bett educar

Bett Educar: 7 motivos para participar do evento

Participar de congressos, feiras e outros tipos de eventos é uma das melhores maneiras de conhecer as novidades de uma área. No caso da gestão escolar, o Bett Educar é uma das maiores referências, já que é o grande destaque do segmento de Educação e Tecnologia na América Latina.

O evento é preparado por um Conselho que constrói uma programação diversificada, buscando sempre oferecer uma experiência única de transformação para o seu público.

Quer saber mais? Confira a seguir alguns dos motivos para participar da Bett Educar.

1. Atualizar seus conhecimentos

Esse tipo de evento tem como um dos principais focos proporcionar uma oportunidade para o profissional da área atualizar seus conhecimentos. Como acontece anualmente, as ideias sempre são renovadas de acordo com as tendências mundiais.

Então, o visitante consegue ficar por dentro das questões que estão em alta no mundo da educação como o bullying, a inclusão, a educação por valores, entre outras.

Logo, a participação funciona até mesmo como uma chance de reciclagem profissional, sobretudo para aqueles que não querem ficar ultrapassados ou despreparados para os desafios que vivem em seus ambientes de trabalho.

2. Conhecer novas soluções

Além das palestras e debates, o Bett Educar ainda conta com estandes de diversos expositores — normalmente, empresas que oferecem produtos e serviços para o ramo.

Diante disso, a visitação de cada um deles permite que o público conheça e interaja com essas ferramentas. As “sessões de soluções” são exatamente isso, a oportunidade de assistir apresentações gratuitas das soluções que as empresas estão expondo ao mercado.

Portanto, vale ficar atento para não deixar de conhecer pelo menos algumas dessas experiências práticas. Elas costumam acontecer nos intervalos do evento para que todos consigam participar.

Dentre os expositores da edição de 2018 estavam grandes organizações (como Dell, Microsoft, Positivo e Pearson, Grupo Unip – Objetivo, Opet etc.), além de várias  startups. A Techne também esteve presente para apresentar o  Lyceum, o seu sistema de gestão educacional ganhador do Prêmio Top Educação.

3. Assistir a excelentes palestras

Nada melhor do que conectar pessoas interessadas em um assunto com grandes referências sobre ele, não é mesmo? Afinal de contas, nem sempre temos a possibilidade de escutar esses ícones.

Por isso, esse é outro ótimo motivo para participar do Bett Educar. Seu caráter formativo garante que os profissionais da educação presentes consigam adquirir ainda mais conhecimento, o que ajuda muito a aprimorar a prática da profissão no dia a dia.

Para se ter uma ideia, a edição de 2018 trouxe nomes famosos como Augusto Cury, Leandro Karnal e Eduardo Shinyashiki. Ao todo foram mais de 14 palestrantes confirmados para abordar os temas mais atuais do setor educacional, sendo que as palestras acontecem ao final de cada dia do congresso.

4. Discutir temas importantes

A gestão escolar é uma área tão dinâmica que a cada ano o Bett Educar traz pontos diferentes para discussão. Em 2018, os dois assuntos centrais do evento foram a implementação de duas políticas educacionais: a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio.

As duas questões estão entre as principais preocupações da agenda educacional brasileira para os próximos anos, o que torna muito pertinente esse debate no momento.

De toda forma, outros temas também foram discutidos e conferindo a programação completa é possível conhecer todos eles. Para citar alguns exemplos, podemos destacar as palestras:

  • “As escolhas políticas que orientaram a BNCC”;
  • “Formação de professores: como formar um educador para o século XXI?”;
  • “BNCC, matrizes internacionais e planejamento de currículos para a educação bilíngue no Brasil”;
  • “Empreendedorismo e inovação”.

5. Participar do Fórum de Gestores

Engana-se quem pensa que há espaço apenas para as discussões pedagógicas. O intuito do Bett Educar é abranger e acolher diversos tipos de público, incluindo os responsáveis pela gestão das instituições de ensino.

Sendo assim, as questões estratégicas não ficam de fora do congresso. Gestores, coordenadores, reitores, diretores e todas as variáveis de liderança podem (e devem) participar do Fórum de Gestores — que é composto de conteúdos exclusivos voltados à educação básica (nos dois primeiros dias) e ao ensino superior (dois últimos dias).

Os debates prometem ser muito úteis para ajudar a melhorar a qualidade da educação nas escolas, estimular o desenvolvimento de profissionais de alto nível e fortalecer o cenário das instituições.

6. Aprender com as oficinas e workshops

É claro que as palestras e apresentações das empresas oferecem muito aprendizado, principalmente no sentido de renovar as ideias. Mas outra vantagem do congresso é mesclar outros tipos de atividades, como as oficinas e workshops.

Eles contribuem de forma ativa para a capacitação do profissional, aumentando o leque de soluções que ele é capaz de propor para o local em que trabalha.

Como exemplo dos workshops desta edição temos “Como promover conexões produtivas entre empreendedores e educadores”, enquanto uma das oficinas apresenta “Avaliação criativa na escola: como verificar a aprendizagem ao adotar novas metodologias de ensino”.

7. Fazer networking

Para finalizar, não desconsidere que participar de um evento como esse é uma ocasião perfeita para melhorar o seu networking. Ainda que você já tenha anos de experiência na área e já tenha feito muitos contatos, sempre é tempo de conhecer outras pessoas.

Além do mais, novas conexões podem gerar novas oportunidades de trabalho ou mesmo de projetos conjuntos que rendam bons frutos. Sem contar que a troca de ideias é capaz de levantar questionamentos que antes não existiam — isto é, promove uma reflexão que possibilita identificar alguns erros e chances de melhorias.

Então, você participou da Bett Educar em 2018? O que você tem a comentar sobre o evento?

Aproveite e assine a nossa newsletter para acompanhar outros conteúdos relacionados à Educação.

Deixe um comentário