Descubra agora o papel e a importância do designer educacional

Atualizado em

Lyceum - Acervo Acadêmico Digital

Vários profissionais podem contribuir para melhorar a qualidade da educação e os processos de uma instituição de ensino, sendo importante contar com especialistas em cada função. O designer educacional é um desses colaboradores que pode gerar benefícios importantes para a qualificação do ensino.

A tecnologia oferece excelentes recursos para a educação, que devem ser aproveitados de forma sábia pelas instituições de ensino. Para que essa utilização seja eficiente e gere bons resultados, é importante ter um profissional capacitado para unir os dois mundos e adaptar as informações para o contexto on-line.

Neste artigo vamos entender quem é e qual é o papel do designer educacional, bem como a importância que ele tem para a instituição. Além disso, mostramos quais competências esse profissional precisa ter. Acompanhe!

Quem é o designer educacional?

O designer educacional é o profissional responsável pelo aperfeiçoamento dos processos de aprendizagem. Ele precisa ser colaborativo, multidisciplinar e capaz de planejar, coordenar e avaliar processos educacionais com o uso de novas tecnologias.

Podemos dizer que ele precisa saber adaptar o curso para o mundo on-line, com o objetivo de facilitar o aprendizado dos estudantes, utilizando da melhor maneira possível os ambientes virtuais de aprendizagem.

O responsável por esse trabalho tem a missão de fazer a ligação entre a visão, a missão e o público-alvo da instituição durante a produção didática dela. Isso significa produzir conteúdos que a comunidade acadêmica geralmente recebe de forma simples e eficiente.

Quem trabalha na área precisa desenhar cursos completos ou fragmentos com grande riqueza de recursos, envolvendo material impresso, vídeos, ferramentas de LMS (Learning Management System), testes, entre outros formatos.

Podemos dizer, então, que o designer educacional serve para a construção de qualquer material que facilite o processo de educação e aprendizagem. Esses materiais podem ser utilizados em qualquer modalidade de ensino: on-line, presencial ou semipresencial.

Qual é a importância dele para uma instituição?

Esse profissional é fundamental para uma instituição de ensino, pois oferece habilidades que vão contribuir de diversas maneiras para a aprendizagem. Continue a leitura e veja alguns pontos de melhoria que o designer educacional oferece.

Garante a transferência clara de informações

O profissional precisa transformar os conteúdos em novos formatos de apresentação, como vídeos, teste ou qualquer outro produto. Quando esse processo é feito por um especialista, é certo que a transferência de informações será clara e de fácil recepção pelos estudantes, por isso, é fundamental que ele entenda como fazer essa adaptação sem prejudicar o conteúdo, otimizando a linguagem e a aprendizagem.

Auxilia na utilização dos recursos tecnológicos de maneira eficiente

Não adianta contar com os recursos tecnológicos mais caros e inovadores se não há conhecimento para fazer uma boa utilização dessas ferramentas. O designer educacional precisa auxiliar na aplicação desses dispositivos de maneira eficiente, contribuindo para melhorar o processo de aprendizagem. Ele é um dos responsáveis pela decisão de quais conteúdos devem ser disponibilizados de forma diferente e em qual formato isso deve ser feito.

Entende as necessidades do aluno

É tarefa desse profissional produzir conteúdo de qualidade para os alunos, observando as necessidades de aprendizado deles. O designer educacional ajuda a identificar a possibilidade do estudante avançar conteúdos, ter autonomia para decidir o que quer estudar primeiro e escolhe as tecnologias mais acessíveis para cada um deles.

Ele é, portanto, um colaborador que tem um contato direto com os alunos, contribuindo para melhorar o relacionamento entre a instituição e a comunidade acadêmica, além de qualificar os processos de ensino.

Melhora a absorção de conteúdos

Ao entender as necessidades dos estudantes, o designer educacional também ajuda a melhora a absorção de conteúdos. Um material de boa qualidade, mas com um formato ruim pode atrapalhar o entendimento e a aprendizagem. É interessante investir em estratégias que entreguem um conteúdo importante, mas que ao mesmo tempo tenha uma aparência atraente.

Otimiza os resultados

Com técnicas empregadas para facilitar a absorção dos conteúdos e entender as necessidades dos alunos, é possível conseguir a otimização dos resultados. De modo geral, isso melhora a qualidade do ensino da instituição, contribuindo para oferecer uma formação mais completa e eficiente.

Reduz o tempo de aprendizagem

O grande objetivo do designer educacional é facilitar os processos de aprendizagem, reduzindo, assim, o tempo necessário para a compreensão de um conteúdo. Dessa forma, é possível ter uma dinâmica de aulas mais ágil, pois o conhecimento será exposto de maneira mais simples e eficiente — o que ajuda os alunos a aprenderem rapidamente.

Quais são as principais competências que esse profissional deve ter?

O processo do design educacional deve abranger diferentes áreas do conhecimento, como a comunicação, a tecnologia, o design, as teorias da aprendizagem, a criatividade e a avaliação on-line.

Desse modo, ele é um profissional que deve ter uma formação interdisciplinar. Existem graduações específicas para essa área, mas é comum que as instituições empreguem colaboradores formados nas áreas de pedagogia e comunicação, que se relacionam de forma direta com a função.

Seja qual for a formação, o importante é ter as características necessárias para desempenhar a função. Para que um profissional tenha sucesso nessa área, ele precisa contar com algumas competências, sendo as principais:

  • habilidade para se comunicar com todos os envolvidos no contexto de ensino, desde o administrador até o aluno;
  • capacidade de lidar de forma inteligente com os novos recursos de tecnologia;
  • conhecimento dos fundamentos de design aliados à aprendizagem;
  • criatividade;
  • conhecimento e habilidade para fazer o gerenciamento de projetos;
  • capacidade para aplicar os princípios de avaliação on-line.

É importante saber quem é o designer educacional, o papel que ele desempenha e a importância dele para uma instituição de ensino. Esse é um profissional que pode qualificar a educação, facilitando o processo de aprendizagem e utilizando os recursos tecnológicos para aproximar os alunos dos conteúdos. Uma escola que conta com esse colaborador pode aproveitar todos os benefícios que ele oferece para melhorar a dinâmica de estudo e a compreensão dos conhecimentos transmitidos.

Gostou deste conteúdo? Quer ficar por dentro de mais informações importantes para a sua instituição? Então entenda a relação entre professor e aluno e veja 7 dicas para melhorar o convívio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros