integracao-via-api

As integrações de APIs com o Lyceum

É comum ler e ouvir falar sobre sistemas ou soluções digitais “integradas” hoje em dia. Contudo, você já parou para pensar sobre as ferramentas que permitem essa integração? Um dos meios mais ágeis da atualidade é realizado por meio das interfaces de programação da aplicação, as APIs.

As APIs servem como uma espécie de ponte entre diferentes tecnologias, ainda que elas sejam totalmente diferentes. Por essa capacidade, elas se tornaram onipresentes em diversos softwares e programas.

Neste artigo, falaremos sobre o conceito, os benefícios da integração e alguns exemplos práticos de como a integração via API é feita. Boa leitura!

O que é uma API?

A API é, antes de tudo, uma ferramenta tecnológica de integração. Sua sigla, em inglês, significa Application Programming Interface, ou “Interface de programação de aplicação”, em português. Ela é, basicamente, um conjunto de normas digitais que proporciona a comunicação entre plataformas por meio de padrões e protocolos.

Por meio das APIS, os programadores conseguem desenvolver novos softwares e aplicativos capazes de se comunicar com outras plataformas. Assim, qualquer empresa consegue conectar a sua própria solução a sistemas operacionais já estabelecidos no mercado, como Android ou iOS.

Diferentes tipos

De acordo com as suas políticas de uso, temos as seguintes APIs:

  • públicas ou abertas, disponíveis para usuários e programadores utilizarem sem grandes restrições;
  • privadas ou internas, ocultas aos usuários externos e visíveis apenas para os membros internos de uma instituição;
  • de parceiros de negócio, visíveis apenas para os membros de determinado acordo comercial;
  • compostas, que usam diferentes dados ou APIs de serviços e proporcionam aos programadores acesso a diversos pontos finais.

O que é a integração via API?

A integração via API é um modelo para que softwares, aplicativos e/ou plataformas possam trabalhar juntos. A ideia é que tecnologias heterogêneas interajam para um objetivo comum.

Caso um programador decida construir um novo aplicativo de edição de vídeos para o sistema Android, será possível ter acesso à própria câmera do seu celular por meio da API do sistema operacional.

Isso ocorre sem a necessidade de ter que criar uma nova interface direto do zero. Um exemplo famoso de API que serve para integrar outras plataformas é o Google Maps, que pode ser integrado a qualquer site.

Outro exemplo de uso no dia a dia é integração entre duas aplicações diferentes, como a capacidade de colocar os dados de um cartão de crédito para pagar a mensalidade em uma instituição de ensino. Isso só ocorre porque há uma API ligando a operadora ao sistema da empresa.

Quais são as vantagens da integração via API?

Agora, falaremos de algumas vantagens da integração de sistemas via API, com foco no uso da tecnologia nas instituições de ensino.

Automatização de processos

Integrar sistemas com uma API é uma excelente maneira de reduzir a necessidade de trabalho manual dentro de uma instituição. Afinal, ela ajuda na automatização de tarefas — garantindo que os profissionais tenham mais tempo para outras atividades.

como se preparar para a quarta revolução industrial

Um exemplo: uma integração via API facilitará a transmissão de dados de alunos, turmas e professores em um sistema de gestão. Além disso, será mais fácil lançar as notas de cada avaliação aplicada.

Inovação para a empresa

Ao proporcionar que tecnologias heterogêneas trabalhem em conjunto para atingir um objetivo comum, a instituição moderniza seus processos. Isso porque não será mais necessário iniciar um processo todo do zero em diferentes ferramentas.

Um benefício direto dessa inovação é o aumento da satisfação e da fidelização dos clientes. Uma integração via API proporciona que as instituições customizem os sistemas para agradar a cada tipo de cliente, o que impacta positivamente na relação com eles.

Em instituições de ensino isso é ainda mais importante, já que não só os estudantes acessam os sistemas, mas também os pais e responsáveis — além dos próprios colaboradores.

Redução de custos

Falamos da automação, mas a verdade é que esse benefício gera outro: a redução de custos. Isso porque a integração de sistemas enfatiza a automatização de tarefas puramente repetitivas. Assim, a instituição reduz os custos, já que atividades que eram realizadas manualmente, como o envio de documentos para os pais e responsáveis dos alunos, passam a ser feitas automaticamente.

Uma instituição perde dinheiro quando tem trabalhadores alocados exclusivamente para desempenhar tarefas que podem ser automatizadas. Eles poderão ser transferidos para outras atividades, mais produtivas e criativas, o que aumenta a eficiência operacional da IE.

Melhorias no departamento financeiro

Além de automatizar tarefas relacionadas às atividades-fim de uma instituição de ensino, a integração via API também permite que o departamento financeiro seja otimizado. Dois exemplos: emissão de notas fiscais e simplificação da cobrança de mensalidades, o que ajuda a reduzir os níveis de inadimplência.

Quais setores utilizam as APIs?

Além das instituições de ensino, como vimos, diversos outros setores se beneficiam da integração via APIs. Vejamos alguns exemplos:

  • instituições financeiras — com uma API específica para pagamentos, a empresa poderá integrar sistemas dentro da aplicação, como uma forma de expandir os meios disponíveis para que as pessoas paguem por produtos e serviços;
  • empresas que utilizam as redes sociais para extrair dados relevantes — as próprias redes oferecem APIs para enriquecer a experiência do usuário e proporcionar à empresa funcionalidades para extrair informações sobre visitantes. Outro exemplo de API é a capacidade de logar no site de um empreendimento por meio da conta do Google ou do Facebook;
  • localização — empresas dos mais diversos segmentos podem usar as APIs para oferecer informações e serviços específicos aos usuários em um local escolhido por eles, melhorando sua experiência;
  • melhorias no RH — é possível utilizar as APIs para melhorar e automatizar os processos de admissão de novos funcionários.

A integração de APIs via Lyceum

Também podemos citar o Lyceum, um sistema de gestão totalmente adaptado para atender às necessidades das instituições de ensino. Além disso, a facilidade de integrá-lo a outras tecnologias por meio de APIs é outro dos seus diferenciais.

Um exemplo dessa integração via API é a capacidade que o Lyceum tem de conectar as ferramentas digitais presentes em todos os setores da instituição de ensino, aumentando a produtividade dos profissionais.

O Lyceum é uma solução administrada por gestores e colaboradores de uma IE, mas também é capaz de conectar a secretaria virtual aos estudantes, docentes e pais. Nesse sentido, o sistema é útil para todos os envolvidos no dia a dia da instituição.

Como você viu no artigo, a integração via API é uma forma prática de associar ferramentas digitais em prol de objetivos comuns. Adotar e desenvolver essas interfaces é fundamental para que uma instituição de ensino moderna e inovadora atinja todo o seu potencial.

Gostou do artigo e quer receber outros como este? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo para não perder nada!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros