacita os indivíduos para o mundo atual e para as suas demandas.
Este post foi útil? Como você tem trabalhado a elaboração do Projeto de Vida na sua IE? Deixe o seu comentário!