Entenda o que é a aprendizagem invertida
Você sabe o que é aprendizagem invertida? Saiba que ela pode ajudar muito no aprendizado dos alunos. Ao longo do artigo, explicaremos o que é e como ela funciona.
A aprendizagem invertida (Flipped Learning) — é uma metodologia ativa de aprendizagem na qual o aluno é provocado a não ficar tão “apegado” ao ensino em sala de aula. A exposição de conteúdos que tradicionalmente ocorre em sala de aula, torna-se lição de casa. Enquanto isso, a sala de aula para a ser o ambiente de projetos e exercícios.
Agora que o assunto foi introduzido, continue a leitura e entenda como esse método funciona!
Como funciona a aprendizagem invertida?
No processo de aprendizagem invertida, o método de estudo muda. O estudante aprende novas formas de trabalhar o processo de aprendizagem online. Com uma estrutura adequada, ele tem um aprendizado de forma mais clara, motivacional e engajada.
Para que esse método funcione de forma eficiente, é preciso que o aluno consiga absorver todo o conteúdo por meio do ambiente virtual. Dessa forma, ele chega na sala de aula preparado, ciente e com os conhecimentos necessários sobre o assunto a ser desenvolvido.
Também conhecido como sala de aula invertida ou flipped classroom, após os alunos consumirem o conteúdo de forma online, nas suas residências ou qualquer lugar com acesso à internet, eles passam a fazer uso da sala de aula. Logo, eles conseguem colocar em prática todo o conhecimento adquirido, seja por meio de prova, exercícios, atividade em grupo etc.
Quais os benefícios da metodologia de aprendizagem invertida?
Para entender os benefícios que esse tipo de metodologia pode trazer para seus alunos, é importante saber as principais características do processo, como a interatividade, que faz com que eles aprendam os assuntos de forma dinâmica. Ao fazer uma ligação entre o meio virtual e o real, é mais provável que eles tenham grandes resultados nas Instituições de Ensino.
Nessa etapa, o blended learning (aprendizagem híbrida) é fundamental, uma vez que propõe o uso de tecnologia em busca de uma abordagem mais personalizada e com caráter colaborativo, visto que o aluno se dispõe a aprender dentro e fora da sala de aula. A seguir, explicamos os quatro pilares da sala de aula invertida.
Leia mais: O que é e como aplicar o ensino híbrido?
Ambiente Flexível
Na aprendizagem invertida, é feito um arranjo adequado à sala de aula, que visa proporcionar aos alunos uma maneira mais apropriada para determinada atividade, seja individual, seja em grupo.
Cultura de Aprendizado
Diferente do modo tradicional, a aprendizagem invertida coloca o aluno como o personagem principal. A sala de aula é transformada em uma oportunidade para abordar de forma mais aprofundada os objetos de estudo, de modo a enriquecer o aprendizado.
Conteúdo Intencional
Os educadores que usam esse método costumam pensar e definir como utilizar a sala de aula invertida como exemplo para desenvolver um entendimento processual e conceitual da melhor forma. Eles buscam determinar o que é explorado no espaço físico e quais materiais devem ser cultivados pelos estudantes na hora que estiverem no seu local de estudo particular.
Aqui, cada conteúdo tem um nível de aprendizado intencional que são específicos para determinado tipo de assunto. Dessa forma, ao ser adotado um modelo centrado nos alunos e em estratégias de ensino ativas, o tempo de aprendizado em sala de aula é aproveitado ao máximo.
Educador Profissional
Na aprendizagem invertida, o papel do educador profissional é de extrema importância. Ele observa o aluno e fornece um feedback relevante em momentos apropriados para cada tipo de situação. Além de se atualizar constantemente, o educador profissional deve estar aberto a críticas construtivas e elogios. Tudo para que o método de ensino-aprendizagem se torne cada vez mais eficaz.
Mesmo com o protagonismo do aluno, o educador continua sendo uma parte imprescindível para que a sala de aula invertida funcione da melhor maneira possível.
Quais são as etapas do processo da aprendizagem invertida?
Para colocar em prática a aprendizagem invertida na IES, é importante dividir o processo em três partes, listadas a seguir.
Antes
Ao iniciar um novo assunto com os alunos, não é indicado dar uma ampla explicação sobre ele, deve-se dizer apenas qual será o conteúdo abordado com um direcionamento claro.
Durante
É importante incentivar os alunos a pesquisarem sobre o tema fora da sala de aula, seja por meio de sites recomentados pelo educador, mapas mentais ou por iniciativa do próprio estudante, o que pode aguçar seu perfil de pesquisador.
Depois
Ao chegar na sala de aula, o professor pode aplicar exercícios, por exemplo. Outra opção é fazer uso da gamificação e realizar atividades lúdicas, como videoaulas, slides ou e-books que façam com que os alunos exponham sua compreensão acerca de determinado tema. Isso faz com que o educador profissional possa focar em atividades colaborativas e participativas.
Vale ressaltar que isso não precisa ser uma regra. Caso seja o desejo do educador, é possível intercalar as aulas teóricas com as da sala de aula invertida, visto que é ele quem melhor conhece a turma e sabe qual o ritmo de aprendizado de cada um dos alunos.
Como aprendizagem invertida desenvolve competências empreendedoras?
A partir da aprendizagem invertida, é possível aguçar as competências empreendedoras dos alunos. Uma das características principais de um empreendedor é ter perseverança, ser resiliente, comprometido, persistente e ter autonomia para realizar as suas atividades. É possível aprimorar ou adquirir todos esses pontos com a utilização dessa metodologia.
Ao experimentar esse novo método de ensino-aprendizagem, tanto você quanto seus alunos saem ganhando, visto que a Instituição de Ensino Superior melhorará seu conceito no mercado. Como consequência, a captação de novos estudantes também aumenta.
Agora que você sabe o que é e como funciona a aprendizagem invertida, bem como os seus benefícios, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de mais assuntos interessantes. Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn. Garantimos que vai encontrar outras dicas para engajar seus alunos. Nos acompanhe!