avaliação digital

Como implementar a avaliação digital na IES? Entenda aqui

O aproveitamento das ferramentas digitais está em todas as discussões sobre tendências na educação, seja na escola, seja na IES. Entre os principais desafios envolvidos nessa transformação, as possibilidades de avaliação digital são um assunto que merece a atenção de docentes, coordenadores, gestores da área e demais profissionais da educação.

Para entender a relevância desse assunto, não podemos deixar de mencionar que a pandemia de COVID-19 intensificou a preocupação das instituições com o ambiente digital. Educadores que decidiram continuar suas atividades precisaram explorar esse novo ambiente para saber como interagir com os alunos e manter a qualidade do ensino.

As ferramentas de avaliação digital surgem como uma ótima solução. Tem interesse nesse assunto? Continue conosco e veja como implementar essa tendência na sua IES.

O que é avaliação digital?

A avaliação digital é uma maneira de mensurar os conhecimentos dos alunos acerca de um ou mais assuntos, considerando as particularidades do ensino a distância.

Não se trata de uma maneira menos eficaz do que a avaliação presencial. Pelo contrário. As ferramentas da avaliação digital oferecem acesso prático a utilidades que demandam muito trabalho na educação presencial. Estamos falando de:

  • acompanhar o desempenho do aluno individualmente;
  • trabalhar diferentes modos de aprendizado;
  • emitir relatórios precisos sobre os pontos fortes e fracos de cada turma.

Vale ressaltar que a avaliação pode ser usada de modo complementar a educação presencial ou integrada ao modelo de ensino concentrado no ambiente digital.

Como implementar a avaliação digital na IES?

É uma etapa essencial conhecer os objetivos da IES com as ferramentas antes de implementá-las de maneira sistemática. Elas devem fazer parte de um plano muito maior da instituição com a dinâmica do ambiente digital.

guia da gestão educacional

Assim, é possível saber como as ferramentas contribuirão, por exemplo, para a participação dos alunos e para a aprendizagem dos conteúdos. Tendo isso em vista, veja, a seguir, quais são as principais ferramentas para a avaliação digital.

Google Sala de Aula

O Google Classroom é uma ferramenta integrada a outras soluções do Google, como o Gmail e o Drive. Ele permite, entre outras opções, que o professor receba trabalhos em arquivos de vídeo, áudio e texto, faça fóruns e interaja com os alunos.

Coggle

O Coggle permite a criação de fluxogramas, gráficos e diagramas para facilitar a absorção dos assuntos. A ferramenta tem comandos muito simples e intuitivos, o que deixa a construção de esquemas complexos uma tarefa divertida.

A criação de fluxogramas pode servir de ferramenta para estudar para provas ou como forma de avaliação em si.

GoConqr

O GoConqr permite que o professor crie grupos de estudo, compartilhe e receba materiais com os alunos, como mapas mentais, arquivos de texto, slides e muito mais. É uma maneira fácil e muito prática de avaliar os alunos e receber feedbacks.

A tendência para os próximos anos é que as ferramentas para a avaliação digital se tornem cada vez mais sofisticadas e aumentem a eficiência das IES. É por isso que é tão importante se manter em dia com as tendências do mercado educacional. Dessa forma, você saberá quais são as novas tecnologias do setor e onde mais vale a pena investir.

Gostou do post? Sabemos que a transformação digital nas IES pode gerar várias dúvidas, por isso, não deixe de fazer seu comentário logo abaixo. Compartilhe sua experiência conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Parceiros