Gerir uma Instituição de Ensino Superior (IES) não é, certamente, uma tarefa fácil. Ainda assim, certas recomendações podem ser aplicadas para gerenciar e melhorar os resultados obtidos nos indicadores de desempenho e afins.
Pensando nisso, elaboramos este artigo. Ao longo do texto, você encontrará algumas dicas práticas para aplicar em sua instituição, como alinhar as ações ao PDI, envolver os colaboradores e assim por diante. Continue a leitura até o fim para saber mais respeito do tema.
Alinhe as ações da instituição de ensino com seu PDI
O PDI nada mais é do que o Plano de Desenvolvimento Institucional. Ele é um documento no qual são definidas as missões e estratégias da IES. Trata-se de uma exigência nos processos de avaliação institucional, de cursos e órgãos de fomento.
Portanto, é fundamental que esteja bem redigido e contenha informações institucionais relevantes, já que ele é uma exigência para a IES, auxiliando na definição de objetivos para médio e longo prazo. Além disso, ele serve como um parâmetro para as avaliações internas e externas.
Vale ressaltar que ele deve ser criativo e conter propostas inovadoras, mas sempre ser fundamentado e levar a realidade em consideração, bem como suas propostas de mudança. As diretrizes de elaboração indicam os seguintes eixos temáticos como essenciais:
- implementação da instituição e organização acadêmica;
- corpo docente;
- corpo discente;
- instalações acadêmicas, sustentabilidade ambiental e infraestrutura física;
- autoavaliação institucional;
- corpo técnico administrativo;
- projeto pedagógico institucional;
- perfil institucional;
- atendimento às pessoas com deficiência;
- sistemas de informação;
- sustentabilidade financeira e demonstrativo de capacidade;
- organização administrativa.
Nesse sentido, alinhar as ações ao PDI é uma forma de seguir um planejamento documentado, que abrange as diversas esferas responsáveis por compor uma IES.
Envolva os docentes e os gestores na elaboração de planos de ação
Desenvolver um plano de ação a fim de diminuir a evasão universitária, entre outros objetivos, por exemplo, tende a ser bem mais efetivo quando docentes, gestores e outros colaboradores se envolvem com a sua elaboração. Afinal, são eles os agentes que se relacionam diretamente com a comunidade acadêmica e com o cotidiano da instituição.
Reflita: de pouco adianta contar com as melhores consultorias de educação sem a participação de quem vive o dia a dia da IES. Sendo assim, é fundamental tomar as devidas providências para estimular o envolvimento desses profissionais. Assim, é mais provável que o planejamento esteja de acordo com a realidade institucional mencionada no tópico anterior.
Outro benefício evidente causado por essa construção coletiva é a contribuição advinda de diferentes perspectiva e vivências profissionais — áreas distintas podem unir suas visões em prol de planos valiosos.
Docentes contribuem, geralmente, com um olhar mais teórico sobre o tema, trazendo apontamentos sobre a sala de aula e o fazer pedagógico propriamente dito. Os gestores, por sua vez, auxiliam mais em aspectos administrativos e regulatórios.
Fortaleça e dê foco para as ações das pessoas dentro da IES
Poder contar com os melhores talentos é um privilégio não só na educação, mas também em outros setores. Sendo assim, é mais do que necessário dar foco às atitudes e propostas elaboradas pelos colaboradores que estão dentro da IES.
Todos estão sujeitos a erros e acertos mas, apesar disso, aqueles que já trabalham na instituição, estão mais próximos de sua realidade. Portanto, é mais provável que conheçam os pontos fortes e aqueles que carecem de melhorias.
Evidentemente, isso não significa que a opinião externa não seja bem-vinda. Pelo contrário, é ótimo saber o que pensam outros profissionais. Ainda assim, ao elaborar uma estratégia de captação de alunos, por exemplo, vale a pena escutar o que os colaboradores têm a dizer.
Crie uma filosofia de melhoria constante entre toda a comunidade acadêmica
Uma vez que docentes, gestores e outros profissionais de dentro da IES estão comprometidos com o PDI, com o planejamento acadêmico e com outras ações, é imprescindível estabelecer uma filosofia institucional voltada à melhoria constante.
No entanto, há a necessidade de que essas determinações atinjam todas as pessoas. Por isso, é preciso que todos se comprometam com as metas estipuladas e com os objetivos comuns a todos os setores.
Esse tipo de medida é útil para promover a integração entre os membros da comunidade acadêmica, e os alunos também se incluem nesse coletivo. Um sistema de controle acadêmico, por exemplo, pode ser utilizado para oferecer facilidades cotidianas aos estudantes, estimulando-os a participar dessa filosofia.
Enfim, o aperfeiçoamento contínuo é um objetivo mais fácil de ser alcançado quando há um esforço feito por diferentes atores. Dessa forma, se todos estão envolvidos, é possível almejá-lo com maior embasamento.
Auxilie na priorização de ações para corrigir o que for necessário
Além de uma filosofia e das ações corretas, gerenciar e melhorar resultados depende de correções. Afinal, ao sair do papel, nem todos os planos trazem o retorno esperado inicialmente.
Por conta disso, é essencial priorizar ações para corrigir o que for necessário. Sistemas como o Lyceum, são pensados exatamente para melhorar o desempenho de diversos indicadores educacionais ligados à IES. Com ele, é possível olhar para o futuro, assegurar resultados sustentáveis e identificar quais setores realmente precisam de melhorias.
A ideia é que, aos poucos, todos os pontos insatisfatórios sejam devidamente contornados. A partir das indicações feitas pela tecnologia, é possível pensar em estratégias para captar mais alunos e reduzir a inadimplência, por exemplo. Em longo prazo, essas modificações tendem a impactar a instituição como um todo, originando uma qualidade acadêmica de excelência e reconhecida pelas entidades educacionais mais relevantes do país.
Sendo assim, procure alternativas para saber exatamente o que precisa ser melhorado em sua instituição. Muitas vezes, são esses pontos que guardam uma oportunidade de crescimento institucional, fazendo com que a IES cresça na visão dos alunos, dos docentes e do público em geral.
Gerenciar e melhorar os resultados de sua IES pode não ser um processo simples. De qualquer modo, ele também não é inalcançável e, com um bom planejamento e as ferramentas ideais, é possível atingir essa meta.
Agora que você já sabe o que fazer, entre em contato conosco — nós podemos ajudar sua instituição a ter resultados melhores!