gestão de assiduidade

Como fazer gestão de assiduidade na instituição de ensino?

No dia a dia dos estudantes, uma falta aqui ou ali nem sempre é um grande problema. Porém, quando essas faltas se tornam frequentes, podem gerar consequências tanto para os próprios alunos quanto para a instituição de ensino. É por isso que entender como fazer uma boa gestão de assiduidade é tão importante.

Se você busca aumentar a frequência e participação dos alunos nas aulas e atividades da sua instituição de ensino, está no lugar certo! Continue a leitura e veja o que é necessário para começar a gestão de assiduidade.

O que é gestão de assiduidade?

A palavra “assiduidade” significa ser constante e pontual, ou seja, estar sempre presente quando se espera que esteja. Na educação, gestão de assiduidade é o jeito de controlar a presença dos alunos e professores nas aulas e mantê-los engajados nas atividades. Isso inclui registrar quem está presente, quem está ausente e lidar com atrasos.

Essa gestão é importante para garantir que todos estejam presentes quando necessário para aprender e ensinar. É um controle que ajuda a manter um ambiente de aprendizado consistente e justo para todos.

Para fazer isso, as instituições de ensino podem usar diferentes métodos, como sistemas de registro de presença e listas de chamada, ou até mesmo tecnologias mais avançadas, como um sistema de gestão educacional (SGE).

Como fazer gestão de assiduidade?

A seguir, apresentamos algumas dicas que podem ajudar sua gestão a promover a presença regular de alunos e professores nas aulas e atividades educacionais. Confira!

Registrar as presenças

O registro de presença é a base da gestão de assiduidade em uma instituição de ensino. Consiste em manter um registro de quem está presente e quem está ausente em cada aula. A estratégia mais comum é o uso de listas de chamada, que podem ser físicas ou digitais.

Nas listas de chamada físicas, os professores têm uma lista de nomes dos alunos em uma folha de papel e marcam manualmente quem está presente durante a aula. Essa abordagem é simples e direta, mas pode ser suscetível a erros de escrita ou perda de documentos.

Por outro lado, as listas de chamada digitais oferecem uma solução mais organizada. Os professores podem usar dispositivos como tablets ou laptops para acessar listas de chamada por um sistema de software da instituição ou aplicativos móveis.

Desenvolver políticas internas

É importante estabelecer diretrizes para alunos, professores e funcionários em relação à frequência e pontualidade, além de definir procedimentos para lidar com faltas e atrasos.

Isso envolve estabelecer o número mínimo de dias ou horas que os alunos devem frequentar as aulas, bem como os horários de entrada e saída estabelecidos para os professores e funcionários. 

As políticas internas também devem abordar as consequências de faltas injustificadas ou atrasos frequentes, como advertências escritas e até mesmo suspensões.

Automatizar o processo

As instituições já podem usar a tecnologia para realizar tarefas que seriam executadas manualmente, como as informações necessárias para a gestão de assiduidade.

Isso significa que, em vez de depender de registros em papel ou planilhas eletrônicas, sua instituição pode utilizar um software especializados, como um sistema de gestão educacional para gerenciar a presença dos alunos e professores.

Um SGE, geralmente, integra a gestão de uma variedade de áreas da instituição de ensino, incluindo as operações relacionadas à rotina dos professores, como registro de presença, acompanhamento de faltas, comunicação com alunos. Tudo o que você precisa para centralizar a gestão de assiduidade.

Quais são as consequências de não fazer essa gestão?

Não existe uma gestão de assiduidade perfeita. Mesmo quando automatizada com o auxílio de um software, é importante reconhecer que sempre há espaço para melhorias e a possibilidade de ocorrerem erros.

No entanto, sem uma estrutura adequada voltada para acompanhar a assiduidade dos alunos e/ou professores, a instituição de ensino, seja uma escola, seja faculdade ou qualquer outra instituição educacional, fica sujeita a uma série de consequências negativas. Aqui estão algumas delas:

  • professores ausentes com frequência podem resultar em interrupções no cronograma de ensino;
  • alunos que faltam regularmente às aulas podem enfrentar dificuldades em acompanhar o material, o que pode levar a baixas notas;
  • a ausência de políticas e práticas eficazes de gestão de assiduidade pode gerar perda de receita para a instituição.

A falta de uma gestão de assiduidade pode ter sérias consequências para uma instituição de ensino. Portanto, vale a pena implementar políticas e tecnologias para acompanhar e promover a presença dos alunos e professores.

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