gestão educacional pós pandemia

Quais são os principais desafios da gestão educacional no pós-pandemia?

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, a educação se tornou um dos principais focos de atenção. O distanciamento social gerou desafios para as instituições de ensino e o retorno das aulas passou a ser uma preocupação. A gestão educacional pós-pandemia é um dos principais assuntos do momento.

É claro que cada escola enfrenta uma realidade diferente, mas algumas questões são comuns a todas e fazem parte do planejamento para os próximos meses ou anos.

Conversamos com o diretor do Lyceum, Fábio Cespi, para ficarmos por dentro desse contexto e entendermos como esses desafios podem ser superados daqui para frente. Acompanhe a leitura para entender mais sobre esse novo cenário!

Como preparar a IES para o retorno às aulas?

A suspensão das aulas presenciais mudou a dinâmica de ensino na maioria das instituições de ensino. Aquelas que já ofereciam cursos a distância e investiam em recursos tecnológicos certamente tiveram mais facilidade para lidar com os desafios desse período.

Mesmo assim, Fábio afirma que “a IES pós-pandemia não será igual àquela de antes. O aluno mudou. Os professores mudaram. Tudo mudou. Automação e digitalização são requisitos essenciais nesse novo cenário.”.

A importância da tecnologia ficou ainda mais evidente, e existem grandes chances do ensino híbrido ganhar força. Mesclar atividades presenciais e digitais é uma proposta bastante interessante, que oferece benefícios a todos os envolvidos no processo de aprendizagem.

Para que isso aconteça, as instituições precisam se preparar. Além da preocupação com o aprendizado, é fundamental implementar adaptações para cuidar da saúde e da segurança das pessoas. Mecanismos simples, como repensar a entrada e a saída dos alunos, e todo o fluxo de movimentos no dia a dia são preocupações a partir de agora.

Mais uma vez, a tecnologia é um recurso importante, que pode contribuir também nesse sentido. Uma solução como implementar a secretaria acadêmica virtual consegue otimizar os serviços e o tempo das pessoas, assim como as facilidades relacionadas ao pagamento das mensalidades ou o acesso aos conteúdos pedagógicos.

Quais são os principais desafios do gestor educacional no pós-pandemia?

Fábio ressalta como grande desafio o fato de ter que engajar novamente os alunos que passaram tanto tempo longe, estudando de forma remota. O comportamento no retorno das aulas presenciais e como equilibrar todas as atividades são questões que precisam ser pensadas.

O tempo também é um fator relevante nesse processo, já que tudo aconteceu muito rapidamente desde que a pandemia começou. Cada instituição tomou as medidas que podia, e o pós será uma oportunidade única, que vai demandar cuidados especiais e muita atenção dos gestores educacionais.

O papel da gestão é oferecer meios de operar nessa nova realidade, pensando não somente nos alunos e na qualidade do ensino, mas investindo e preparando sua equipe para os novos desafios.

Como esses desafios podem ser superados?

O diretor do Lyceum não vê outra forma além de experimentação e aprendizado. “Vamos passar por um período de aprender novamente como o aluno, os docentes e a comunidade acadêmica vão se comportar e quais serão as expectativas. Engajamento é a palavra-chave. Vamos ter que entender a nova realidade que se impõe.”

guia da gestão educacional

Estar aberto aos novos aprendizados será essencial, descobrindo gradualmente como tudo vai funcionar e adotando as medidas necessárias para manter toda a comunidade acadêmica engajada.

É natural que as novas gerações tenham expectativas e comportamentos diferentes, o que requer uma atualização constante dos recursos utilizados no processo de aprendizagem e na própria interação com os alunos.

Quais são as prioridades da gestão educacional no pós-pandemia?

A prioridade deve ser a digitalização, desde a forma de aprendizagem até as avaliações, documentos e a comunicação como um todo. Essa já era uma tendência forte no setor educacional, mas a pandemia certamente reforçou a importância da transformação digital.

Mesmo que tenha sido uma fase difícil e cheia de desafios, os benefícios da tecnologia ficaram muito claros, e quem já apostava nisso saiu ganhando. A retomada do presencial não significa que tudo precisa voltar exatamente como era antes, pois as oportunidades e facilidades devem ser aproveitadas.

A pandemia foi um período complicado e de aprendizado em vários sentidos. O próprio mercado de trabalho passou por muitas mudanças, e nem tudo deve retornar ao que era antes, por mais que a população seja vacinada e o vírus não represente mais uma ameaça.

O home office, por exemplo, era uma alternativa adiada ou desconsiderada por muitas empresas, e agora se firmou como uma solução positiva.

Qual é a importância da tecnologia nesse novo contexto?

Não podemos negar que a tecnologia influencia tudo hoje em dia. O setor tecnológico não para e as inovações impactam todos os setores. A forma como as pessoas se comunicam, consomem produtos e serviços, se movimentam, trabalham e tantas outras coisas mudou muito nos últimos tempos, e não é diferente com a educação.

A relação de uma instituição de ensino com seus alunos tem inúmeras oportunidades para implementar a tecnologia: da gestão interna às metodologias de aprendizado e ferramentas de comunicação.

Uma das apostas de Fábio para o futuro é que os alunos podem chegar até a pagar suas mensalidades em bitcoin. “Novos meios de pagamento como o PIX e a recorrência do uso de cartão são exemplos de tecnologias que vieram para substituir o que existia. Novas tecnologias já estão se popularizando, como carteiras eletrônicas ou criptomoedas.”

O Lyceum está sempre acompanhando as tendências e buscando se antecipar para oferecer as melhores soluções. PIX, diploma eletrônico, certificação eletrônica e a integração com os ambientes de aprendizagem são opções já adotadas.

Não há dúvidas de que a gestão educacional pós-pandemia está muito relacionada à tecnologia e que as oportunidades não podem ser desperdiçadas, principalmente para facilitar a rotina e envolver cada vez mais os estudantes.

Gostou de saber mais sobre o assunto e entender essa relação importante entre o cenário que vivemos hoje e a tecnologia? Se você tem alguma dúvida sobre o tema ou quer conhecer melhor as soluções do Lyceum para a sua instituição de ensino, entre em contato conosco. Acredite no poder da tecnologia para transformar o seu negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros