Para que serve o certificado digital e por que usar na instituição de ensino?
O desenvolvimento da tecnologia tem trazido muitos avanços para os processos das instituições de ensino. Hoje em dia, é possível até mesmo emitir e validar documentos, como o diploma, de maneira totalmente digital. Entretanto, para realizar esse tipo de operação, é preciso ter um bom sistema de segurança. É para isso que serve o certificado digital.
Continue a leitura e descubra para quê serve o certificado digital, como ele funciona, quais são os principais tipos e por que você deve usá-lo na instituição de ensino. Acompanhe!
O que é o certificado digital?
O certificado digital é um arquivo eletrônico criptografado que funciona como um documento de identificação no mundo digital, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Com ele, é possível assinar documentos digitalmente, em qualquer lugar do mundo, com segurança e credibilidade.
A validação do certificado digital sem a necessidade da comprovação de documentos físicos é possível graças à tecnologia blockchain, que armazena os dados em blocos e garante a sua proteção. Dessa maneira, o certificado digital não só promete mais agilidade à emissão de documentos digitais como também inviabiliza possíveis tentativas de fraudes.
Quais as vantagens do certificado digital?
Em primeiro lugar, é preciso entender que toda pessoa física ou jurídica necessita de um certificado digital caso ela tenha intenção de realizar determinadas operações de maneira autenticada e com segurança. Para as instituições de ensino superior, entretanto, a certificação é uma exigência, caso ela pretenda oferecer os diplomas digitais, como você verá mais adiante.
Veja, a seguir, algumas das principais vantagens em adotar a certificação digital.
Redução da burocracia
Imagine que, antigamente, o reitor e os responsáveis pela assinatura do diploma tinham que fazer todo o serviço manualmente, gastando papel, autenticando o documento em cartórios e realizando outros processos demorados e custosos. Com a certificação digital, é possível realizar a assinatura digital do documento de forma mais prática, ágil, reduzindo custos e contando com a mesma validade jurídica para o documento digital.
Segurança
Além da flexibilidade de poder assinar e despachar documentos de forma on-line, de qualquer lugar, o certificado digital traz a vantagem de ser um método seguro e com menos risco de fraudes. Isso porque ele conta com um sistema de encriptação que dificulta a alteração de dados, garantindo a integridade dos documentos emitidos.
Quais são os tipos de certificados digitais?
Existem alguns tipos de certificados digitais, que se diferenciam conforme sua tecnologia e finalidade. Confira, a seguir, alguns exemplos.
Tipo A
Os certificados de Tipo A são os mais comumente utilizados, uma vez que são os certificados que funcionam como assinatura digital tanto para pessoas físicas ou jurídicas. Seu papel é o de realizar a identificação do signatário, atestar a autenticidade da operação e comprovar a veracidade do documento assinado. Dentro dessa categoria, há ainda dois subtipos.
A1
O certificado digital A1 é armazenado e instalado em computadores. Para acessar o certificado, que fica com a chave criptográfica registrada no computador, é necessário login e senha. Algumas de suas vantagens são poder ser acessado em diversos equipamentos simultaneamente; agilidade ao assinar documentos, sem depender de dispositivos externos; e permitir o backup, o que evita a perda do certificado caso o computador seja formatado.
A3
O certificado digital A3 é mais complexa, na qual a mídia armazenadora da chave criptográfica pode ser um token (similar a um pendrive) ou um smartcard (cartão inteligente), que necessita de um leitor específico. Entre suas vantagens estão a validade mais duradoura, de até três anos; a mobilidade, uma vez que a mídia armazenadora pode ser utilizada em qualquer lugar; e alto nível de segurança, já que o certificado não pode ser extraído ou copiado para outro dispositivo de mídia.
Tipo S
O certificado digital do tipo S é utilizado para conferir sigilo e confidencialidade a determinadas transações, permitindo que os dados do documento sejam criptografados. Esse tipo de certificado é bastante utilizado por empresas que têm a necessidade frequente de transmitir informações confidenciais pela rede. É um método seguro para evitar o vazamento de dados, pois só é possível acessá-los por meio do um certificado digital autorizado.
Tipo T
O certificado digital do tipo T também é conhecido como timestamp ou carimbo de tempo. Ele é como um selo que serve para atestar o momento em que um documento digital foi emitido. Para evitar fraudes nessas informações, o certificado de tipo T utiliza uma terceira parte verificadora para comprovar o instante em que a emissão do documento foi realizada. Para obter a máxima segurança, ainda é possível utilizá-lo conjuntamente com outros tipos de certificados.
Por que implantar o certificado digital nas instituições de ensino?
Com a constante digitalização do mundo, as instituições de ensino superior também precisam se ajustar a essa nova realidade digital. Isso tem feito crescer cada vez mais a demanda pelos diplomas digitais.
Uma das principais exigências para presumir a validade jurídica do diploma digital, conforme estabelecido pela Portaria nº 554/2019 do MEC, é que ele seja assinado digitalmente, com certificação digital e carimbo de tempo. Segundo o documento do MEC, para que o documento seja válido, é requerida de todos os signatários que assinariam o diploma físico, a assinatura digital com certificado ICP-Brasil tipo A3 ou superior.
A implementação do certificado digital não é apenas uma necessidade para que a instituição de ensino superior esteja autorizada a emitir os diplomas digitais. Ela também traz uma série de benefícios e vantagens à instituição, como otimização de processos, menos burocracia, melhor gerenciamento dos documentos, redução de despesas, praticidade e mobilidade, já que o diploma digital pode ser acessado de qualquer dispositivo.
Agora que você descobriu para que serve o certificado digital, você viu como ele é fundamental para garantir a segurança e confiabilidade na emissão dos diplomas digitais e em outros processos das instituições de ensino superior. Esse mecanismo ajuda a evitar fraudes e oferece mais praticidade e flexibilidade para que os alunos tenham acesso aos seus diplomas.
Gostou desse conteúdo e deseja ficar por dentro das novidades tecnológicas relacionadas às instituições de ensino? Então, curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram e confira os melhores conteúdos!