Controle da frequência dos alunos: veja como medir!
A evasão nas instituições de ensino (IE) não é um desafio que surgiu recentemente no âmbito educacional, mas infelizmente, não raramente, poucas iniciativas são implementadas com o intuito de reverter o problema. Segundo Dados do Censo da Educação Superior — conduzido pelo INEP —, 59% dos estudantes que ingressaram em alguma instituição em 2010 não haviam concluído o curso até 2019.
No entanto, é importante pontuar que essa questão não se restringe ao contexto do Ensino Superior. A inassiduidade é vista em todas as etapas da formação, desde a Educação Básica até as especializações, o que só destaca a relevância de buscar manter um controle da frequência dos alunos.
Considerando a importância do tema, neste post, vamos explicar por que é interessante manter esse controle de forma eficiente, como é possível medir e reduzir a evasão nas instituições de ensino, entre outros pontos igualmente substanciais. Continue a leitura!
Por que é tão importante manter um controle da frequência dos alunos?
De forma geral, a permanência dos estudantes é uma meta continuamente perseguida pelas instituições de ensino, principalmente porque a inassiduidade às aulas é um dos indicativos que mais comumente apontam para a possibilidade de abandono dos estudos futuramente, o que implica a desistência do curso. Nesse sentido, faz-se necessária a adoção de estratégias que possam conter os índices de evasão.
O termo normalmente é um dos tópicos mais debatidos nos círculos de educação, já que a perda de alunos nunca é vista sob uma ótica positiva. Afinal, além de a infrequência prejudicar significativamente o processo de ensino-aprendizagem, pode comprometer a credibilidade da instituição e até mesmo desencadear um cenário de crise.
Portanto, o controle da frequência dos alunos ajuda, inclusive, a preservar a saúde financeira da instituição.
Como é possível medir o percentual de estudantes faltosos?
A depender do contexto, é possível recorrer a diferentes formas de calcular o percentual de falta dos alunos. A seguir, vamos abordar as principais.
Análise da porcentagem de alunos presentes nas aulas
Nesse caso, é necessário dividir o total de estudantes presentes no dia da aula pelo total de alunos matriculados e, em seguida, multiplicar o resultado obtido por 100. Considerando, por exemplo, uma classe de 60 alunos, suponhamos que, no dia da aula em questão, apenas 38 compareceram. Nesse caso, o cálculo será desenvolvido da seguinte forma:
38/60 x 100 = 0,63.
Ou seja, 63% classe está presente.
Análise da porcentagem individual da presença dos estudantes em todas as aulas
Outro cálculo interessante envolve o percentual de presença de cada estudante — de forma individual — no decorrer das aulas. Para o controle da frequência dos alunos, nesse caso, é preciso dividir o número de aulas que foram frequentadas pelo discente pelo total de aulas que foram ministradas.
Assim, se, por exemplo, 100 aulas foram ministradas e o estudante só esteve presente em 78, temos:
78/100 x 100 = 0,78.
Logo, a sua frequência é de 78%.
Análise da porcentagem considerando a carga horária geral
Nesse método de cálculo, a carga horária geral do estudante é levada em consideração. Assim, para manter um controle da frequência dos alunos, é necessário recorrer à seguinte fórmula:
(carga horária geral – número de faltas)/carga horária geral x 100
Para chegar ao resultado correto, é importante levar em conta que a carga horária geral representa a soma da carga horária efetiva de todas as disciplinas nas quais o discente está matriculado.
Como é possível manter o controle sobre os índices de evasão?
Há diversos métodos que viabilizam o controle da frequência dos alunos nas instituições de ensino. A lista de presença, por exemplo, é um recurso utilizado há muitos anos, mas nem sempre representa uma alternativa realmente eficiente, já que não há qualquer garantia de que o estudante permaneceu em aula após assiná-la.
Nesse sentido, especialmente na era de transformação digital na qual vivemos, em que a tecnologia vem se tornando uma grande aliada — inclusive na área educacional —, o mais recomendável é recorrer à automatização.
Um bom exemplo é a utilização de sistemas de controle de acesso, que facilitam a identificação das pessoas que entram na instituição de ensino. Usualmente, é adotado um padrão de reconhecimento, a exemplo de crachás magnéticos, senhas, biometrias etc., que possibilita o controle dos horários em que os discentes entraram e saíram. Essa alternativa pode ser interessante, inclusive, para coibir o acesso de estranhos.
As vantagens de utilizar um SGA (sistema de gestão acadêmico)
No entanto, ainda melhor é investir em um sistema de gestão educacional, que entrega um sem-número de funcionalidades que reduzem significativamente a complexidade dos “bastidores” das IEs. De forma geral, trata-se de um software de gerenciamento de informações voltado ao âmbito acadêmico, também conhecido como sistema de gestão acadêmica (SGA).
Esse tipo de solução promove uma verdadeira revolução nos processos internos das instituições de ensino, não somente tornando o monitoramento do dia a dia da IE mais fácil, mas também diminuindo os custos operacionais — já que as funções automáticas podem substituir diversas atividades manuais e que envolvem fluxos impressos. Além disso, outro aspecto positivamente impactado é o suporte oferecido aos estudantes, pois, com a adoção dessa ferramenta, torna-se viável:
- emitir e pagar boletos;
- agendar as aulas;
- consultar as notas etc.
Na prática, esses e outros procedimentos passam a ser executados on-line. Inclusive, os próprios gestores acadêmicos são beneficiados com esse investimento, afinal, essa tecnologia se traduz em mais agilidade e minimização de erros e/ou perdas de dados. Assim, o foco desses profissionais pode se voltar à expansão da instituição, com a definição de estratégias de captação de alunos e com o acompanhamento das tendências do cenário educacional.
Já no que se refere ao controle da frequência dos alunos — que é o nosso tópico central —, novamente, esse recurso se mostra valioso, com a disponibilização de um portal específico para a gestão da IE, no qual são exibidos gráficos e indicadores que, entre outros aspectos, possibilitam a mensuração da evasão.
Nesse contexto, o Lyceum, uma solução projetada para o mercado educacional, releva-se uma excelente alternativa, já que otimiza a gestão administrativa, escolar e acadêmica das instituições de ensino com base nas melhores práticas do setor e em conformidade com os processos e as tecnologias mais eficientes.
Entendeu como o controle da frequência dos alunos é fundamental para preservar a saúde financeira das IEs e a sua credibilidade perante o mercado? Além disso, com o avanço da tecnologia, essa atividade pode ser automatizada por meio do investimento em um sistema de gestão acadêmica, que promove uma série de benefícios, como o Lyceum.
E então? Quer entender mais a fundo os nossos diferenciais e descobrir por que somos a melhor escolha do mercado? Entre em contato conosco!