Entenda as vantagens de oferecer bolsa de estudo na sua IES

Já parou para pensar nas vantagens em oferecer bolsa de estudo na sua Instituição de Ensino Superior (IES)? Ainda não? Então, este artigo foi feito para você! Saiba que benefícios aliados a essa prática são inúmeros. Entre eles, podemos destacar a captação de alunos e o aumento de faturamento.

Além disso, ao oferecer bolsas de estudos, as IES dão oportunidade para alunos que não teriam recursos financeiros para estudar na instituição naquele momento, para que consigam a tão sonhada graduação. Confira, a seguir, as vantagens em oferecer bolsa de estudo na sua IES. Boa leitura!

Promover acesso à educação

Sabemos que nem todo mundo tem condições de investir em um curso de nível superior, pagando uma mensalidade integral. Da mesma forma que os financiamentos estudantis, muitas vezes, oferecem juros que o aluno não pode arcar.

Por isso, oferecer uma bolsa de estudo para o aluno é tão importante, pois dá a chance à população carente ter acesso a uma educação de qualidade. Hoje, existem modelos parciais e integrais, os quais ajudam muitos a realizarem o sonho de ter uma formação de nível superior graças às mensalidades que cabem no bolso.

Quantos de nós já não soubemos de casos em que estudantes excepcionais abandonaram os estudos porque não tinham condições financeiras de mantê-los? Dar condições para que prossigam os estudos é permitir que esses estudantes brilhantes tenham oportunidade de explorar melhor seu potencial.

Captar mais alunos

Oferecer programas de bolsas de estudo como estratégia de marketing é uma forma eficiente de captar alunos, pois o desconto é um fator decisivo para muitos que decidem ingressar em uma instituição de ensino.

Isso se deve ao fato de que nem todos os estudantes contam com as condições financeiras necessárias para conseguir arcar com os custos de uma formação.

Dessa forma, conceder bolsas torna mais fácil alcançar as metas de captação, pois permite que alunos que não podem pagar pelo valor integral das mensalidades possam ingressar na IE.

Manter os alunos na IES

Como já sabemos, muitas pessoas saem das Instituições de Ensino Superior por não terem mais a renda para o pagamento da mensalidade. Contudo, ao serem ofertadas bolsas de estudos para os estudantes a história se inverte. Isso acontece porque os alunos passarão a ter uma mensalidade que cabe no seu bolso e que condiz com sua realidade financeira.

Com isso, sua IES ganha um ponto positivo no compromisso com o acesso à educação de qualidade e para todos, independentemente da sua renda familiar, uma vez que os alunos se sentem valorizados pela IES quando a comparam com outra que não oferece esse tipo de benefício. Isso aumenta a satisfação desses estudantes.

Evitar inadimplência

Como citamos no tópico anterior, muitas pessoas deixam a IES por não terem condições para pagar o curso.

Cobrar de um aluno aquilo que ele de fato pode pagar também é uma forma de facilitar que as mensalidades sejam sempre quitadas em dia. Por isso, oferecer uma bolsa e cobrar menos do que o valor integral pode ser mais vantajoso do que perder alunos ou enfrentar casos de inadimplência.

Agora que você já conheceu as principais vantagens sobre a oferta de bolsa de estudo em IES, preparamos um tópico essencial para você aprofundar seus conhecimentos no assunto. A seguir, vamos apresentar algumas dicas para que aprenda como e quando é possível oferecer a bolsa de estudo.

Veja dicas de como/quando oferecer bolsa de estudo na sua IES

O importante ao oferecer uma bolsa de estudo é que ela tenha critérios claros, como é o caso dos estudantes de baixa renda com bom desempenho acadêmico e das pessoas inadimplentes, mas que têm um bom rendimento das atividades. Confira abaixo mais detalhes.

Pessoas de baixa renda e com bom desempenho

Vamos apresentar duas formas de oferecer esse tipo de bolsa. A primeira, é para as pessoas de baixa renda que pretendem estudar na sua IES. Uma boa dica para medir o desempenho deles é fazer um vestibular com os alunos. Dessa forma, os que tirarem as maiores notas dentro dos parâmetros de renda familiar estabelecidos têm direito a bolsa de estudo.

Veja o exemplo: o estudante que tem uma renda familiar de até dois salários-mínimos e tira nota máxima na prova do vestibular recebe o direito a uma bolsa de 100%. Também pode ser concedida uma bolsa parcial, conforme o desempenho dos demais alunos.

A segunda forma é oferecer bolsa de estudo para os alunos de baixa renda que já fazem parte da IES. Para isso, é preciso checar o histórico escolar dos estudantes e observar como está seu desempenho acadêmico. Eles têm reprovado em disciplinas ou estão tirando notas acima da média?

Essa análise é importante para que as bolsas de estudo sejam ofertadas para os estudantes que estão, realmente, interessados em aprender.

Pessoas inadimplentes e com bom rendimento

Como já é do nosso entendimento, uma pessoa que é interessada no curso tem mais chances de conquistar boas notas, e isso não tem nada a ver com a questão de a pessoa pagar em dia seus boletos, mas com seu interesse pelo conhecimento. Por isso, é importante oferecer bolsa de estudo aos alunos inadimplentes que têm um bom rendimento acadêmico.

Depois, verifique com o setor acadêmico como está o rendimento desses alunos nas aulas: frequência, notas etc. Em seguida, busque acompanhar de perto o aluno para saber o real motivo da  inadimplência. A partir disso, você terá uma ideia daqueles que realmente precisam de uma bolsa de estudo.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe nas mídias sociais!

Mapa da Metodologia Ativa

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.