instituições de saúde

Como realizar a gestão de instituições de saúde na prática?

Instituições de saúde precisam de uma gestão séria e tecnológica. Afinal, os prontuários de papel, por exemplo, estão perdendo espaço, dando lugar a documentos eletrônicos, sendo estes mais fáceis de acessar pelos funcionários. Estar ciente disso e buscar se modernizar é crucial, pois mostra que a unidade médica está, de fato, focada no paciente.

Neste artigo vamos apontar alguns dos elementos centrais na administração das instituições de saúde. A ideia é mostrar como a tecnologia é útil nessa gestão, desde o atendimento e acompanhamento do paciente até a parte financeira e satisfação da equipe. Continue a leitura até o final e saiba mais!

Como funciona a gestão das instituições de saúde?

Como em outras gestões, a base está no planejamento estratégico. Ou seja, em instituições de saúde, é preciso definir metas e objetivos de longo prazo, além de identificar oportunidades e possíveis ameaças à solidez desse negócio. 

Outros elementos cruciais a serem considerados na gestão das instituições de saúde incluem:

  • gestão de recursos humanos: consiste em recrutamento, treinar, supervisionar e motivar os funcionários, garantindo que tenham habilidades para lidar com os pacientes;
  • gestão financeira: responsável por monitorar e controlar o orçamento da instituição, garantindo a melhor alocação de recursos;
  • gestão de operações: lida com os processos operacionais, como admissão de pacientes, agendamento de consultas e compras de suprimentos;
  • gestão de tecnologia da informação: gerência sistemas para garantir que os dados dos pacientes sejam registrados com precisão e segurança, além de facilitar o acesso à eles.

Por que fazer essa gestão de forma eficiente?

Por mais que seja óbvio, a gestão de instituições de saúde precisa ser focada no paciente. Isso implica, entre outras coisas, em um processo fluido e eficiente, começando no acolhimento e terminando na alta desse indivíduo, ou término de algum procedimento específico.

Existem outros dois pontos a serem destacados neste tópico. O primeiro é a sustentabilidade financeira da instituição de saúde, consistindo em reduzir custos e maximizar a receita. Afinal, é somente assim que se consegue expandir serviços e continuar atendendo as pessoas com qualidade.

O segundo ponto é a satisfação interna da equipe. Quando a gestão das instituições de saúde é bem feita, o ambiente de trabalho torna-se positivo e produtivo. Por consequência, a satisfação e o engajamento dos funcionários aumenta, reduzindo a rotatividade e aumentando a retenção dos melhores profissionais.

Dependendo das circunstâncias, o ambiente pode ser estressante ou de sobrecarga de trabalho. Por isso, fazer essa motivação interna é tão crucial, também como forma de valorizar os esforços dos funcionários.

Como usar a tecnologia na gestão das instituições de saúde?

Para que a gestão das instituições de saúde possam contemplar os pontos citados, a tecnologia é indispensável. Todavia, ela deve ser empregada de forma inteligente, com base em motivações e necessidades bem definidas.

Para entender melhor, acompanhe algumas das principais formas de adotar a tecnologia!

Chatbots

Chatbots são robôs programados para interagir com as pessoas. Na prática, eles podem ser usados no início do atendimento, respondendo dúvidas recorrentes e realizando procedimentos simples, como o agendamento de consultas. 

A grande vantagem do chatbot é que ele está disponível o tempo todo. Além disso, ele pode ajudar a fazer uma triagem daquelas demandas que são mais e menos urgentes, contribuindo para equipe trabalhar com mais qualidade e eficiência.

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NPS

A sigla NPS significa Net Promote Score. Este é um indicador usado para medir o quanto uma pessoa indicaria a instituição de saúde para outras. De acordo com a pontuação dada pelo paciente, é possível saber se ele é detrator, neutro ou um promotor daquele estabelecimento.

A divisão da pontuação costuma ser feita da seguinte forma:

  • nota entre 0 e 5: a pessoa é considerada detratora. Ela tende a falar mal do atendimento para os outros.
  • nota entre 6 e 8: a pessoa é considerada neutra, que não é detratora e nem promotora;
  • nota entre 9 e 10: a pessoa é considerada promotora, que vai falar bem do estabelecimento e indicar para outras pessoas. 

Integração com sistemas de gestão hospitalares

Tão importante quanto uma unidade de saúde funcionar corretamente é ele se comunicar bem com as outras. Do ponto de vista técnico, são usados sistemas de software modernos, capazes de compartilhar dados heterogêneos.

Em outras palavras, os vários sistemas precisam conversar entre si, trocando não apenas informações, mas também inteligência. Portanto, mais do que a integração dos sistemas, é desejável a interoperabilidade entre eles.

IA

A IA, ou Inteligência Artificial, está no centro das discussões de tecnologia no mundo inteiro. Isso não é para menos, pois ela pretende revolucionar o mundo da forma que conhecemos, inclusive no segmento da medicina.

Inicialmente, pode-se usar a IA para ajudar o humano a tomar decisões e focar somente naquilo que importa. Contudo, pode ser que, no futuro, a própria inteligência artificial tenha esse discernimento, atuando de forma autônoma em todos os processos.

Na saúde, a IA pode atuar de diversas formas. Por exemplo, no monitoramento de pacientes, ou ainda no diagnóstico mais preciso de doenças, com base na análise de dados oriundos dos exames realizados pelos indivíduos.

Prontuário eletrônico

O sistema de prontuário eletrônico armazena e organiza informações médicas e de saúde do paciente. Ele substitui os registros de papel, permitindo aos profissionais acessar com facilidade as informações atualizadas sobre a saúde dos indivíduos, dentro de um histórico.

Como o Lyceum pode ajudar na gestão das instituições de saúde?

O Lyceum é um software voltado para a gestão educacional. Contudo, também atendemos negócios da área de saúde, por meio de uma plataforma completa, dotada de recursos que facilitam o trabalho da equipe e contribuem na satisfação do paciente.

Um desses recursos é o chatbot, bem como as funções financeiras. Na prática, o Lyceum ajuda a facilitar o gerenciamento das finanças da instituição de saúde, contribuindo na expansão das operações, possibilitando até mesmo a abertura de novas unidades.

Como vimos, as instituições de saúde precisam de uma gestão séria e tecnológica. Usando softwares como o Lyceum, a unidade de saúde tem muito mais chance de atender os pacientes com qualidade, de modo que eles se tornem promotores do estabelecimento.

Quer saber mais sobre o Lyceum e como ele pode impactar a gestão da sua instituição de saúde? Entre em contato agora mesmo!

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