portais educacionais

7 tipos de portais educacionais que não podem faltar na IE

Os portais educacionais são ferramentas cada vez mais necessárias quando o assunto é gestão educacional. Isso porque, além de contribuir para a integração da comunidade acadêmica, as ferramentas que ele proporciona ajudam a agilizar todos os processos envolvidos no ambiente educacional.

A seguir, entenda mais sobre o assunto e conheça os tipos de portais que não podem faltar na IE. Saiba também o que deve ser observado na instituição de um sistema de gestão educacional. Boa leitura!

O que são os portais educacionais?

Portais educacionais são espaços virtuais de acesso em que se pode encontrar diversos conteúdos relacionados à educação e à instituição na qual o aluno está vinculado.

Eles permitem que a comunidade acadêmica (como docentes, responsáveis e alunos de uma instituição de ensino) tenha um relacionamento e um acompanhamento pedagógico integrado, contribuindo para melhores resultados no processo educacional e gerencial.

Qual a importância do portal para a comunicação da IE?

Um dos pontos mais importantes para uma boa comunicação da instituição com o corpo docente, discente e colaboradores administrativos, é a criação de uma estratégia.

Nesse sentido, o uso de novas tecnologias tem sido uma excelente solução para a comunicação interna e externa das instituições. A implementação de um portal, por exemplo, viabiliza a interação de toda a comunidade acadêmica.

Dessa forma, é possível que pais, alunos, professores, diretores e colaboradores dos departamentos possam participar do processo educacional, administrativo e financeiro, proporcionando uma gestão mais ágil e eficiente.

Quais são os tipos de portais educacionais de uma IE?

A tecnologia educacional permite a implementação de diversos tipos de portais, com funcionalidades personalizadas para cada necessidade. Dessa forma, é possível instalar módulos para atender toda a comunidade acadêmica, conforme comentamos a seguir.

1. Portal do aluno

O portal do aluno é um ambiente virtual no qual a comunidade acadêmica pode ter um relacionamento e acompanhamento pedagógico integrado, contribuindo para melhorias no processo educacional. Na prática, esse ambiente virtual é utilizado, principalmente, para os seguintes aspectos:

  • lançamento de notas de provas e trabalhos;
  • registro de frequência dos alunos;
  • emissão de boletos;
  • solicitação de documentos;
  • disponibilização de atividades e leituras complementares domiciliares.

2. Portal do coordenador

Esse tipo de portal permite que o coordenador visualize de maneira on-line as informações das turmas que coordena, tendo acesso aos mesmos recursos que os docentes têm para a otimização dos seus processos.

3. Portal do professor

Esse portal é um espaço virtual para troca de experiências entre os docentes de uma instituição. Trata-se de um ambiente on-line com recursos educacionais que dinamizam e facilitam o trabalho docente.

Nesse tipo de portal é possível incluir sugestões de aulas conforme o currículo de cada disciplina, bem como vídeos, fotos, mapas, textos e áudio. Com isso, o docente consegue preparar a aula, obter informação sobre os cursos de capacitação oferecidos, entre outros assuntos relacionados.

Além disso, ele consegue organizar as informações sobre frequência, notas, diários, documentos e plano didático. Também pode solicitar serviços à secretaria e gerenciar as disciplinas de maneira 100% on-line.

4. Gestão acadêmica

Esse portal é um módulo que possibilita aos gestores acadêmicos realizar todos os processos de interesse do setor. Ele também permite acessar os dados de desempenho acadêmico dos alunos, desde a captação até a conclusão.

Dessa forma, é possível fazer uma avaliação contínua da qualidade do ensino e demais pontos relativos para execução do projeto pedagógico.

5. Gestão administrativa

O portal de gestão administrativa garante um bom andamento da instituição como negócio, proporcionando uma visão ampla de todos os processos essenciais para o bom funcionamento da instituição. Isso permite a manutenção da viabilidade e sustentabilidade.

6. Gestão financeira

O portal de gestão financeira proporciona ferramentas que diminuem a execução de trabalhos repetitivos e burocráticos por meio da automação das tarefas. Nele, é possível encontrar ferramentas que viabilizam:

  • recebimentos;
  • emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • gestão de inadimplência.

O módulo também permite a utilização de plugins e extensão para receber os pagamentos por meio de cartão de crédito e PIX. Assim, o gestor financeiro consegue obter mais opções, diminuindo a possibilidade inadimplências por incompatibilidade.

7. Secretaria virtual

O portal de secretaria virtual permite realizar operações de atendimento aos alunos, professores e demais demandas do setor de maneira prática, rápida e virtual. Com esse módulo também é possível gerenciar os processos de matrícula e rematrícula.

Como escolher uma solução tecnológica para implantar portais na instituição?

A escolha de uma solução tecnológica para implementar portais na instituição de ensino precisa partir das necessidades observadas. Os módulos devem apresentar a capacidade de automatizar o máximo de seus processos, proporcionando:

  • redução de custos;
  • aumento da produtividade e de receitas;
  • melhorias na qualidade dos serviços prestados.

Nesse sentido, é preciso considerar os recursos importantes, como portal do aluno, secretaria virtual, portal do docente, módulo de gestão financeira e acadêmica. Essas são algumas das principais ferramentas que um gestor precisa avaliar na hora de escolher o sistema ideal.

Escolha do fornecedor de portais

Quanto à escolha do fornecedor de portais, é imprescindível que ele comprove capacidade tecnológica e expertise, além de muita experiência de mercado. Exemplo disso é o sistema Lyceum, que recebeu o prêmio Top de Educação, sendo a marca mais lembrada quando se trata de gestão educacional, experiência e inovação tecnológica.

Isso porque ele oferece a ferramenta mais completa e integrável para a gestão educacional. Os módulos do Lyceum entregam tudo o que uma instituição de ensino precisa para otimizar a sua gestão em todos os seus níveis. Além disso, o sistema tem disponibilidade 24 horas por dia, permitindo o acesso de qualquer lugar.

A seguir, conheça melhor os portais que o Lyceum oferece.

Portal do aluno

No portal do aluno, bastam poucos cliques para ter acesso a:

  • datas e horários de provas;
  • disciplinas;
  • extrato financeiro;
  • outros avisos e ocorrências.

Portal de inteligência educacional

Esse portal organiza e entrega dados e informações, conforme as necessidades específicas da instituição de ensino. Trata-se de um painel que se desdobra em diversos painéis, como:

  • painel de captação — quantidade de alunos capturados por meios dos portais on-line ou presencialmente;
  • painel voltado para os estudantes — informações sobre quantidade de alunos matriculados, cancelamentos e trancamentos, por turno, unidade física e curso, a fim de facilitar a visualização e análise;
  • painel de rematrícula — fornece indicadores relacionados aos respectivos períodos letivos, mostrando, também, o desempenho dos estudantes em cada disciplina;
  • painel para avaliação institucional — reúne informações da comunidade acadêmica para avaliação da qualidade dos docentes, disciplinas e instalações físicas. Os dados são coletados em gráficos e apresentadas em um painel;
  • painéis financeiros — mostram exatamente quanto a instituição está arrecadando, bolsas concedidas e dados sobre variação na arrecadação.

Chatbot

Atendimento personalizado com avatar configurável e linguagem compatível com os valores da escola, que proporciona:

  • integração com serviço de IA para atendimento às famílias
  • integração com o site da instituição, WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram.
  • disponibilidade de todos os serviços do app do estudante, incluindo captação, atendimento pedagógico e recebimentos.

Secretaria virtual

Essa solução dá acesso a serviços, informações acadêmicas e financeiras, como:

  • matrículas e rematrículas — ingresso de novos estudantes e rematrículas.
  • movimentações — trancamento e cancelamento de matrículas em disciplinas ou curso, além de registro de evasões.
  • atendimentos — acesso a informações acadêmicas e financeiras dos estudantes para fins de atendimento e registro de eventualidades.

Portal do docente

O docente consegue visualizar informações sobre as turmas que administra, como:

  • notas e faltas;
  • plano e material didático e diário;
  • documentos oficiais;
  • secretaria virtual;
  • demais processos de gestão, avaliação e cadastro de ocorrências.

Portal do coordenador

O coordenador consegue acessar funcionalidades similares ao docente, com uma visão macro. O módulo também permite modificar o plano didático, critérios de avaliação e lançamento de notas e faltas.

Portal do gestor

Esse módulo conta com um dashboard completo: dados importantes sobre a performance dos cursos, processos e um panorama sobre a saúde financeira da instituição de ensino. Além disso, oferece recursos relacionados à captação e web services.

Neste post, apresentamos os portais educacionais mais importantes para uma gestão inovadora e de qualidade. Ao escolher um sistema, lembre-se que ele deve priorizar a otimização de todos os setores de sua instituição, proporcionando fluidez e autonomia para a comunidade acadêmica.

Não deixe sua instituição ficar para trás. Entre em contato conosco e invista em inteligência para a sua gestão educacional!

Lyceum

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros