5 estratégias para uma gestão de carreiras e estágios na IE
Uma instituição de ensino tem a missão principal de proporcionar aprendizado de qualidade para os alunos. Até por isso, a gestão de carreiras e estágios também deve ser uma prioridade, já que a entrada no mercado de trabalho é a consequência natural de um ensino de alto nível.
Por isso, preparamos um post para mostrar as principais iniciativas para fazer uma boa gestão de carreiras e estágios na sua instituição. Isso envolve programas de orientação, workshops e palestras, mas também a inserção de tecnologias adaptadas ao mundo da educação. Continue a leitura para conhecer as estratégias!
1. Plataforma de vagas de emprego
As plataformas de vagas de emprego são essenciais em termos de empregabilidade e geração de oportunidades nas instituições de ensino. Nessa opção, cada organização utiliza a tecnologia para fazer com que os alunos (e egressos, se for o caso) encontrem vagas que atendem aos seus perfis.
Uma tecnologia que atenda aos objetivos da IE proporcionará os seguintes benefícios:
- automatização de processos, facilitando a gestão de oportunidades de estágios e contratos;
- integração com as empresas atuantes no mercado — uma plataforma conecta diretamente os alunos às oportunidades de emprego;
- acesso facilitado — desde que seja bem desenvolvida, a plataforma é uma ferramenta digital intuitiva a ser utilizada tanto pelos funcionários da instituição como pelos alunos e responsáveis;
- suporte completo ao aluno — a ferramenta abrange todo o histórico acadêmico, facilitando a conexão com empresas que estão procurando funcionários e estagiários.
2. Orientação personalizada
É muito importante que a orientação oferecida aos alunos seja personalizada, de modo que os gestores da IE consigam identificar as aptidões e direcionar os estudantes para oportunidades que realmente os estimulem. Há duas formas principais de fazer isso: por meio de um escritório de carreiras e programas de estágio.
Um escritório de carreira é um espaço específico para proporcionar oportunidades de empregabilidade para os alunos da IE. Pode ser presencial ou digital — o importante é que ele ofereça listas de empregos, modelos de currículos, guia de preparação para entrevistas e profissionais dedicados à orientação personalizada.
Já os programas de estágio também são utilizados para gerar vagas para os alunos, de modo que eles passem a atuar em uma empresa e se familiarizem com o mercado. Essas iniciativas devem ser estruturadas para que os estudantes realmente se conectem às vagas que atendem aos seus interesses e aptidões.
3. Programas de desenvolvimento profissional
Além do ensino dentro da sala de aula, cabe à IA definir programas específicos de desenvolvimento profissional. Essas iniciativas devem vir acompanhadas de investimentos na infraestrutura, de modo a adequar a organização às necessidades dos alunos.
Nesse sentido, as instituições de ensino precisam ser equipadas com todo tipo de material necessário para que os alunos se desenvolvam e se tornem profissionais procurados pelas empresas. Cursos, ferramentas digitais, espaços adequados, laboratórios modernos, ambientes bem arejados e iluminados são alguns dos elementos que contribuem, de maneira abrangente, para melhorar o processo de aprendizagem.
4. Workshops e palestras
Por falar em oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, não podemos deixar de citar os workshops, seminários e palestras. As IEs devem organizar eventos desse tipo, convidando profissionais experientes e recrutadores para que os alunos entendam o que será esperado deles no mercado de trabalho.
Uma dica é realizar eventos que abrangem diversos tópicos, não somente o dia a dia da profissão: assim, é fundamental falar de networking, da importância da boa comunicação, do uso de novas tecnologias, entre outros aspectos relevantes.
5. Monitoramento de desempenho
Acompanhar de perto o desenvolvimento de cada aluno é fundamental para uma boa gestão de carreira. Para fazer isso de maneira abrangente, é necessário utilizar indicadores que possam mensurar os resultados de cada um dos estudantes.
Programas como o Lyceum Metas, por exemplo, facilitam a utilização dos mais diversos indicadores, conforme a estratégia institucional vigente. Assim, os gestores da IE poderão inserir as métricas que desejarem, de modo a identificar informações e acompanhar metas.
Um exemplo desse monitoramento é o mapeamento do desempenho geral das turmas comandadas por um professor em particular. A partir das notas das avaliações, dos trabalhos e frequência das aulas, será possível entender se o rendimento do docente (e dos seus estudantes) está sendo favorável ou não. Aí, será mais fácil identificar oportunidades e traçar um plano de melhoria.
Outro exemplo: suponhamos que a sua IE queira ampliar o convênio com empresas que ofereçam estágio. Para isso, será necessário mapear os interesses dos alunos em carreiras específicas — tecnologia, engenharia civil, entre outros. Com um sistema de gestão educacional, os gestores poderão fazer parcerias mais precisas.
O Add-on Plataforma Vagas de Emprego do Lyceum
A plataforma educacional Lyceum é uma solução completa para otimizar o dia a dia da gestão de ensino, com o acesso tanto para profissionais da instituição como para alunos e responsáveis. Além disso, ela tem um Add-on (uma ferramenta digital de extensão) justamente dedicada ao gerenciamento das carreiras na IE.
O Add-on é dicado a integrar as informações entre o Lyceum e as plataformas de gestão de processos de carreiras e estágios, facilitando a conexão entre as empresas cadastradas e as IEs.
A nova funcionalidade de gestão de estágios permite, por exemplo, o cadastro facilitado de empresas conveniadas e a automação de contratos. Esse processo unificado garante que todos os documentos estejam sempre acessíveis, o que melhora a transparência a eficiência do gerenciamento de oportunidades.
Tudo isso é desenvolvido de modo que os alunos se conectem facilmente às oportunidades de emprego e estágio que os oferecem. Do mesmo modo, as empresas poderão selecionar os candidatos que chamarem a atenção dos seus gestores.
Depois de ler este artigo ficou mais fácil entender a importância da gestão de carreiras e estágios dentro da instituição de ensino. Ela possibilita a capacitação profissional e promove o desenvolvimento econômico local, já que as empresas conveniadas poderão selecionar estudantes promissores para seus quadros.
Gostou do post e quer conferir outros artigos como este? Então, curta a nossa página no Facebook para não perder nenhuma atualização!