Entenda mais sobre o ERP educacional e escolha o seu!
Tecnologia de ponta e educação podem andar juntas? Claro que sim e podemos provar: o ERP educacional é um sistema totalmente adaptado às necessidades de uma instituição de ensino, desde a captação até a gestão completa do percurso dos alunos.
Contudo, a escolha deve ser bem-feita para que você utilize um ERP educacional que proporcione uma visão 360° da instituição, que englobe não só funcionalidades para melhorar a gestão escolar, mas também ajude nas partes administrativa e financeira.
Neste post, falaremos mais dessa tecnologia e ainda apontaremos a melhor opção do mercado, com todas as suas funcionalidades. Boa leitura!
O que é um ERP educacional?
Essa solução é uma versão do tradicional ERP, ou Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais). O software contribui para a gestão de todos os aspectos do negócio, armazenamento de informações e automatização de atividades, por exemplo.
Nesse sentido, um ERP é desenvolvido de acordo com os objetivos de quem contrata, para otimizar os processos da empresa e torná-la mais competitiva no mercado.
Assim, um ERP educacional serve para todas essas atividades, mas também ajuda os gestores a centralizarem informações de registros de alunos e professores, assim como controlar as matrículas. Outras funcionalidades são:
- integrar todos os departamentos daquela instituição de ensino;
- garantir a comodidade para que os alunos e os responsáveis por eles consigam consultar informações sobre notas, realizar matrículas, pagar boletos e preencher diversos formulários, entre outras atividades;
- possibilita aos diretores focarem em questões estratégicas de ensino, com a tecnologia automatizando tarefas repetitivas e proporcionando acesso rápido às informações.
Além disso, um software de gestão educacional também faz com que os outros profissionais da instituição, como professores e membros do secretariado, otimizem o tempo de cada uma das suas atividades.
Imagine, por exemplo, um docente que leva horas para conseguir atribuir notas com uma solução ultrapassada: isso irrita não somente o profissional, mas também prejudica os alunos e seus pais, que ficam sem as informações no tempo prometido.
Por isso, a escolha do ERP educacional deve ser bem pensada levando em conta as informações da empresa fabricante. Ao final do artigo, indicaremos a melhor solução para as instituições de ensino.
Quais são as vantagens do ERP educacional?
Uma das principais vantagens desse sistema é a capacidade de integrar todos os setores da instituição, otimizando a rotina dos profissionais que trabalham ali. Afinal, ele não serve apenas aos gestores, mas também é capaz de integrar a secretaria aos alunos, seus pais e os docentes.
Desse modo, o ERP educacional é um portal de comunicação para os pais, responsáveis e a instituição de ensino. Também podemos citar outras vantagens específicas.
Diminuição de processos burocráticos
Um ERP educacional diminuirá significativamente o tempo gasto em atividades repetitivas e manuais da secretaria, por exemplo. Essa otimização ocorre pela integração entre processos totalmente eletrônicos que substituirão os métodos manuais de registro, como a anotação à mão em registros físicos. Desse modo, sua instituição gera menos erros humanos e menos retrabalho causado por essas falhas.
Agilidade nas solicitações
Um ERP educacional automatiza boa parte dos processos ao utilizar templates de documentos, informações cadastradas e fluxos de trabalho padronizados, o que não só elimina o retrabalho causado por erros, mas também garante mais agilidade nos atendimentos realizados pela instituição.
Redução de custos
A opção por um software de gestão escolar completo e integrado à nuvem proporciona que a equipe administrativa não precise ficar às voltas com formulários e inúmeros documentos em papel. Isso garante a redução de custos.
Captação de alunos
Outra grande vantagem do sistema é a possibilidade de captar mais alunos, já que a implementação de um bom sistema, que agilize as atividades, será vista com bons olhos pelos pais e responsáveis. Com isso, a tendência é que eles se tornem promotores da instituição — e a recomendem para seus amigos e familiares.
Qual é a melhor opção do mercado?
O Lyceum é um ERP educacional completo, que possibilita diversas integrações, tanto com softwares de CRM quanto com outras aplicações. Com ele, a educação se torna realmente digital.
Isso porque o Lyceum é um sistema de gestão conectado a múltiplos fornecedores e disponível 24 horas por dia. Assim, ele promove a inovação na gestão e otimiza os seus processos de forma ininterrupta. Agora, vamos conhecer algumas das suas funcionalidades.
Captação
O Lyceum ajuda muito na captação de alunos, uma vez que disponibiliza portais responsivos e configuráveis para que as instituições consigam atrair novos estudantes. A captação desse ERP educacional também conta com:
- loja — e-commerce para a venda de cursos livres;
- processo seletivo — ambiente para consultar todas as etapas de processos seletivos das instituições de ensino superior;
- admissão — página desenvolvida para pais e responsáveis realizarem tarefas, como o agendamento de visitas e a realização da matrícula dos filhos.
Portais
O Lyceum também disponibiliza portais online para realizar a conexão entre alunos, professores, coordenadores e secretaria. São eles:
- portal do aluno, no qual o aluno acompanha sua trajetória na instituição. Ele pode consultar boletos, frequência, notas e realizar solicitações, como rematrícula;
- portal do docente, espaço para os professores organizarem as informações relacionadas às turmas que ele ministra, como faltas, notas, plano didático e documentos diversos, assim como solicitar serviços à secretaria;
- portal do coordenador, para que esse profissional acesse as informações das turmas pelas quais ele é responsável, com os mesmos recursos disponibilizados para docentes.
Gestão
O Lyceum une o melhor de dois mundos, o acadêmico e o administrativo-financeiro, em uma só tecnologia. Veja como:
- o lado acadêmico é otimizado pela capacidade de o sistema realizar todas as atividades de gestão, o que envolve desde a organização dos cursos, o acompanhamento do projeto pedagógico e as avaliações contínuas do desempenho dos docentes. Isso ocorre da captação até a conclusão do curso;
- o lado administrativo da instituição é otimizado com a disponibilização de uma visão 360° da organização, focando nas otimizações educacionais, mas também na viabilização da sustentabilidade e superávit do negócio;
- o lado financeiro, que proporciona ferramentas para que você mensure o faturamento, consulte e emita notas discais eletrônicas e gestão de inadimplência, entre outros;
Secretaria Virtual
Por fim, a secretaria virtual é o espaço em que as atividades de movimentação, registro do histórico do aluno e atendimento são realizadas. Aqui, também é possível controlar as informações de matrícula e rematrícula, assim como disponibilizar esses serviços para os alunos e responsáveis.
É na secretaria virtual que serão acessadas as informações acadêmicas e financeiras dos estudantes para ajudá-los a tirar suas dúvidas e consultar registros relacionados às suas atividades, como visitas e contatos feitos.
Como vimos no artigo, o ERP educacional é uma solução digital holística, já que engloba diversos aspectos da gestão da instituição de ensino. É possível controlar a execução do processo pedagógico, digitalizar documentos e controlar os dados financeiros para garantir a viabilidade financeira do negócio, entre muitos outros serviços.
E aí, ficou interessado pelo nosso ERP educacional? Então, aproveite para entrar em contato conosco para conhecer melhor a nossa solução!