Como reduzir a inadimplência e captar mais alunos?
Em tempos de crise econômica, as famílias brasileiras têm se visto obrigadas a promover cortes de despesas, que afetam desde programas de lazer, como viagens e passeios, até investimentos mais essenciais, como os gastos com planos de saúde.
A área educacional, apesar de ser considerada prioritária por muitos brasileiros — basta conversar com amigos e conhecidos para comprovar isso —, também sofre os impactos da crise e tem sido lembrada na hora de os brasileiros decidirem como o orçamento será reduzido.
A consequência dessa situação é o aumento da evasão escolar e um nível de inadimplência alto o suficiente para impor desafios e decisões difíceis para instituições de ensino.
Para não amargar significativos prejuízos, gestores educacionais precisam reinventar suas instituições, traçando e adotando estratégias que ampliem a capacidade de escolas e universidades na captação de alunos, na retenção dos estudantes já matriculados e ainda reduzir a inadimplência.
Sob essa perspectiva, a proposta do presente artigo é mostrar alternativas que podem auxiliar instituições de ensino diante desse cenário desafiador, facilitando o processo de enfrentamento à crise econômica no âmbito da captação e retenção de alunos. Acompanhe!
Crie programas próprios de financiamento estudantil
Com o contexto vivido no país, a demanda por bolsas e créditos dos programas federais de financiamento estudantil aumentou, indo na contramão dos investimentos feitos pelo poder público nesse sentido, que, com a arrecadação de menos impostos e a necessidade de promover cortes no orçamento, só tendem a diminuir nos próximos anos. Com isso, milhões de alunos encontram dificuldades de ingressar e se manter em instituições privadas de ensino, aumentando os índices de evasão e inadimplência.
Uma medida já adotada por algumas organizações é a criação de projetos próprios de financiamento ou concessão de créditos, que dão aos alunos das instituições a oportunidade de ter parte das mensalidades subsidiadas por terceiros ou de concorrer a bolsas de estudo condicionadas a um bom desempenho escolar, por exemplo. Ações como essas têm sido vistas com bons olhos pelos estudantes, que as encaram como únicas possibilidades de conclusão dos estudos e novas oportunidades no mercado de trabalho.
Facilite as formas de pagamento
Você já parou para pensar o quão mais fácil seria se os alunos da sua instituição pudessem utilizar o cartão de crédito para pagar as mensalidades ou as taxas de inscrições dos cursos que você oferece? Saiba que essa medida é plenamente viável e já vem sendo adotada por muitas organizações do país.
Eliminar o boleto e permitir que o pagamento seja feito de formas mais facilitadas é, sem dúvida, um diferencial e atua como uma alternativa eficaz para reduzir a inadimplência e captar novos alunos para sua instituição.
Realize uma análise preditiva
Com a tecnologia transformando as relações sociais do mundo, não há como falar em gestão — independentemente da área de atuação — sem pensar em Big Data, essência da análise preditiva. Por meio desta tecnologia, é possível avaliar tendências e, de certa forma, prever os resultados das ações de uma organização, o que ajuda a orientar, de maneira efetiva, o planejamento estratégico da instituição.
Na área educacional, não é diferente e a análise preditiva promete ótimos resultados para unidades de ensino. Com ela, a instituição pode direcionar melhor suas ações de marketing que visam a captação, já que, por meio dos dados estatísticos gerados na análise, saberá onde estão localizados os potenciais alunos e qual a melhor maneira de atingi-los. Depois de o aluno captado, todo o processo de ingresso na instituição pode ser feito virtualmente e novas informações sobre ele serão obtidas.
Por conta disso, essa técnica também pode funcionar muito bem em relação à prevenção da inadimplência, pois a instituição terá instrumentos para saber, desde o momento da captação, a possibilidade de o aluno se tornar um devedor e até mesmo evadir. Esses resultados alcançados pela análise preditiva permitem, por exemplo, que a organização faça a destinação de suas bolsas de estudo de forma mais certeira e saiba exatamente para que tipo de aluno deve dedicar maior esforço no processo de retenção.
Para realizar a análise preditiva, no entanto, instituições precisam investir em ferramentas computacionais capazes de capturar esses dados e transformá-los em indicadores relevantes para o objetivo dos gestores. Por isso, no próximo tópico, falaremos sobre funcionalidades de um software de gestão acadêmica, importante aliado das instituições na análise preditiva e na captação e retenção de alunos.
Invista em um software de gestão acadêmica
Manter a gestão da sua instituição de ensino coordenada por uma ferramenta de automação é, sem dúvida, uma medida imprescindível para implementar quaisquer das ações propostas neste artigo. Um software de gestão acadêmica atua em tarefas que envolvem a gestão financeira e operacional da instituição, automatizando processos, aumentando a produtividade da equipe e integrando informações de forma eficiente.
Para as ações de captação de novos alunos e redução do índice de inadimplência — um dos principais fatores de evasão escolar —, o software pode ter um papel fundamental, já que ele será capaz de fornecer dados para uma análise preditiva, disparar alertas aos devedores e gerenciar campanhas de marketing voltadas para potenciais alunos e estudantes já matriculados, entre outras funcionalidades.
Lyceum: como um sistema pode te ajudar na captação de alunos
Já adotado por grandes instituições de ensino do país, o Lyceum se consolidou como uma das mais modernas ferramentas disponíveis no Brasil graças às funcionalidades pautadas nas melhores práticas testadas e aprovadas no mercado educacional.
Navegando pelo site da empresa, você pode conhecer todo o potencial do software, que vai muito além das medidas voltadas para redução da inadimplência e captação de novos alunos — temas aos quais vamos nos prender neste artigo.
O armazenamento de um grande volume de dados é, sem dúvida, um dos mais importantes ativos do Lyceum. O sistema é o principal responsável por gerir toda a vida acadêmica do aluno, desde que ele ingressa na instituição até o momento em que conclui seu curso. Com o software, o estudante pode manter uma relação ativa e próxima com a unidade de ensino por meio do Portal do Aluno, acessado por desktop ou smartphone — inclusive, por meio de um aplicativo.
A forma e o volume de acesso aos canais já mencionados ajudam a instituição a medir o nível de engajamento dos alunos e a traçar ações mais eficientes. Um estudante que passa muito tempo sem verificar as notas ou consultar os materiais disponibilizados para as aulas, por exemplo, pode ser identificado com potencial para evadir e requer, portanto, medidas específicas e imediatas da instituição.
Os dados levantados a partir dessa relação também auxiliam a instituição na hora de planejar campanhas de marketing voltadas para captação de alunos, já que será mais fácil identificar os aspectos que aumentam o nível de engajamento dos estudantes e, logo, investir neles. Ações direcionadas também podem ser traçadas a partir de informações obtidas pelo software, que pode capturar informações de potenciais alunos e nutri-los de informações sobre a instituição de ensino.
Como reduzir a inadimplência com a ajuda do software
O mesmo raciocínio da evasão pode ser aplicado no caso da inadimplência, que pode ter sua latência detectada a partir de dados fornecidos pelo aluno na relação com a organização. As características dos maus pagadores costumam se assemelhar e, a partir da análise do perfil dos alunos inadimplentes, é possível reconhecer o potencial devedor dos novos estudantes.
Além disso, o software permite que a organização identifique facilmente caso o mesmo aluno já tenha ingressado na instituição de ensino em anos anteriores e avalie como foi o comportamento dele, em relação a pagamentos e outros aspectos, e o motivo que o levou a sair e, ao mesmo tempo, retornar para a unidade.
Quando um aluno inadimplente é detectado, o Lyceum tem mecanismos para notificar, automaticamente, os responsáveis financeiros devedores e oferecer a eles facilidades para a quitação dessas dívidas. A ferramenta oferece, ainda, a possibilidade de a instituição terceirizar a cobrança de débitos mais antigos, permitindo que a empresa contratada negocie as dívidas virtualmente, por meio do software, notificando a unidade de ensino assim que o débito for pago ou quando a situação se agravar — podem ser necessárias medidas mais extremas, nesses casos.
O funcionamento do Lyceum pode parecer complexo, mas, no dia a dia, ele se integra com naturalidade à rotina das unidades de ensino. Para entender ainda mais como a ferramenta funciona, você pode conversar com um especialista e solicitar uma apresentação do sistema. Conheça e veja como o Lyceum pode otimizar o trabalho da sua instituição.