4 tendências educacionais que envolvem IA para ficar de olho
A integração da inteligência artificial (IA) nas salas de aula já não é uma questão de “se”, mas de “como”. Nos últimos anos, uma série de tendências educacionais que envolvem IA estão trazendo novos desafios para as instituições de ensino e para seus educadores.
No entanto, para reconhecer o potencial da IA na educação, é preciso primeiro ultrapassar os cenários imaginários de ficção científica de robôs ensinando as nossas crianças, substituindo professores e retirando o humano daquilo que é uma atividade humana.
Apesar dos riscos e desafios, as tendências educacionais que envolvem IA sugerem que o potencial das novas tecnologias pode ser usado para apoiar a gestão das instituições, economizar o tempo dos educadores e ajudá-los a dar apoio personalizado aos alunos.
Quer saber mais? Continue a leitura para descobrir 4 tendências que envolvem IA capazes de moldar o futuro da educação.
1. Learning Analytics
Os softwares utilizados para gerir as operações administrativas de instituições de ensino acumulam dados que podem dar origem a relatórios sobre padrões de notas e outras métricas vinculadas ao processo de ensino e aprendizagem.
Essa prática é chamada de learning analytics (análise de aprendizagem) e consiste na utilização de algoritmos e técnicas analíticas para extrair informações relevantes a partir do volume substancial de dados armazenados.
Segundo a Society for Learning Analytics Research (SoLAR), a análise de aprendizagem é “a medição, coleta, análise e relato de dados sobre os alunos e seus contextos, para fins de compreensão e otimização da aprendizagem e dos ambientes em que ela ocorre”.
Um exemplo prático de ferramenta de learning analytics é o Learning Management System (LMS) aprimorado com recursos de IA. Esse tipo de sistema pode analisar o desempenho dos alunos em avaliações, identificar padrões de aprendizado e até antecipar áreas nas quais um aluno pode precisar de suporte adicional.
Com a análise de dados, o LMS pode personalizar o material de aprendizagem e oferecer atividades adaptadas às necessidades específicas de cada aluno.
2. Uso de ferramentas de chatbot
O chatbot baseado em inteligência artificial ficou mais fácil de ser usado nos últimos anos, principalmente depois do lançamento do ChatGPT gratuito, tecnologia oriunda do laboratório de pesquisa estadunidense OpenAI.
As ferramentas de bate-papo que simulam conversas humanas têm gerado diferentes reações nas mais diversas áreas. Na educação, enquanto muitos educadores estão empolgados com a novidade, outros se preocupam com o uso da ferramenta.
Afinal, os chatbots ajudam mesmo os alunos a aprender melhor? Ou será que eles reduzem o esforço para a aprendizagem? Os professores podem ou não confiar nesses robôs para ensinar? As respostas ainda são poucas, pois essas questões estão sendo estudadas agora.
Uma pesquisa recente sobre a função do chatbot na educação, publicada na International Journal of Educational Technology in Higher Education, faz uma revisão sistemática das antigas publicações a respeito do assunto e apresenta considerações finais promissoras.
Por exemplo, no que diz respeito ao uso na rotina dos educadores, os chatbots de IA têm o potencial de fornecer assistência educacional que economiza tempo em tarefas administrativas, como agendamento e avaliações, e permitem que os educadores se concentrem mais no planejamento de aulas e no envolvimento com os alunos.
A pesquisa também ressalta que a melhor forma de as instituições de ensino lidarem com as incertezas frente ao uso do chatbot de IA é aplicar medidas preventivas, como dar atenção à sensibilidade dos alunos e levar em consideração questões éticas.
3. Processamento de Língua Natural
O estudo da Conferência Nacional da Indústria, Tendências Educacionais em Inteligência Artificial na Educação no Período de 2017 a 2030, identificou o Processamento de Língua Natural (PLN) como uma das tendências que continuará crescendo até o ano de 2030.
É uma tendência vinculada ao avanço da IA que ressurgiu nos últimos anos, impulsionada pelo poder computacional dos softwares e pela demanda dessa tecnologia para produtos e serviços de empresas.
O Processamento de Língua Natural é uma disciplina da Inteligência Artificial que se dedica à compreensão e interação com a linguagem humana, tanto escrita quanto falada. Ele envolve a aplicação de algoritmos para analisar, interpretar e gerar texto de maneira semelhante à forma como os humanos o fazem.
Esse domínio, que utiliza diversas tecnologias derivadas da IA e Estatística, tem encontrado aplicação crescente na educação, principalmente na correção de textos escritos por alunos e na realização de tradução simultânea de texto e voz.
4. Realidade virtual e realidade aumentada
A nossa lista de tendências educacionais que envolvem IA estaria incompleta sem a Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV). Embora aplicações avançadas dessas tecnologias ainda se encontrem fora do alcance da maioria das instituições de ensino, já estão sendo empregadas para aprimorar a experiência dos alunos.
A RA é caracterizada pela sobreposição de elementos virtuais ao ambiente físico, frequentemente facilitada por dispositivos móveis. Na esfera educacional, a RA oferece aos alunos a capacidade de aprimorar a experiência com objetos físicos com informações digitais relevantes.
Um exemplo tangível é a utilização de QR Code em livros didáticos. Ao escanear esses códigos com a câmera de um dispositivo móvel, os alunos têm acesso a conteúdos multimídia adicionais, como vídeos, animações ou explicações visuais.
Existem casos mais avançados de aplicação da RA na educação que envolvem, por exemplo, o reconhecimento de objetos tridimensionais, mapeamento de ambientes em tempo real e interações mais complexas entre o mundo virtual e o físico.
A RV, por sua vez, transporta os usuários para ambientes virtuais. Um ótimo exemplo dessa tecnologia é a plataforma mantida pelo Google chamada Google Arts & Culture, que proporciona passeios virtuais por dentro de mais de 2 mil museus.
Na educação, a RV pode ser aplicada por meio de dispositivos como óculos de RV, headsets ou simulações em computadores. Esses dispositivos criam um ambiente digital que pode simular locais reais ou imaginários.
Considerando que a inteligência artificial na educação veio para ficar, cabe às instituições de ensino e aos professores reconhecerem as oportunidades desse cenário. Embora ainda existam muitos desafios e receios com a utilização de novas tecnologias na sala de aula, as tendências educacionais que envolvem IA apontam para benefícios interessantes.
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