aprendizagem digital

Aprendizagem digital: saiba como conectar alunos e conhecimento

A educação vem sendo fortemente impactada pela transformação tecnológica. A aprendizagem digital é uma tendência que prova isso, sendo algo que pode ser muito benéfico para as IES.

Imagine sua instituição aumentando as taxas de retenção pelo uso de meios cada vez mais modernos e personalizados, de modo a expandir continuamente o conhecimento do estudante!

Neste artigo, explicaremos melhor o conceito de aprendizagem digital. No decorrer da leitura, você vai entender como e por que essa tendência vai impactar sua IES, trazendo ganhos duradouros. Acompanhe até o final!

O que é aprendizagem digital?

A aprendizagem digital nada mais é do que o uso do on-line para promover conhecimento. Isso, convém destacar, vale tanto no meio corporativo quanto no educacional, sendo que o isolamento social de 2020 acelerou essa tendência.

Mesmo com o fim da emergência sanitária, as IES podem ganhar muito com a aprendizagem digital. Afinal, ao adotar plataformas on-line, é possível fazer um acompanhamento mais de perto do estudante, uma vez que as atividades geram dados, e estes podem ser analisados.

Na prática, esse processo ajuda, entre outras coisas, a personalizar o ensino na IES. Ou seja, tudo passa a ser menos engessado, contribuindo tanto na obtenção de mais conhecimento por parte do estudante quanto na possibilidade de aplicar aquilo que aprende.

Como usar a aprendizagem digital?

Entendido o conceito de aprendizagem digital e sua importância na IES, um dos pontos vitais na sua eficácia é a comunicação clara. Em outras palavras, é transmitir informações de maneira simples, também estando disposto a dar suporte sempre que ocorrer algum problema técnico no manuseio da plataforma on-line.

Além de uma comunicação clara, outra dica fundamental é o feedback regular. Este é uma via de mão dupla, tanto em relação ao desempenho do estudante nas atividades on-line propostas quanto na usabilidade da plataforma. Afinal, a experiência do graduando deve ser a mais fluida possível, com a resolução de possíveis bugs rapidamente.

Podemos encerrar o tópico falando das tecnologias de apoio. Além dos softwares educacionais, outra ferramenta que pode ser usada é a plataforma de e-learning adaptativa. Basicamente, consiste em um sistema que usa inteligência artificial de modo a adaptar os conteúdos ao ritmo de aprendizado dos estudantes da IES.

Quais as tecnologias envolvidas na aprendizagem digital?

Além da plataforma de e-learning adaptativa que citamos há pouco, várias outras tecnologias podem ser empregadas na aprendizagem digital. Uma das mais interessantes é a gamificação, que permite trazer para o cenário educacional aqueles elementos presentes em todos os jogos, como pontuação e aumento de nível.

Outras tecnologias incluem:

  • audiovisual;
  • aplicativos
  • realidade virtual e realidade aumentada;
  • micro learning, que consiste na entrega de pequenos conteúdos, sendo estes de mais fácil assimilação por parte do estudante.

aprendizagem digital, como vimos, é uma tendência que veio para ficar. Se sua IES quer captar e reter mais, vale muito a pena adotar tecnologias como a plataforma de e-learning adaptativa, uma vez que ajuda a adequar os conteúdos ao ritmo de aprendizado do estudante.

Já acompanha o Lyceum nas redes sociais? Se não, aproveite e siga a gente no InstagramXFacebookLinkedIn e YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros