Painel de Gestão

Analisar a “performance” dos cursos, a eficiência dos processos de captação e a situação dos alunos é atualmente um grande desafio para todas as instituições.

Para apoiar a instituição clientes do Lyceum nessa análise e posterior tomadas de decisão, lançamos durante o  6º ENADU o Painel de Gestão.

Para isso, foram elaborados diversos painéis. Cada painel exibe números e gráficos dentro de um contexto a ser avaliado, conforme o menu abaixo mostra. O nome da página no menu indica o contexto.

tela_blog01

Cada painel possui um conjunto de objetos a serem avaliados de acordo com o padrão de acesso do usuário que acessou o painel. Na figura abaixo há um exemplo do Painel de Unidades de Ensino. São exibidas as unidades de ensino que o usuário tem acesso.

tela_blog02

Na tabela acima são exibidos valores para cada unidade de ensino. A arquitetura da tabela é de fácil adequação, para acrescentar colunas, tirar colunas ou mudar os valores de cada coluna. Por exemplo, para a instituição que quiser considerar os inadimplentes como os alunos que devem a mais de 60 dias, ao invés de considerar alunos que devem a mais de 30 dias, é fácil implementar essa alteração.

Abaixo da tabela podem ser emitidos gráficos e relatórios por temas.

Os gráficos são emitidos sem a necessidade da escolha de filtros através dos links. Os filtros dos gráficos e relatórios são o ano e mês escolhidos no topo da página e a unidade selecionada na tabela. Para alterar os filtros é necessário pressionar o botão que está ao lado direito do link.

Por exemplo, para os dados selecionados acima ( ano = 2013, período =1 e Unidade = Universidade Techne), ao clicar em “Gráfico de alunos com Perfil de Evasão:” tem-se o seguinte gráfico:

tela_blog03

Ao clicar no “link” de uma unidade será exibido o painel de cursos, com a lista de cursos pela qual a unidade é responsável.

Por exemplo, ao clicar na unidade “Universidade Techne” acima, será exibido o seguinte painel:

tela_blog04

Para o cliente que desejar o painel pode ser integrado a ferramentas de BI.

Post criado 171