Ensino superior privado manifesta preocupação com situação econômica do país

O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular divulgou na última quarta (19) um manifesto em defesa da educação brasileira. O Fórum diz que acompanha com apreensão o desenrolar da crise política e econômica do país e que apoia o diálogo e a união da sociedade civil organizada.

“O Fórum tem esperança e acredita na prevalência do bom senso, da responsabilidade e da crítica construtiva visando a encontrar os melhores caminhos para sair da crise econômica que solapa os empregos, diminui o poder de compra da população e amplia o ambiente de pessimismo”, diz o manifesto.

O fórum abrange seis entidades que, juntas, representam a maioria das instituições privadas de ensino superior. Em relação ao total de matrículas, o setor privado detém 5,5 milhões, equivalentes a 75% do total.

As entidades manifestam preocupação com a perda de poder aquisitivo da população que, segundo elas, afeta os estudantes do ensino superior. O Fórum destaca que apenas o Programa Universidade para Todos (ProUni) foi preservado “como programa social relevante”. O ProUni oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas.

“A crise afeta todos os setores da economia e, com a educação, não é diferente”, diz o diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Solón Caldas. A ABMES é uma das entidades que assina o manifesto. “O fórum quer manifestar preocupação e ser solidário ao governo na procura de soluções que permitam que essa situação seja equacionada o mais rápido possível”, explica.

Fonte: Agência Brasil

Post criado 168

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo