6 boas práticas de segurança da informação para instituições de ensino
Você usa boas práticas de segurança da informação na instituição de ensino? Essa ação é fundamental para conseguir proteger todas as categorias de dados da unidade contra danos e roubos. Dessa forma, quando você consegue fortalecer essa segurança, evitará perder materiais importantes dos alunos, professores e da organização. Assim, podemos dizer que essa é uma forma de prevenção essencial para manter todos os processos organizacionais funcionando corretamente.
Quer descobrir boas práticas na área da segurança da informação para instituições de ensino (IE) e quais são os seus pilares? Então, não deixe de conferir todos os tópicos que elaboramos para você ao longo do artigo. Boa leitura!
Quais são as 6 boas práticas de segurança da informação em IE?
Agora que você já sabe os motivos pelos quais é fundamental adotar boas práticas de segurança na unidade educacional, não deixe de conferir, a seguir, seis boas práticas para que essa estratégia funcione corretamente. Vamos lá?
1. Atualizar softwares
Muitas pessoas pensam que a atualização de software é apenas para incorporar novas ferramentas à plataforma que está sendo utilizada. Mas, engana-se quem pensa dessa forma. Isso porque manter esse sistema sempre atualizado, também é uma ação indispensável para a segurança, pois, durante esse procedimento, é possível que o App fique otimizado para possíveis ações de invasores.
Por isso, você nunca deve negligenciar a atualização que o aplicativo costuma solicitar. Assim, conseguirá reduzir o risco da plataforma ser atingida por algum vírus, por exemplo, e terceiros acessar dados confidenciais da instituição de ensino e dos alunos.
2.Controlar acessos
No dia a dia de uma instituição de ensino, é comum alguns profissionais acessarem informações dos alunos e da empresa. Contudo, você deve prestar bastante atenção em quais são os colaboradores que têm acesso aos dados.
Assuntos compartilhados da IE devem ser controlados para que só pessoas autorizadas consigam verificar as informações, com seus respectivos login e senha. A partir disso, ficará mais fácil saber quais foram os colaboradores que visualizaram determinado documento. Essa ação, ajuda a evitar que informações importantes do seu negócio sejam compartilhadas para pessoas que não estão inseridas dentro daquele ambiente.
3.Fazer cópias de segurança
As cópias de segurança são indispensáveis para evitar que todo o trabalho dos colaboradores seja perdido, seja por falta de energia na hora da elaboração de um documento, ação de algum vírus, entre outras causas.
Por isso, é fundamental sempre criar uma conta da instituição de ensino na “nuvem” para que todos os dados importantes fiquem salvos automaticamente de forma online. Assim, você e sua equipe terão mais segurança na hora de executar as demandas do dia a dia.
4.Estabelecer uma política de segurança
Essa é uma ação que precisa ser estabelecida por toda empresa que não deseja ter surpresas desagradáveis com informações vazadas. Isso significa que, ao criar diretrizes dos dados que podem ou não ser compartilhados com outras pessoas/empresas, ficará mais fácil ter o controle sobre as normas de segurança que precisam ser seguidas pelos funcionários da IE.
Essa é uma política de segurança que também está aliada à ética. Sempre que chegar um novo colaborador da sua empresa, ele precisa ter acesso aos seus direitos e deveres. A partir disso, o profissional tem uma melhor compreensão do que pode não ser feito no ambiente de trabalho, tendo ciência que os dados sigilosos jamais devem ser informados a terceiros.
5.Usar senhas fortes
As senhas fortes também fazem parte das boas práticas de segurança da informação. Por isso, na hora de criá-las, é importante inserir letras, números e símbolos, assim ficará mais difícil de alguém descobrir. Mas, não é só isso! Você também não pode esquecer de criar senhas diferentes para cada acesso. Essa ação dificulta ainda mais as atividades dos hackers que tentam acessar suas contas onlines.
6.Adotar um bom antivírus
Contar com um bom antivírus é uma das etapas fundamentais para garantir que os dados estarão seguros. Isso porque, quando você acessa um site ou um arquivo que tem vírus e o seu computador não conta com uma boa proteção, esse invasor pode destruir os seus arquivos e/ou usar os dados para fins maliciosos. Além de poder prejudicar o bom funcionamento do seu equipamento eletrônico.
Quais os pilares da segurança da informação?
Nos tópicos anteriores, você pode entender como é possível realizar a segurança da informação na sua IE, e como ela é fundamental na execução do trabalho dos colaboradores. Mas, agora, chegou a vez de conferirmos quais são os seus pilares. Continue a leitura!
- confidencialidade: está ligada a privacidade e quer dizer que só pessoas autorizadas podem acessar os dados da organização, impedindo que qualquer outro indivíduo tenha esse acesso;
- integridade: é sinônimo de precisão, preservação e confiabilidade dos dados. Isso significa que as informações da companhia não devem ser apagadas ou alteradas por indivíduos não autorizados;
- disponibilidade: só pessoas autorizadas podem acessar as informações em tempo integral. Mas, para isso, é necessário garantir a estabilidade e manutenção do sistema, a fim de evitar falhas na plataforma;
- autenticidade: para que um profissional acesse os dados da organização, é necessário que esse usuário tenha sua autorização validada. Nesse caso, as senhas e logins costumam ser os mecanismos mais utilizados para essa autenticação do usuário;
- irretratabilidade: tem por objetivo provar o que foi realizado, quando foi realizado e quem realizou o procedimento no sistema. Um exemplo disso é a assinatura de documentos eletrônicos.
Como você pode perceber, para garantir boas práticas de segurança da informação, é necessário seguir algumas recomendações. Entre elas: atualizar softwares, controlar acessos, fazer cópias de segurança, estabelecer uma política de segurança, usar senhas fortes e adotar um bom antivírus.
Porém, além disso, é preciso ficar atento aos pilares que fazem parte dessa segurança, como confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade, irretratabilidade. A partir disso, ficará mais fácil conseguir proteger todas as informações da empresa e garantir que os processos organizacionais sejam cumpridos de forma ética e sem falhas.
E você, já usa essas boas práticas de segurança da informação na sua Instituição de ensino? Deixe o seu comentário abaixo. Queremos saber qual a sua opinião sobre o assunto!