fnesp

Lyceum no 20º FNESP: veja o que aconteceu nesse evento!

Do dia 27 ao dia 28 de setembro a cidade de São Paulo recebeu o maior fórum de ensino superior da América Latina. É o FNESP, que chegou à sua vigésima edição discutindo o modelo acadêmico atual e os caminhos para o futuro.  E o Lyceum teve uma participação de destaque no evento!

Para quem atua na área, esse evento é uma chance imperdível para acompanhar as tendências do ensino superior. Por isso, neste artigo, você vai entender mais sobre o fórum e o que ele representa para as Instituições de Ensino Superior (IES), além da participação do Lyceum e outros motivos para acompanhar tudo isso. Boa leitura!

O FNESP

O Fórum Nacional do Ensino Superior no Brasil (FNESP) é realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino superior no Estado de São Paulo (Semesp). Esse é o maior evento do ensino superior privado do Brasil e, em 2018, recebeu cerca de mil participantes.

Em 20 anos de história, já foram debatidos quase 250 temas. Todos eles tratam o papel das Instituições de Ensino Superior e os caminhos para aprimorar a educação superior brasileira, além de relacionarem a área acadêmica às demandas do mercado de trabalho. Além disso, já passaram pelo FNESP mais de 527 palestrantes e quase 8 mil participantes.

Desafios da 4ª Revolução Industrial

Na vigésima edição, o FNESP abordou os avanços tecnológicos que estão causando impacto direto sobre o ensino superior brasileiro. O objetivo foi promover uma reflexão sobre o atual cenário e apontar caminhos para que líderes e gestores de instituições de ensino possam elaborar ideias que vão unir as IES às mudanças que estão por vir.

Inteligência Artificial, robótica, gamificação e o uso de plataformas que integram serviços e áreas de conhecimento foram temas correlatos e muito importantes. Por isso, realizaram palestras e apresentações, com especialistas brasileiros e internacionais, para discorrer sobre eles. Depois, houve momentos para trocar melhores práticas, estimular a inovação e compartilhar experiência entre as instituições de ensino.

Agenda do evento

Dia 27/9 (quinta-feira)

  • 9h30 — “COMO SERÁ O TRABALHO DO FUTURO?” — As novas profissões em um mundo conectado, compartilhado e interativo (José Pastore — Pesquisador e Sociólogo | FEA e FIA/USP);
  • 10h15 — Cofee-break;
  • 11h00 — “A EDUCAÇÃO EM UMA NOVA ERA” — Esqueça tudo que você já viu, a 4ª Revolução Industrial veio para romper barreiras e recriar conceitos (Thomas Philbeck — Diretor de Estudos de Ciência e Tecnologia | Fórum Econômico Mundial);
  • 12h45 — Almoço oferecido pelo evento;
  • 14h00 — “O DESENHO DA NOVA IES” — Os modelos de Instituições de Ensino Superior sustentáveis que vão agregar valor às novas gerações (Rodolfo Bertolini — CEO | Centro Universitário Celso Lisboa e Stefanie Lindquist Vice-reitora | Arizona State University);
  • 16h00 — Cofee-break;
  • 16h45 — “A CRISE DO DIPLOMA E AS PROFISSÕES DO FUTURO” — Como lidar com os novos paradigmas, manter a competitividade e garantir a sustentabilidade das IES? (Liz McMillen — Editora | Chronicle of Higher Education e Rodrigo Capelato — Diretor Executivo | Semesp);
  • 18h30 — Festa de aniversário de 20 Anos do Fnesp e da Revista Ensino Superior.

Dia 28/9 (sexta-feira)

  • 9h00 —  “A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ALIADA À INOVAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR” — Ferramentas capazes de potencializar e transformar a educação superior (Guilherme Pereira — Diretor de Inovação Corporativa | FIAP, Joanna Bryson—  Pesquisadora Transdisciplinar | Bath University e Maurício Garcia — Vice-presidente de Inovação e Ensino | Adtalem Brasil);
  • 10h30 — Cofee-break;
  • 11h15 — “COMUNICAÇÃO DIGITAL E A GERAÇÃO MILLENNIALS” — A efcácia da comunicação digital para a nova geração (Pedro Dória — Jornalista e Escritor | CBN/ O Globo/ Estadão e Sidnei Oliveira — Escritor e Expert em Confitos de Gerações);
  • 13h00 — Almoço oferecido pelo evento;
  • 14h30 — Concurso Hacklab Fnesp — Pitch dos grupos participantes do Hacklab Fnesp, com soluções criativas para o ensino superior;
  • 15h00 — “OUSADIA PARA INOVAR” — A força da inquietude para quebrar barreiras e fazer a diferença (Tábata Amaral — Cientista Política e Mônica Iozzi — Atriz e Apresentadora).

A importância desse evento para o ensino superior

Os avanços tecnológicos estão promovendo mudanças significativas em todas as áreas da sociedade, e a educação não poderia ficar de fora. A tecnologia digital trouxe novas profissões e maneiras de ensinar e aprender. Com isso, enquanto os modelos operacionais burocráticos e pouco criativos perdem força, os mundos físicos, biológicos e digitais se unem.

O diploma de ensino superior, da maneira que conhecemos hoje, já não tem tanta relevância nos processos de seleção e contratação de profissionais no mercado de trabalho. Grandes empresas, cada vez mais, vêm eliminando a necessidade de diploma. Isso porque a preferência agora tem foco na experiência e na capacidade de trabalhar com diversidade, desafios e resolução de problemas.

Dessa forma, a procura por cursos de curta duração, à distância e com um foco mais direcionado aumenta, além da utilização de ferramentas para tornar o ensino mais fácil, moderno e acessível. A partir disso, evidencia a necessidade de se adaptar às mudanças que já começaram e estão por vir.

A participação do Lyceum no FNESP

Na 20ª edição do FNESP, o Lyceum teve lugar de destaque. Isso porque é o principal patrocinador do evento, além de ter experiência e conhecimento para tratar do assunto.

Inovação

Seguindo o tema de 2018, que focou na quarta revolução industrial e os desafios para o ensino superior, o Lyceum apresentou a sua nova marca. No stand, apresentou a sua nova identidade visual que representa toda a flexibilidade, robustez e inovação que uma instituição de ensino precisa para prosperar.

Grandes sistemas foram integrados. Agora, o Lyceum está integrado ao sistema SAP Business One e passa a contar com integração financeira e contábil para integrar a gestão das instituições de ensino.

Também apresentou-se um chatbot, completamente integrado ao sistema de gestão educacional, capaz de tirar dúvidas simples, como qual o campus mais próximo do local onde o aluno mora, mas também preparado para funções mais complexas, como ajudar o aluno a escolher um curso dentro da instituição, fazer a inscrição, analisar a performance a partir das notas obtidas, verificar pendências financeiras e realizar o pagamento por boleto ou cartão de crédito.

Motivos para acompanhar o FNESP

O FNESP mostrou como novas tecnologias podem melhorar, ainda mais, a gestão e a operação de instituições de ensino superior. Ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, como o chatbot a ser apresentado pelo Lyceum, podem ajudar a reduzir custos, melhorar a qualidade do atendimento, captar mais alunos e retê-los com mais eficácia.

Gestores e profissionais da educação superior não podem deixar de comparecer às próximas edições do evento para adquirirem conhecimentos e trocarem experiências, já que inovar, atualmente, é fundamental para qualquer ramo.

HackLab

Do dia 26 ao dia 28 de setembro também realizam a maratona HackLab FNESP, na qual estudantes universitários desenvolveram soluções reais e inovadoras para o Ensino Superior Brasileiro. Eles foram divididos em 8 grupos e tiveram acesso a mentorias e treinamentos para capacitar e ajudar, tanto no desenvolvimento dos projetos, quanto dos próprios estudantes.

Durante todo o dia 27, os alunos atuaram dentro do FNESP, em um espaço reservado para prototipar as ideias. Ao final, os grupos apresentaram o pitch a mais de 700 gestores educacionais. Os 6 melhores projetos foram escolhidos por meio de votação, e o melhor grupo, que recebeu um prêmio de R$ 8.000,00 do diretor do Lyceum, Fábio Cespi, apresentou um projeto de inclusão para pessoas com deficiência visual.

A 20ª edição do FNESP apresentou a educação do futuro, que já é realidade em diversas instituições. Todo profissional ou gestor na área da educação superior brasileira deve estar atento às mudanças impulsionadas pela inovação tecnológica, por isso devem participar das próximas edições.

O Lyceum preparou ações especiais e inovadoras para o evento, reforçando a sua expertise e importância no assunto. Para saber mais sobre o que há de melhor em tecnologia e inovação para o segmento educacional, entre em contato conosco!

Post criado 90

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo