estratégia de negócio aplicada na educação

Como adotar uma estratégia de negócio aplicada na educação?

Lyceum - Acervo Acadêmico Digital

Uma instituição de ensino é uma empresa? Embora haja certa resistência de alguns gestores educacionais em admitir o caráter empresarial das escolas, a verdade é que ela pode e deve ser gerida como uma corporação. Isso não tem a ver com perda de valores e do foco na atividade principal, que é a formação de pessoas e integração com a comunidade. A verdade é que, sem uma parte administrativa sólida, todas as outras atividades perdem a base.

Por exemplo: para que uma empresa prospere é necessário que haja uma boa gestão financeira, uma boa política de proteção de dados, uma boa gestão de recursos humanos, uma boa equipe de marketing, um atendimento humanizado e competente etc. Todas essas características também devem estar presentes em uma instituição de ensino organizada.

Veja como sua instituição de ensino pode prosperar a partir de uma estratégia de negócio aplicada na educação. Confira!

Esteja atento às mudanças do setor

Foi o tempo em que a direção de uma escola tinha como foco de atenção somente às demandas e processos internos. A visão empresarial exige que o gestor esteja atento às demandas de mercado, observando as mudanças que estão acontecendo para agir de forma antecipada.

Por exemplo, a adoção dos sistemas de gestão escolar em nuvem, que hoje são cada vez mais comuns, foi durante muito tempo considerada apenas uma tendência, que algumas intuições adotaram.

O gestor mais atento percebeu que integrar dados e facilitar o acesso a colaboradores, pais e alunos de forma remota e por qualquer dispositivo, mais do que otimizar processos e reduzir burocracias, muda a instituição de patamar, aumentando a sua capacidade em todos os sentidos.

A pandemia evidenciou a necessidade de adoção de sistemas de gestão em nuvem, afinal, foi a utilização dessas plataformas que viabilizaram o ensino e o trabalho remoto, os encontros virtuais e a gestão a distância com a mesma qualidade do presencial. Os gestores que não estavam antenados com essas mudanças, tiveram muito mais dificuldade para lidar com essa crise.

Tenha uma visão inovadora

Uma das características mais buscadas em um líder é a capacidade de adaptar as mudanças internas e externas. Por exemplo, com os alunos das novas gerações em idade escolar, manter o modelo antigo de ensino é dar de bandeja para a concorrência um diferencial competitivo.

Neste cenário, explorar novas formas de ensino, com a edição da tecnologia e de novas metodologias de aprendizado é fundamental e essa busca se inicia com a tomada de decisão do gestor antenado.

Em momento de crise econômica, o gestor também deve ter a capacidade de aplicar a inovação para manter a qualidade dos seus serviços prestados, a fim de manter a instituição sustentável, ao mesmo tempo que não desampara os pais e alunos.

Inovar, ao contrário do que muita gente acha, não consiste apenas em adotar as novas tecnologias. As tecnologias são ferramentas, ou seja, o preparo de quem utiliza é fundamental. A inovação está na forma como o gestor aplica as suas decisões, mudando paradigmas para dar mais qualidade a sua prestação de serviços, seja com a tecnologia ou não.

Crie um ambiente de bom relacionamento com a equipe

Não existe empresa próspera sem colaboradores engajados, que querem estar na instituição e que estejam sempre dispostos a entregar um pouco mais. Esse engajamento não é imposto ou determinado por algum contrato, ele é conquistado pela liderança positiva.

Mais do que cobrar a equipe, o bom líder deve motivá-los para realizar as suas tarefas em busca dos resultados planejados pela organização. Essa motivação pode ser alcançada, por exemplo, a partir de uma gestão mais democrática, que tornem os colaboradores agentes das mudanças no seu local de trabalho.

Em vez de impor as decisões, o gestor pode criar processo com votações, convidando os representantes de cada setor Ser transparente também é fundamento, sempre deixando claro porque tomou decisão “A” ou “B”, quando houver divergência.

Aprimore a comunicação e atendimento

Outra característica de uma gestão corporativa eficaz é a boa capacidade de comunicação, interna e externa. Nesse cenário, integrar dados e canais de comunicação com o auxílio da tecnologia é primordial.

Internamente, os setores passam a trabalhar de maneira muito mais integrada, ágil e eficiente. Externamente, os clientes passam a poder entrar em contato com a instituição a partir de vários canais, de forma unificada, ou seja, omnichannel, sem a necessidade de ficar repetindo instruções e dados a cada contato.

Outro ponto importante de uma boa gestão em empresas de prestação de serviços é o pós-venda. Ser cordial e ágil no atendimento pré-venda e mudar radicalmente após a conversão, indica para o público que sua empresa está interessada apenas no dinheiro dele, minando toda a confiança.

Criar boas estratégias de pós-venda pode fazer com que sua instituição se torne referência, fidelizando os alunos atuais e fazendo com que eles se tornem divulgadores espontâneos de sua marca.

Esteja aberto aos feedbacks

Os dados já estão sendo colocados entre os ativos mais valiosos em empresas de todos os segmentos e portes, para as mais variadas atividades. Saber captar os feedbacks de pais e alunos, por exemplo, pode fazer com que a escola tome decisões muito mais certeiras, baseadas exatamente no que o seu público-alvo espera.

O melhor de tudo é que, com as ferramentas digitais e coleta de feedbacks e a elaboração de pesquisas se tornou muito mais simples. É possível, por exemplo, criar pesquisas com o auxílio dos chatbots para que os clientes respondam quando e onde eles quiserem.

Descobrir insights por meio dessas pesquisas pode dar um diferencial competitivo enorme para a sua instituição, pois vocês não estarão tomando decisões baseadas apenas em regimentos padronizados e burocráticos, mas em cima do que é necessário para atrair os alunos e oferecer um ensino de qualidade, dentro que que eles esperam e necessitam.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância de traçar uma estratégia de negócio aplicada na educação. O foco aqui deve ser aliar o que há de melhor na gestão corporativa às demandas de uma instituição de ensino, criando uma base sólida para que as atividades educacionais sejam aplicadas em sua plenitude financeira e de infraestrutura.

Gostou do post? Sua intuição tem como base de tomada de decisão o modelo de gestão corporativo?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros