IA conversacional: entenda como está revolucionando a educação
Já se tornou um clichê dizer que a inteligência artificial está presente em todos os segmentos de mercado. Contudo, isso não deixa de ser verdade: temos o exemplo da IA conversacional, que tem transformado o mundo da educação e proporcionado vantagens competitivas para as instituições de ensino.
Neste post, falaremos mais do conceito e mostraremos como essa tecnologia ajuda no aprendizado, na gestão de uma IE e no atendimento aos alunos e seus responsáveis, que terão suporte durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Boa leitura!
O que é a IA conversacional?
É uma tecnologia de conversação que usa algoritmos, sequências de instruções digitais, de inteligência artificial para gerar interações em tempo real com os usuários. Um ponto interessante é que ela pode ser utilizada em vários canais de comunicação, como aplicativos de mensagens, redes sociais, sites e softwares em geral.
Um assistente virtual, como um chatbot inteligente localizado em sites, além de outras tecnologias que respondem diretamente às perguntas das pessoas, são exemplos de IA conversacional. Isso é possível por meio de outra inovação, o Processamento de Linguagem Natural (PLN), que proporciona a interpretação das mensagens dos usuários e a geração de respostas personalizadas e relevantes para o que está sendo buscado.
No mundo da educação, a IA conversacional oferece aos estudantes ajuda personalizada, a qualquer momento e em qualquer lugar — facilitando a execução dos trabalhos, deveres de casa e outras atividades passadas por seus professores.
Quais são os benefícios de usar a conversacional na educação?
Agora, vamos mostrar algumas das vantagens de modernizar os processos da instituição de ensino por meio da IA conversacional.
Suporte ao aluno
Por melhor que um professor seja, ele não poderá estar junto do aluno 24 horas por dia, 7 dias por semana, não é? Contudo, a IA consegue fazer isso.
Dessa forma, a inteligência artificial otimiza o atendimento ao aluno de diversas formas. Um aluno com dúvidas em matemática, por exemplo, pode acionar o programa com a IA para responder rapidamente às perguntas dele. Assim, ele vai relembrar de fórmulas e outros conteúdos que o ajudem a terminar uma tarefa.
O mais interessante é que a IA oferece informações relevantes e personalizadas. Caso a dúvida do aluno seja em algum assunto de história, a tecnologia pode fornecer o contexto necessário para que ele entenda os diferentes aspectos que cercam aquele tema pesquisado.
Encaminhamento para profissionais
Caso as dúvidas dos usuários não possam ser respondidas pela própria IA conversacional — naquelas situações em que as perguntas são complexas demais, por exemplo —, a própria tecnologia pode encaminhar o atendimento para um profissional de carne e osso.
Mesmo que o usuário (que pode ser um aluno ou o responsável) não tenha a sua pergunta diretamente atendida pela tecnologia, ele não perderá tempo. Afinal, o encaminhamento será rápido e objetivo, uma vez que a máquina terá sido treinada para agir da forma mais otimizada possível nesses casos.
Grupos de estudo virtuais
Os alunos nem sempre podem se reunir em grupos de estudo presenciais, já que muitos deles têm outras atividades além de estudar. Nesse caso, a IA conversacional pode mediar as versões virtuais desses encontros, de modo a otimizar o aprendizado de todos.
Com grupos de estudos virtuais alimentos por IA, os alunos podem se conectar com os colegas de classe. Isso é diferente de um grupo de WhatsApp, por exemplo, já que a inteligência artificial pode atuar como uma espécie de mediadora e programar atividades que norteiem a interação naquele ambiente digital.
Vale lembrar que esses sistemas utilizam o Processamento de Linguagem Natural para entender as conversas entre os estudantes. Com isso, eles serão capazes de oferecer assistência quando for necessário. Isso ajuda os alunos a acompanharem o ritmo dos seus colegas sem precisar participar de um grupo de estudo físico — que demanda deslocamento, mais tempo, entre outros fatores.
Avaliação de provas e trabalhos
A IA já está sendo utilizada para avaliar automaticamente exames escritos, como provas, redações e outros testes. Os desenvolvedores alimentam a tecnologia com algoritmos que simulam o aprendizado humano — assim, ela se tona capacitada para analisar dados de textos de maneira ágil.
Em sua versão conversacional, a IA poderá ser utilizada pelo aluno para entender os pontos em que ele errou e as explicações para as correções. Tudo isso ajuda a economizar o tempo dos professores, que poderão se dedicar a atividades mais estratégicas: o planejamento das aulas, utilização de recursos multimídia e diferentes formas de interação entre os estudantes.
Como implementar a IA para interação humana na instituição de ensino?
Será preciso desenvolver um projeto com profissionais da área de TI, que poderão utilizar os melhores recursos possíveis para construir uma tecnologia de conversação que seja adaptada às necessidades e preferências da instituição.
Além disso, é possível contar com plataformas que já utilizam a inteligência artificial em seus processos. Um exemplo é o Lyceum, que consegue gerar chatbots inteligentes para otimizar as atividades da instituição de ensino.
Vale lembrar que o uso de chatbots nas instituições de ensino auxilia todo o ecossistema da instituição de ensino (alunos, pais, responsáveis, funcionários) de inúmeras maneiras. Isso porque eles conseguem responder a perguntas frequentes, direcionam atendimentos e outras possibilidades.
Ao utilizar um chatbot do Lyceum, por exemplo, será possível contar com os seguintes diferenciais:
- atendimento durante 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- facilidade de atrair novos alunos — afinal, a tecnologia ajuda a otimizar o processo de inscrição de estudantes, sem precisar de intervenção humana;
- geração de pagamentos — com Pix, sem custos adicionais;
- integração com o site da IE e seus canais, como Messenger, WhatsApp e Telegram;
- disponibilidade de serviços do app do aluno, como atendimento pedagógico;
- serviço de IA, para atendimento integral de todos os usuários;
- capacidade de personalização. Assim, a IE consegue adaptar a solução de acordo com sua identidade visual;
- linguagem alinhada com os valores da instituição de ensino. Desse modo, os atendimentos parecerão bem naturais: como se os alunos e seus pais estivessem conversando com um profissional que representa integralmente os valores da IE.
Agora que você entendeu o que é uma IA conversacional, já deu para compreender o porquê de esses sistemas de diálogo automatizado estarem sendo cada vez mais utilizados no mundo da educação. Um chatbot avançado, por exemplo, ajuda no aprendizado, responde a dúvidas dos pais e responsáveis e otimiza a IE de diversas outras formas.
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