Como fazer um fechamento de notas escolares organizado e eficiente?

Atualizado em

Como funciona o fechamento de notas escolares em sua instituição? Esse não deve ser um período apenas burocrático, onde as informações são coletadas e analisadas. Em vez disso, pode ser um momento de alinhamento da gestão com os professores e de revisão das estratégias usadas.

Neste texto, queremos compartilhar com você alguns passos para organizar de forma eficiente o fechamento do bimestre ou do semestre na escola. Continue a leitura e confira!

Quais são os pilares de uma boa gestão escolar?

Para começar, vamos pensar no papel da gestão escolar. Ela ocupa um lugar extremamente estratégico, que vai além da administração burocrática e financeira de uma instituição e se torna responsável em desenvolver iniciativas para melhorar a qualidade do ensino e a fluidez dos processos internos.

Uma boa estratégia pedagógica é um desses pilares que vão nortear a gestão. Elaborá-la exige estabelecer os parâmetros do ensino da unidade escolar. É preciso traçar diretrizes e acompanhar se o programa pedagógico está sendo cumprido, além de manter a escola atualizada com novas metodologias e tecnologias.

Outro pilar é a gestão de pessoas, afinal, o capital humano é o que move uma instituição. Os professores e outros colaboradores precisam compartilhar da mesma visão e valores da direção, garantindo que todos transmitam os mesmos ideais para alunos e famílias.

Temos também os aspectos administrativo e financeiro, que se preocupam em usar os recursos da instituição de maneira sábia e produtiva, para que haja crescimento saudável.

Como organizar o fechamento das notas escolares?

Baseada nos pilares citados acima, a gestão escolar tem uma visão panorâmica da instituição. Esse olhar é o que vai possibilitar a implementação de melhorias em momentos pontuais do ano escolar.

O período de fechamento de notas escolares é um desses momentos nos quais é possível parar para fazer um balanço da gestão e descobrir quais práticas devem continuar e a quais novas podem ser aderidas.

Entenda abaixo quais são os passos para organizar o fechamento de bimestre ou semestre com eficiência.

Sistematize o que foi desenvolvido e aquilo que será realizado

O planejamento é a base de uma gestão eficiente, já que ele guia tanto a direção quanto os professores durante o ano escolar. A cada bimestre ou semestre, o momento usado para o fechamento de notas escolares também é ideal para rever o plano estabelecido.

Coloque no papel as ações que foram implementadas que já estavam programadas, observando também o que precisou ser feito sem planejamento prévio. Essas informações podem dar ideias sobre as necessidades da escola no período seguinte.

Aproveite para checar se tudo que foi programado para o bimestre seguinte poderá realmente ser cumprido. Muitas vezes, é preciso fazer algumas alterações no plano de ação. Isso não é um problema, afinal, estamos falando de aperfeiçoar a gestão por meio de uma análise cuidadosa.

As notas escolares, assim como as faltas e outros dados dos alunos, dizem muito sobre fatores como engajamento e satisfação deles com a instituição. Identificar números não satisfatórios é um alerta para mudar procedimentos.

guia da gestão educacional

Compartilhe os resultados entre a equipe

Integrar toda a equipe é fundamental para conseguir mais alinhamento na proposta pedagógica e nas ações que a gestão implementa. Na hora do fechamento de notas escolares, aproveite para engajar os professores e os coordenadores.

É fundamental compartilhar os resultados obtidos no período com todos, para que a equipe entenda as áreas de acerto e os pontos de melhoria, usando essas informações para aprimorar a performance no bimestre ou no semestre seguinte.

Também é importante abrir espaço para uma comunicação transparente, em que todos possam compartilhar experiências, opiniões, dúvidas e sugestões com a gestão.

Parabenizar os colaboradores e instituir iniciativas de reconhecimento é um ótimo meio de motivar o corpo docente e renovar as energias para o período que está por vir.

Analise as metas previstas

Acompanhar e analisar os indicadores de desempenho educacional é imperativo para uma gestão estratégica. A partir do status de cada métrica é possível entender se a instituição está no caminho desejado.

As metas estipuladas foram alcançadas? Como a equipe pode se preparar para cumprir os objetivos que estão previstos à frente? Olhar para esses fatores é indispensável nesse período de pausa entre as aulas.

É importante lembrar que, ao estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, é preciso, ao mesmo tempo, traçar ações práticas e compartilhá-las com a equipe.

Defina a função e a atuação de cada um na equipe gestora

Com as informações dos alunos, métricas e planos em mãos, defina o papel de cada integrante da gestão nas estratégias do período que está por vir. Delegar funções é fundamental para conseguir aplicar de forma eficaz as metas que constam no planejamento.

Os professores também precisam ser parte ativa desse plano de ação. No entanto, eles precisam de um direcionamento claro das áreas em foco. Nisso, as notas escolares, faltas e outros dados vão nortear os grupos de alunos que precisam de atenção específica no semestre seguinte.

Use tecnologia para otimizar o processo de fechamento de período

Reunir dados dos alunos que realmente possam nortear decisões nem sempre é simples. O fechamento de notas escolares pode sofrer sérios prejuízos se as informações não estiverem completamente corretas. Além disso, existem outros dados valiosos que nem sempre são recolhidos e analisados quando o processo é feito manualmente ou em um sistema desatualizado.

Investir em tecnologia na escola pode otimizar esse momento, que é tão importante para o acompanhamento dos alunos e dos professores. Com um sistema de gestão educacional, o fechamento de notas, o registro de faltas, a assiduidade de pagamento e outros dados do aluno ficam à disposição de forma automatizada.

O sistema ainda favorece um cálculo completamente preciso de médias finais, evitando equívocos e agilizando a liberação das informações para os alunos e para os professores.

Percebe como o fechamento de notas escolares é importante? Além de observar metas e seguir um planejamento sólido, a gestão escolar precisa estar atenta às novidades metodológicas e tecnologias que podem favorecer tanto a aprendizagem quanto a organização pedagógica.

Achou este conteúdo interessante? Gostaríamos de compartilhar outros materiais com você. Para isso, basta nos seguir no Facebook, no Twitter e no YouTube

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.