Você já ouviu falar do Tec-ES
O 1º Tec ES surgiu de uma parceria entre a Techne e a Microsoft com o objetivo de realizar um evento destinado a dirigentes de instituições de ensino superior onde fossem debatidas questões estratégicas para as IES, nas quais a tecnologia tem um papel relevante para a solução.
O logo TEC-ES refere-se à Tecnologia para o Desenvolvimento da Educação Superior. Nesse primeiro evento foi dada grande ênfase às mudanças necessárias na formação profissional para a tender às exigências do mercado de trabalho na era da economia digital.
O 1º Tec ES, realizado em Novembro de 1998 foi um sucesso! Participaram 284 pessoas, sendo 210 dirigentes de instituições de ensino superior;
- 93% dos participantes avaliaram o evento como bom/ótimo;
- 95% acham que o evento deveria ser repetido.
O 2º. TEC-ES, realizado em Outubro de 1999 contou com a participação de 432 pessoas, sendo 302 dirigentes de instituições de ensino superior. Durante dois dias, reitores e dirigentes de universidades discutiram sobre perspectivas do ensino superior, tecnologia aplicada à educação, gestão institucional e ensino à distância.
O grande número de eventos que se disseminou para a área de educação fez com que decidíssemos dar um espaçamento de 2 anos entre os eventos pois queremos caracterizá-los como trazendo reais novidades para o seleto público que nos tem honrado com sua presença.
Assim, o 3º. TEC-ES realizou-se em Maio de 2001 com a presença de 223 participantes, 191 dirigentes. Neste evento o número de participantes foi limitado pelo tamanho do anfiteatro. O evento ofereceu aos dirigentes a oportunidade de debater, junto a diretores de RH, assuntos relacionados ao mercado de trabalho, programas de estágio e mecanismos de contratação utilizados por empresas de talentos e consultorias. O seminário contou ainda com palestras sobre casos de sucesso de faculdades e universidades na utilização de tecnologia em busca da excelência no ensino presencial e ensino à distância, dentro da realidade brasileira.
Tendo recebido inúmeros e-mails de participantes de eventos anteriores que nos encorajaram a prosseguir com esse tipo de evento, decidimos realizar o 4º TEC-ES. O 4º TEC-ES contou com uma novidade importante. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de obter uma consultoria de diagnóstico gratuita em uma das seguintes áreas:
- CRM – Gerenciamento do Relacionamento com Candidatos, alunos e ex-alunos
- Gestão Acadêmica
- Gestão dos Recursos Humanos
- Finanças
- Compras e Gestão de Estoques
- Gestão de Bibliotecas
O 5º Tec-ES já se tornou referência nacional. Com mais de 400 inscritos o evento atendeu sugestões de participantes dos eventos anteriores, e o tema do evento foi: “O impacto da TI nos resultados das IES”, com foco em: redução do custo aluno, satisfação do alunado, eficiência no processo de aprendizagem.
O 5º Tec-ES contou com a presença de importantes personalidades da educação brasileira como: Prof. José Manuel Moran – USP e Faculdade Sumaré, Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra – Presidente da CNE/CES, Prof. Ronaldo Mota – Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação – SEED/MEC, Prof. Gabriel Mario Rodrigues – Presidente da ABMES, Prof. Ibrahim David Curi Neto – Vice-Presidente do SEMESP, Prof. Edson Antonio Miranda – Presidente do Conselho Deliberativo da ANACEU. Que participaram da mesa redonda – Inovações no ambiente de ensino-aprendizagem: possibilidades tecnológicas e limitações da legislação, onde os participantes do evento puderam debater e trocar ideias.
“Preparando a IES para educar a Geração Internet” foi o tema do 6º Tec-ES, realizado durante os dias 22 e 23 de maio de 2006. Palestrantes como Cláudio Moura Castro, José Manoel Mouran, Carlos Monteiro, Fredric Michael Litto entre outros abordaram temas como: O Aluno da Geração Internet, A Capacitação do Corpo Docente, As Mídias Digitais e o Processo de Aprendizagem, A Atualização Curricular e A Gestão na Era da Internet. O evento foi realizado em dois dias sendo um destinado aos reitores e dirigentes das instituição e o outro para os gestores de TI.
A sétima edição do evento discutiu “O Futuro da Educação na Era da Iteratividade”, em dois dias, sendo o primeiro reservado para os dirigentes e o secundo para os técnicos das IES. Foi realizado nos dia 10 e 15 de maio, devido a visita do Papa Bento XVI na cidade de São Paulo.
O 8º Tec-ES ocorreu em 28 de maio de 2008 e teve como tema central o “Desafio da Expansão com Qualidade”. O setor educacional privado está passando por transformações: concorrência acirrada entre as instituições, criação de novas redes a partir de fusões e aquisições, novos cursos e currículos e um aumento significativo da profissionalização da gestão. Esse cenário e outras questões estratégicas para as IES foram discutidas no evento que a cada edição tem produzido grande repercussão no cenário educacional.
“A Educação em um Mundo conectado” foi o tema escolhido para o 9º Tec-ES. A revolução tecnológica produz impactos diretos na sociedade, inclusive na maneira de desenvolver ou compartilhar o conhecimento. As instituições de ensino devem estar preparadas para assumirem um papel-chave neste processo, pois além da mudança no paradigma de “como” e “com o que” ensinar é necessária uma revisão “do que” ensinar neste milênio. Estas e outras questões foram debatidas por reitores, dirigentes educacionais, especialistas em educação e tecnologia durante o evento em 27 de agosto de 2009.
Em 2010 o TecES abordou o tema “Pespectivas para a Educação na próxima década. Nesta edição também aconteceu uma mesa redonda com os presidentes do SEMESP, ANACEU, ANUP e EBRAP que debateram os atuais desafios enfrentados pelas instituições de ensino e as políticas que deveriam ser introduzidas para ampliar a escolarização de nível superior em nosso país.
O 11º TecES teve como tema: O impacto da mobilidade sobre o ecossistema educacional e discutiu a mudança no ecossistema educacional com adoção das novas tecnologias de mobilidade que começam a ser adotadas nas instituições de ensino. Celulares, tablets, lousas inteligentes, armazenamento nas nuvens são tecnologias que começam impactar a pedagogia, a gestão e a infraestrutura tecnológica. As instituições devem se preparar para este novo mundo de possibilidade que se abre. Veja os vídeos das apresentações aqui.
“Inovação para o Crescimento com Sustentabilidade” foi o tema do 12º Tec-ES. O evento teve início com a apresentação de Priscila Simões, Sócia-diretora da consultoria Expertise Educação, que abordou o tema da inovação acadêmica sob dois aspectos: inovação na construção dos currículos e inovação em sala de aula. A palestra do Diretor Geral da Faculdade Sumaré, João Paulo Netto, teve como foco estratégias de sucesso para ampliação da matrícula, avaliando quatro pontos: Análise de Mercado; Ações para Crescimento da Carteira de Novos Alunos; Ações para Retenção de Alunos e Análise de Resultados e Metas. A Presidente do Conselho da Techne, Elisa Wolynec, em sua palestra “Instrumentos de Gestão para o Crescimento Sustentável” discutiu aspectos como os Alicerces do Crescimento Sustentável, o exemplo da Hyundai, Controle e Prevenção da Evasão, entre outros. Segundo Elisa, os alicerces do crescimento sustentável são três: melhoria contínua, foco no cliente e elevado engajamento da equipe. Na palestra da Intel do Brazil, realizada pelo Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Fábio Tagnin, os presentes puderam conhecer a visão da empresa sobre inovação, a educação no século XXI e como a tecnologia pode mudar o ensino. Em seguida, o seminário continuou com o case da UniCesumar com o Coordenador de Tecnologia da instituição Fabrício Lazilha fazendo a apresentação à distancia. Ele abordou as estratégias adotas pela UniCesumar que possibilitaram o crescimento expressivo e o reconhecimento pela excelência de seus curso de ensino a distância. Paulo Iudicibus, da Microsoft, encerrou o evento com a palestra “As vantagens da Educação nas Nuvens”.
Para o 13º Tec-ES o tema escolhido foi “Transformando a IES para ambientes de alta competitividade”. O evento acontecerá no próximo dia 08 de maio em São Paulo no auditório da Microsoft.
Veja mais detalhes deste evento no site oficia: www.tec-es.com.br.