relacionamento na escola

Relacionamento na escola: como trazer automação?

Relacionamento na escola é essencial para o sucesso da instituição de ensino. Isso envolve, além de um bom nível de atenção, transparência e uma excelente comunicação escolar. Para isso, é preciso criar estratégias que permitam uma perfeita interação da instituição com alunos, corpo docente e colaboradores administrativos.

Nesse sentido, o uso de tecnologias educacionais é uma excelente solução. Isso porque elas viabilizam uma melhor comunicação e ampliam as oportunidades de interação educacional. Além disso, permitem um acompanhamento melhor do desenvolvimento escolar dos alunos.

A seguir, entenda melhor a importância de manter um bom relacionamento com os alunos e como a automação pode ajudar nesse aspecto. Saiba também quais tecnologias podem melhorar a relação escola-aluno e como implementá-las. Boa leitura!

Por que o relacionamento com os alunos é tão importante?

O aluno é personagem central no processo ensino-aprendizagem, e sem um bom relacionamento interpessoal na escola é praticamente impossível acompanhar e avaliar o seu desenvolvimento escolar.

Além disso, faz parte da qualidade da instituição de ensino proporcionar melhores experiências aos seus alunos. Esse é um aspecto diretamente relacionado à interação do corpo docente e dos colaboradores da escola com os alunos.

Investir no relacionamento com os estudantes também traz diversos benefícios para as instituições de ensino, como:

Mas para proporcionar uma melhor experiência aos alunos é essencial adotar tecnologias educacionais, uma vez que elas viabilizam e facilitam as interações.

Como a automação do atendimento pode melhorar a experiência do aluno?

O relacionamento da instituição de ensino com os seus alunos envolve uma grande quantidade de informações para atender às diversas situações administrativas e pedagógicas. Dessa forma, vale a pena adotar soluções de automação para lidar com grandes volumes de interações.

Em geral, a automação pode melhorar a eficiência e a experiência do aluno, além de reduzir o tempo de resposta e aumentar a disponibilidade de suporte ao atendimento. Isso porque ela permite maior liberdade de tempo e produtividade.

A automação do relacionamento também facilita as interações dos alunos com a equipe acadêmica e administrativa. Isso permite que eles recebam feedback sobre a rotina escolar, agendamentos de exames e outros eventos, com mais rapidez e precisão.

Ao adotar técnicas de automação do atendimento, a instituição melhora a experiência dos alunos, uma vez que eles não terão mais que lidar com a falta de informações ou esperar muito tempo para obter respostas sobre uma simples solicitação.

Quais soluções tecnológicas podem contribuir para melhorar o relacionamento com os alunos?

Há uma grande quantidade e variedade de soluções tecnológicas que contribuem para a melhoria do relacionamento entre instituição de ensino e aluno. Veja algumas das mais utilizadas, a seguir.

Chatbots

Os chatbots são softwares que simulam e processam conversas humanas (faladas ou escritas). Dessa forma, podem ser utilizados como excelentes ferramentas de suporte ao aluno, para proporcionar diálogos reais e empáticos.

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Exemplo disso, é o uso do chatbot no WhatsApp para atendimento aos alunos. Ele pode ser um programa simples, fornecendo respostas básicas, com apenas uma linha, ou sofisticado, como os assistentes digitais mais complexos, que aprendem e evoluem.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management), que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, permite centralizar e organizar informações sobre pessoas interessadas em ingressar em uma instituição de ensino, bem como dados dos alunos matriculados.

Nesse sentido, um CRM educacional é perfeito para servir como repositório de informações básicas e detalhes específicos relacionados à jornada de um aluno com a instituição de ensino.

Essa ferramenta também pode incluir dados como preferências de cursos, histórico acadêmico e interações diversas. Com isso, as instituições de ensino conseguem ter uma visão abrangente dos atuais e possíveis futuros alunos.

Portal do aluno

portal do aluno é um ambiente virtual que possibilita à comunidade acadêmica um relacionamento e acompanhamento pedagógico integrado, contribuindo para a melhoria da qualidade no processo educacional. Dessa forma, ele pode ser utilizado nas seguintes situações:

  • disponibilização de atividades e leituras complementares domiciliares.
  • emissão de boletos;
  • lançamento de notas de provas e trabalhos;
  • registro de frequência dos alunos;
  • solicitação de documentos.

Aplicativos educacionais

Os aplicativos educacionais são softwares de educação voltados para facilitar o processo de ensino-aprendizagem ou melhorar a gestão escolar. A seguir, conheça alguns dos principais e suas aplicações:

  • aplicativos de gamificação – programas educacionais que transformam as atividades escolares em jogos;
  • aplicativos de produção de atividades – focados em ajudar os gestores e professores no desenvolvimento de atividades, facilitando a inserção de informações e a formatação.
  • aplicativos de simulação – simulam situações ou atividades para o aluno aprender sem se expor a riscos reais. Exemplo disso, são simulações de reações químicas;
  • aplicativos de tutoria online – conectam alunos a tutores de maneira prática e rápida pelo celular ou computador, facilitando e agilizando o acompanhamento da rotina escolar.

Como implementar as soluções tecnológicas para melhorar o relacionamento na escola?

Para implementar soluções tecnológicas voltadas à gestão do relacionamento com os estudantes, é importante fazer um bom planejamento. Ele deve incluir desde a avaliação IE até a escolha adequada de um sistema de gestão educacional. A seguir, veja um passo a passo que você pode adotar para a implementação.

Faça uma avaliação da IE

avaliação institucional é um instrumento que ajuda as instituições de ensino a diagnosticar com precisão as atividades atuais, a fim de entender as necessidades. Por meio dela, é possível verificar os pontos fortes, o que precisa ser melhorado e implementar as mudanças necessárias para que a IE. Esse levantamento deve envolver toda a comunidade escolar, para entender as demandas que precisam ser atendidas.

Escolha um bom sistema de gestão educacional

Opte por um sistema de gestão robusto, flexível e com interface intuitiva, que ofereça uma boa interação e atenda às necessidades que a IE levantou na avaliação. Além disso, ele deve conseguir suportar um aumento no número de usuários, bem como eventuais alterações nas políticas educacionais.

Verifique a qualidade do suporte da solução tecnológica

Certifique-se de que o fornecedor ofereça suporte rápido para orientar e resolver problemas técnicos. Também é importante avaliar a frequência e a abrangência das atualizações do sistema.

Treine os colaboradores e alunos

Para um melhor aproveitamento da solução tecnológica, faça um treinamento com todos os envolvidos. Essa também é uma forma de avaliar a usabilidade e o atendimento às demandas.

Como você pôde verificar, o relacionamento na escola é um aspecto essencial e diretamente relacionado com a qualidade do ensino. Saber como trazer automação para uma melhor interação é o melhor caminho. Nesse sentido, esperamos que estas informações e o passo a passo que apresentamos possam contribuir, de fato, para o sucesso da sua IE.

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