Itinerários formativos: entenda como as parcerias podem ajudar
A reforma do Novo Ensino Médio, que está prevista para ser concluída no prazo final de 2022, institui uma série de mudanças para a estrutura do modelo atual, e uma das mais significativas é a implementação dos itinerários formativos, que disputarão a carga horária do currículo com as matérias obrigatórias.
Embora a reforma tenha sido aprovada em 2017, várias propostas que estão relacionadas à sua implementação nas escolas só foram aprovadas recentemente, como é o caso dos eixos estruturantes que devem fazer parte dos itinerários formativos, oficializados em 2019 no Diário Oficial da União.
Além das recentes novidades, uma questão que pode gerar dúvidas são as parcerias que uma escola pode fazer com outras instituições para a implementação dos itinerários formativos. No decorrer deste post, vamos explicar mais sobre como funcionam os itinerários e de que forma a escola pode fazer esse tipo de parceria. Confira e tire suas dúvidas!
O que são os itinerários formativos?
Itinerários formativos são unidades curriculares que os alunos do 1° ano do ensino médio deverão escolher para aprofundar seus conhecimentos. No panorama geral do novo currículo da reforma do ensino médio, essa é a parte flexível, pois é de responsabilidade dos alunos a escolha de qual caminho seguir nos seus estudos.
O aluno poderá escolher um ou mais itinerários formativos para cursá-los de maneira sequencial ou paralelamente. Os itinerários não foram pensados para serem aulas expositivas, mas oficinas, laboratórios, projetos, cursos e outros formatos que estimulem a participação ativa dos alunos.
A escola fica responsável por definir os assuntos dos itinerários, que devem preparar os alunos para darem sequência nos estudos no ensino superior ou atuarem no mercado de trabalho.
Como funcionam os itinerários formativos?
Entendemos o que são os itinerários formativos, mas como eles vão funcionar na prática? Vamos explicar agora os tipos de itinerários, o projeto de vida do aluno e os eixos estruturantes.
Tipos de itinerários formativos
O novo currículo do ensino médio prevê que as escolas ofereçam obrigatoriamente pelo menos dois itinerários formativos, que podem se dividir em dois tipos: as áreas do conhecimento e a formação técnica. Veja quais são eles:
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Formação Técnica e Profissional.
O aluno poderá escolher se deseja se aprofundar em uma das áreas do conhecimento ou adquirir uma formação técnica para já sair do ensino médio com uma formação para o mercado de trabalho.
Optando pela formação técnica, ao final dos três anos de ensino médio, os sistemas de ensino devem certificar o aluno com o diploma de ensino médio e do curso técnico ou curso profissionalizante que foi escolhido.
Projeto de vida
A reforma do Novo Ensino Médio também prevê que a escola estimule o aluno a refletir sobre o que ele deseja para seu futuro e, assim, consiga escolher um dos itinerários formativos. Esse incentivo é formalizado no desenvolvimento de um Projeto de vida para cada aluno.
A ideia é que a escola crie espaços de diálogo para mostrar as possibilidades de escolha aos alunos, avaliando seus interesses, anseios e aptidões. É dessa maneira que eles poderão ser capazes de fazer escolhas conscientes, responsáveis e planejadas.
Eixos estruturantes
Os itinerários formativos precisam ser planejados com base em quatro eixos estruturantes, definidos pelo Ministério da Educação. Cada itinerário deve obrigatoriamente passar por pelo menos um dos eixos. São eles:
- Investigação Científica: o itinerário deve estimular a investigação da realidade, o conhecimento de práticas e das produções científicas, além da habilidade de pensar e do fazer científico, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade;
- Processos Criativos: é importante que exista o incentivo ao conhecimento profundo da arte, cultura, mídia, do pensar e do fazer criativo. Este eixo estruturante tem o objetivo de estimular soluções inovadoras para a vida em comunidade;
- Mediação e Intervenção Sociocultural: o itinerário deve promover o conhecimento relacionado à vida humana e ao planeta, assim como à atuação socioambiental e cultural, à mediação de conflitos e aos problemas da comunidade;
- Empreendedorismo: é preciso estimular o conhecimento do mundo do trabalho e as iniciativas empreendedoras da área escolhida, articulando o que será aprendido com o projeto de vida do aluno. Criatividade e inovação são valores importantes para atuar com protagonismo na comunidade.
A união dos itinerários formativos e dos eixos estruturantes vai depender da oferta de cada escola. O aluno pode, por exemplo, escolher uma formação de informática como itinerário profissionalizante para aprender formas de empreendimento na área ou estudá-la a partir do viés científico.
Como as parcerias ajudam na implementação dos itinerários formativos?
O novo currículo do ensino médio garante a possibilidade de as escolas fecharem parcerias para a oferta dos itinerários formativos. Esse não é um ponto obrigatório, portanto, cabe à direção da instituição de ensino decidir se quer adotá-lo ou não.
Porém, as escolas que fecham parcerias com outras instituições podem ganhar mais destaque em meio à concorrência da região, o que contribui para a captação e a fidelização de alunos, seus pais ou responsáveis interessados na oferta de um itinerário formativo específico.
Por exemplo, uma escola pode obter a parceria de um instituto de formação para o mercado financeiro na oferta do itinerário Formação Técnica e Profissional. Nesse caso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Art. 61, IV, permite a atuação de profissionais com notório saber para ministrar aulas relacionadas à sua experiência profissional.
Mas esse é apenas um exemplo. A parceria com outras instituições pode ser realizada para a oferta de todos os outros itinerários formativos do currículo escolar. Na Formação Técnica e Profissional, cabe à escola, junto com a sua comunidade interna, escolher qual será o campo de atuação profissionalizante oferecido para os alunos.
Chegamos ao final do post e esperamos que tenha ficado claro como funciona a parceria na oferta dos itinerários formativos. Vale lembrar que a finalização da implementação dos itinerários e dos outros pontos do novo currículo está prevista para março de 2022.
Isso significa que os desafios da educação para os próximos são vários. Para continuar sua pesquisa, aproveite para conhecer os desafios de implementar a tecnologia nas escolas.