inovação educacional

Inovação educacional: como promover na IE de Medicina?

Para uma IE de Medicina, a inovação educacional é indispensável. Estamos falando de um segmento profundamente impactado pela transformação digital, exigindo cada vez mais preparo, tanto por parte dos professores quanto dos alunos.

Neste conteúdo, vamos explicar sobre essa inovação educacional, e você entenderá o papel das tecnologias por meio de aplicações específicas e personalizadas para o graduando em Medicina. Tem interesse no tema? Então continue a leitura até o final!

Como a inovação educacional está acontecendo?

Basicamente, a inovação educacional lida com novas práticas, métodos ou tecnologias, visando à melhora no aprendizado e no ensino.

Trazendo isso para os cursos de Medicina, uma das formas de alcançar os objetivos citados é a chamada abordagem interdisciplinar, que consiste em conectar a área médica com outros conhecimentos, tendo em vista que isso ajuda a ter uma compreensão mais sistêmica da prática médica.

Felizmente, a tecnologia tem feito o segmento da saúde se modernizar no Brasil. Conforme veremos adiante, existem várias soluções que ajudam, entre outras coisas, a tomar decisões mais precisas e rápidas acerca do paciente.

Em uma IE de Medicina, é de suma importância apresentar ao estudante os cenários mais próximos da realidade. Dessa forma, ele vai correlacionar com mais facilidade os seus conhecimentos teóricos com os práticos, aumentando as chances de se tornar um profissional qualificado quando terminar a graduação.

Como promover essa inovação na IE de Medicina?

Em uma perspectiva um pouco mais abstrata, pode-se adotar abordagens de ensino baseadas em problemas reais. Além disso, incentivar o aprendizado colaborativo, bem como discussões em grupo e projetos práticos. Tudo isso ajudará a promover uma aprendizagem mais interativa e engajadora.

Nas subseções a seguir, vamos apresentar soluções mais concretas e tangíveis sobre inovação educacional nas IEs de Medicina. Acompanhe com atenção!

Inteligência artificial 

Podemos iniciar falando que a IA é uma excelente aliada na hora de analisar dados educacionais. A ideia aqui é pegar uma grande massa de informação aparentemente desconectada, para transformar em conhecimento, que será útil no tratamento e acompanhamento de pacientes.

Aprendizado baseado em casos clínicos

Com aplicações de realidade aumentada e realidade virtual, por exemplo, é possível o estudante imergir em procedimentos como:

  • examinar sintomas;
  • solicitar exames;
  • realizar procedimentos específicos, com foco na melhoria contínua da experiência do paciente.

Outra possibilidade é a plataforma de aprendizado on-line, que oferece acesso a uma vasta biblioteca de casos clínicos virtuais, ajudando os estudantes a desenvolverem habilidades de raciocínio clínico.

Realidade virtual e realidade aumentada

No subtópico anterior, falamos que ambas podem ser usadas em cenários de imersão clínica dos estudantes de Medicina. Contudo, existem outras possibilidades, sendo uma delas a chamada exploração anatômica. Nesse caso, o graduando vai explorar o corpo humano em detalhes tridimensionais, visualizando órgãos, sistemas e estruturas de forma interativa e imersiva.

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Tanto a RV quanto a RA são capazes de proporcionar acesso a recursos remotos. Em outras palavras, os estudantes da IE de Medicina podem colaborar com colegas e professores de qualquer lugar do mundo, por meio de ambientes virtuais compartilhados.

Aprendizado personalizado

O aprendizado personalizado é uma abordagem educacional que se concentra individualmente no estudante. Na prática, ocorre tanto a adaptação do conteúdo quanto os métodos de ensino, com o ritmo de aprendizado condizente com as habilidades e interesses do graduando em Medicina.

Algumas formas de personalizar o aprendizado incluem:

  • adaptação do currículo, fazendo o estudante explorar as áreas que sejam do seu maior interesse;
  • avaliação formativa, permitindo monitorar o progresso individual do estudante, identificando possíveis dificuldades e facilitando a intervenção precoce;
  • tecnologias adaptativas, que consistem em plataformas com recursos de estudo personalizado;
  • mentoria individualizada, permitindo que o estudante receba orientação tanto de professores quanto profissionais de saúde;
  • projetos de pesquisa e prática clínica, de acordo com as áreas de maior interesse do estudante de Medicina.

Simulação avançada

Outro uso interessante da IA é a simulação médica avançada. A proposta é criar ambientes de treinamento mais realistas e interativos, de modo que os estudantes possam praticar habilidades clínicas. Além disso, essa simulação vai ajudar na tomada de decisão diagnóstica e no desenvolvimento de competências técnicas em um ambiente controlado.

Ainda falando da simulação médica avançada, é possível também usar cenários de maior complexidade. Tudo isso visa preparar mais o aluno para a vida real, aumentando o seu repertório de resolução de problemas.

Gamificação

Talvez você ainda não esteja familiarizado com o termo gamificação, mas seu conceito não é difícil de se entender, sendo basicamente a adoção de elementos e regras de jogos para outros contextos, inclusive a Medicina.

Dito isso, é possível usar, por exemplo, um sistema de pontuação e recompensas. Na prática, o estudante que participar de alguma atividade específica (como um fórum de discussão on-line), ele não apenas vai pontuar, como também vai poder subir de nível na sua jornada acadêmica.

Outra forma de promover a gamificação é por meio de desafios e missões baseados em casos clínicos. Assim, o estudante vai aplicar seus conhecimentos para resolver problemas, diagnosticar condições médicas e desenvolver planos de tratamento.

Tais desafios, convém destacar, podem ser apresentados progressivamente. Logo, os níveis de dificuldade aumentam ao longo do tempo, à medida que o aluno avança em seu aprendizado.

Quais são os maiores benefícios da inovação educacional nas IEs de Medicina?

A Medicina é uma área extremamente ligada à empatia e atenção ao próximo. A partir do momento em que as tecnologias citadas aproximam o estudante de situações reais, ele não só melhora suas habilidades técnicas, como também aprimora o lado comportamental.

Portanto, a inovação educacional ajuda a IE de Medicina a se atualizar quanto às tendências de transformação digital do segmento. Como consequência, sua taxa de retenção cresce, além do aumento de credibilidade na região em que atua.

Como vimos no decorrer do texto, a inovação educacional é indispensável para uma IE de Medicina. Logo, implementar tecnologias como realidade virtual e gamificação será de grande valia, ajudando o estudante a aprender mais e poder aplicar seus conhecimentos em cenários próximos à realidade.

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