desafios do metaverso

4 desafios do metaverso dentro do setor da educação

Já se perguntou quais são os desafios do metaverso na educação? Desde que foi lançada, em 2021, pela Meta, a tecnologia desperta a atenção de educadores e pesquisadores quanto à sua aplicação nas atividades focadas no ensino e aprendizagem.

Contudo, embora muitos educadores estejam ansiosos para usufruir das possibilidades educacionais oferecidas por essa inovação da educação 5.0, o fato de ser uma tecnologia recente destaca a escassez de estudos científicos sobre seus impactos no ensino.

Mas isso não significa que o metaverso não está sendo usado na educação. Ao contrário, a tecnologia, desde que surgiu, está sendo aplicada nas salas de aula em várias partes do mundo. Considerando essas aplicações, vejamos os 4 desafios do metaverso na educação!

1. Tempo e investimento

As licenças para conteúdos de realidade virtual, a construção de campi gêmeos digitais e a aquisição de Oculus Quest 2 VR são investimentos para universidades, faculdades e outras instituições de ensino interessadas em usar a tecnologia.

Gerenciar óculos e fones de ouvido adequados, garantindo que estejam totalmente carregados, também implica custos operacionais e demanda tempo adicional. As instituições interessadas ainda precisam alocar recursos para fornecer treinamento aos professores, capacitando-os a ministrar cursos no ambiente do metaverso.

2. Privacidade de dados

As empresas que planejam atividades no metaverso dependem da coleta de dados pessoais dos usuários. Por exemplo, a utilização de headsets de realidade virtual, como o Oculus Quest 2 da Meta, está vinculada à posse de contas no Facebook.

Isso gera preocupações sobre a privacidade, uma vez que professores e alunos podem se sentir coibidos se souberem que suas interações, movimentos e expressões faciais estão sendo monitorados pela instituição de ensino e por grandes empresas de tecnologia.

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O ambiente virtual do metaverso e seus dispositivos podem coletar uma ampla gama de dados do usuário, desde movimento físico até sinais biométricos, levantando questões éticas e práticas sobre o controle e uso adequado dessas informações sensíveis.

3. Necessidade de infraestruturas avançadas

Muitas funcionalidades do metaverso consomem muita largura de banda. Eles exigem redes de dados de alta velocidade para lidar com todas as informações que passam entre os equipamentos e usuários no espaço virtual e físico. Muitos estudantes, no entanto, carecem de infraestruturas para suportar a transmissão de conteúdo do metaverso de alta qualidade.

4. Novos métodos de ensino e avaliação

A transição para o metaverso, embora repleta de potencial, implica uma mudança na abordagem tradicional de ensino e aprendizagem. No metaverso, os estudantes não são meros destinatários passivos, eles se tornam participantes ativos em ambientes de realidade virtual e diversas atividades interativas.

A tradicional dinâmica de sala de aula, centrada no professor como principal provedor de conhecimento, é substituída por uma abordagem mais interativa e centrada no aluno.

A colaboração virtual, a resolução de problemas em ambientes simulados e a participação ativa em atividades de aprendizagem baseadas em jogos são outras novidades que os professores devem levar em consideração na formação de métodos de ensino e avaliação.

Embora enfrentemos desafios do metaverso na educação, é com esperança que olhamos para o futuro. As vantagens desse universo digital oferecem oportunidades únicas para redefinir nossas estratégias de ensino e aprendizagem.

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